segunda-feira, 6 de março de 2023

CADERNO DE RESUMOS XX JORNADA JT REALIZADA NO   IFF SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

DATA: 29/11/2022

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

 

 

 

 

 

 

                                                                                                          

CADERNO DE RESUMOS XX JORNADA CIENTÍFICA JOVENS TALENTOS

ETAPA 2– IFF S. Antônio de Pádua

29/11/2022

 

Instituições participantes:









 

 

       

 

 

IFF CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

 

"HORTA SUSTENTÁVEL" EM PARCERIA COM A ESCOLA DE PIRAPITINGA.

 

 Ana Clara Gonçalves Tiradestes1, João Paulo Silva Borges Scarpini1, Antonio Alonso Cecon Novo1

1Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

 

  Resumo

 

O projeto Horta Sustentável, foi pensado em aproveitar o próprio terreno da escola parceira, para que os educandos aprendam a cultivar o solo com as hortaliças, para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher possam a valorizar o campo. Quando o educando aprende a cultivar hortaliças e a valorizá-las na sua alimentação, seu aprendizado quebra as barreiras escolares chegando até o seu ambiente familiar e na comunidade. O educando ao observar que o objeto de seu trabalho está sendo consumido e não ficando apenas a mercê, sua autoestima se torna elevada. Trabalhar a terra na escola possibilita ao educando perceber que estar e permanecer no campo são necessários, que o mesmo é responsável pela manutenção da cidade no que diz respeito à alimentação. O objetivo desse trabalho foi pensado no desenvolvimento de uma horta, que possibilita, além do fornecimento de alimentos saudáveis para a comunidade escolar, também um melhor e mais proveitoso aprendizado para os envolvidos, onde a necessidade do toque na terra, contato com as plantas, diferenciação de formas, texturas, cheiro e da cor, estimula a inteligência, os sentidos e a interação com o meio ambiente, desenvolvendo também a consciência ambiental. Fatores educacionais se cruzam com fatores práticos, dá-se então o desejo pela qualidade alimentar, contribuindo para o bom uso do homem para com a natureza, onde o conhecimento não se tornará jamais excessivo para a parte mais dependente, o homem, sendo o mesmo o mais interessado em manter um ambiente saudável de uso e manejo sustentado. As hortaliças plantadas na escola seram fornecidas na merenda escolar para diversificar e melhorar a qualidade nutricional e também os estudantes poderam levar para suas casas, contribuindo na qualidade e na diversificação de sua alimentação e de seus familiares.

 

Palavras-chave: Hortaliças; Manejo Sustentável; Alimentação.

 

 

Desenvolvimento e envolvimento de tecnologias sociais como forma de potencializar ações de extensão: Uma reflexão-ação sobre o projeto de extensão “Rede Sabores & Saúde”.

 

 Victória Valim Muniz de Assis1, Elisa de Souza Fontes1, Eduardo Moreira2

1IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana (estudantes bolsistas)

2IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana.(Orientador)

 

A pesquisa realização reflexão-ação sobre o projeto de Extensão “Rede Sabores & Saúde”, seus mecanismos de intervenção social, suas metodologias e tecnologias desenvolvidas e disseminadas, os impactos oriundos destas ações, a percepção dos sujeitos sociais sobre sua participação no referido projeto e os limites e lacunas concernentes a uma atuação mais eficiente e eficaz. Sabe-se que os conceitos de eficiência e eficácia são muito utilizados na área administrativa e, muitas vezes, estes termos ocultam as relações humano-sociais que se encontram por detrás das metas e objetivos propostos para o crescimento empresarial. Por outro lado programas voltados para potencialização de realidades socioculturais e econômicas muitas vezes pecam na geração de indicadores que demonstrem tanto os aspectos positivos quanto negativos referentes as suas ações. Neste sentido pensar numa análise de projetos sociais que levem os analistas a um convívio direto com os sujeitos da ação e, ao mesmo tempo, busquem uma visão mais “exteriorizada” para construção de critérios que meçam elementos semelhantes aos princípios da eficiência e da eficácia, direcionando-os a uma maior humanização das ações empreendidas proporcionará uma maior capacidade de autorreflexão destas intervenções capacitando-as a mudanças de rumos e/ou inclusão de novas perspectivas como meios de avançar no processo de emancipação social. Para tal a metodologia da entrevista semiestruturada, de questionários e da observação direta serão os suportes metodológicos que buscarão a construção e análise de indicadores capazes de mensurar os impactos do projeto objeto do estudo. 

Palavras-chave: Agroecologia; alimentos saudáveis; comércio justo

PROTOTIPAGEM COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

 

Carlos Henrique Reis dos Santos Silva1, Evelly Proveti de Aguiar, Hilton Lopes Galvão 

Instituto Federal Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana

 

  Prototipagem é a execução de um modelo preliminar que tem por base testar hipóteses necessárias para identificar se a ideia pretendida funcionará e se alguém aceita pagar por ela. O objetivo desta proposta é que os alunos vivenciem um processo de invenção através do uso de tecnologias e ferramentas de prototipagem disponíveis para criar suas produções. Deste modo pretende-se através do uso do Laboratório IFFMaker do Campus Bom Jesus oportunizar os estudantes que exercitem, de maneira colaborativa e em todas as etapas do processo de prototipagem, o pensamento lateral e a criatividade. Foram apresentadas técnicas de processo de ideação, Design Thinking, brainstorming e o benchmarking. Pretende-se discutir ainda no decorrer do Projeto, técnicas de gerenciamento ágil de projetos (Scrum), além do Lean Canvas para definição de modelos de negócios. Foram realizados encontros para discussão das técnicas, recomendações de leituras e estudos de artigos relacionados, além de discussões a respeito dos tópicos. Nesta etapa, os estudantes estarão acompanhando projeto de pesquisa de desenvolvimento de uma bebida láctea fermentada com aplicação tecnológica de farinha de fruta pão, desta maneira os estudantes poderão idealizar e gerar protótipos de produtos, aplicando as habilidades e competências empreendedoras e de espirito inovador, além da possibilidade de auxiliarem na replicação de tais conhecimentos em aulas práticas e em eventos a serem realizadas pela Instituição, por exemplo a tradicional Mostra do Conhecimento a ser realizada no IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Inovação; gestão ágil; alimentos

 

 

Estação Meteorológica com ESP32

 

 Lukas Barbosa Porto1, Maria Clara Ribeiro Zanardi Pimentel1, Eduardo Magalhães de Oliveira1, José Carlos de Oliveira Júnior1 /

1Instituto Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana

 

  As variáveis meteorológicas têm grande importância para a humanidade. São elas que irão determinar as espécies vegetais aptas para determinada região. O manejo adequado da irrigação depende delas, minimizando o uso dos recursos hídricos, aumentando a produtividade e qualidade dos produtos e reduzindo o impacto ambiental. Portanto, é de suma importância a obtenção e divulgação dessas variáveis para o agricultor. O projeto tem como objetivo a montagem de uma pequena estação meteorológica de baixo custo, dotada de sensores de pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa, precipitação, velocidade e direção do vento com leitor de cartão SD. A estação será montada próxima a outra que dispõe de todos os sensores de uma estação padrão Inmet para calibração e aferição. Sendo fixada em um tubo de ferro galvanizado de 25,4 mm com 2,00 m acima do nível do solo. O sensor de velocidade do vento (anemômetro) e o de direção (biruta) serão instalados a 2,00 m acima do nível do solo e o sensor de precipitação (pluviômetro) e o abrigo meteorológico ficarão a 1,00 m do solo. O sensor de direção do vento possui internamente um conjunto de 8 sensores (reed com resistores). O anemômetro é do tipo caneca possuindo sensor reed switch. O pluviômetro conta com uma báscula para aferição da precipitação da chuva. No abrigo meteorológico foi instalado o sensor BMP280 (temperatura e pressão atmosférica) e DHT22 (umidade relativa). Foi utilizado um microcontrolador “ESP32”, painel solar de 10W com bateria. As variáveis serão lidas a cada dois segundos e calculada a média a cada minuto e gravado os resultados transmitidos via wifi. Com a disponibilização dos dados meteorológicos para o agricultor, espera-se um melhor manejo da irrigação.

 

Palavras-chave: Agrometeorologia; Arduino; ESP32; Estação meteorológica; Automação agropecuária

 

Alunos com necessidades educacionais específicas: ação dos monitores

 

 Ana Luísa Cacemiro Pastor1, Mayara Pereira Mende1, Ieni Silva Costa Moraes1, Kátia Yuri Fausta Kawase1

1IFFluminense – Bom Jesus do Itabapoana

 

  A figura do monitor no NAPNEE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) surge na perspectiva da Educação Inclusiva que por meio do Decreto n° 7.611/2011 garante a obrigatoriedade da matrícula do aluno NEE na escola de ensino regular. Assim, o monitor é utilizado como estratégia para proporcionar condições ao desenvolvimento do educando e do seu aprendizado. Este projeto tem como objetivo pesquisar e investigar a relevância da aprendizagem mediada na inclusão, permanência e êxito de alunos com deficiência no Ensino Médio Técnico Federal, através da utilização de monitores para alunos com necessidades educacionais específicas (NEE) no IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Dessa forma foi realizada uma pesquisa através dos dados de rendimentos acadêmicos dos alunos com NEE acompanhados  de monitores. Serão aplicados questionários “online” com os profissionais e alunos envolvidos nos processos de inclusão de forma a avaliar a ação dos monitores na permanência e êxito dos alunos monitorados do Instituto Federal Fluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana (IFFBJI). Foi verificado que os alunos NEE no ano letivo de 2021 apresentaram melhor rendimento com o acompanhamento no período de APNP (Atividades Pedagógicas Não Presenciais). Além disso, no ano letivo de 2022, houve evolução no rendimento acadêmico e na adaptação dos alunos avaliados ao ambiente escolar. Em relação ao rendimento acadêmico no geral, comparando os bimestres dos anos letivos de 2021 e 2022, foi observada uma redução, isso pode ser devido a questões da adaptação ao retorno das aulas presenciais e dos impactos da pandemia, que envolvem principalmente as relações sociais, as barreiras ao processo de aprendizagem e prejuízos psicológicos. Assim, o presente trabalho apresenta a importância do suporte dos monitores na permanência e êxito dos alunos com NEE.

Palavras-chave: educação inclusiva, monitoria, ensino.

 

Mídias sociais como ferramenta pedagógica: um olhar para a conscientização agroecológica

 

 Ana Carolina Silva de Souza1, Helena Almeida Borges1, Giovanna Teixeira de Souza1,Natalia Pereira Zatorre2.

1Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana– Bom Jesus do Itabapoana.

2Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana – Bom Jesus do Itabapoana.

 

  Para que possamos garantir a sustentabilidade, devemos transmitir e educar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a utilização de práticas conservacionistas na produção agrícola, pecuária e nos sistemas florestais. Há tempos que as práticas tradicionais de ensino-aprendizagem se tornaram aos seus receptores pouco didáticas e de certa forma obsoletas. Limita-se o período letivo a aulas expositivas, dispondo-se de recursos padrão como o quadro, caneta e livros didáticos. Dessa forma, a utilização de redes sociais como estratégia educacional é uma ferramente para a conscientização ambiental e mitigação de danos causados pelo homem no campo. O objetivo desse projeto é informar, conscientizar e possibilita a inserção e qualificação de parte dos alunos, produtores locais e demais a respeito sobre agroecologia e sistemas de produção sustentável. Esse estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório sobre a repercussão e potencialidade no uso da rede social como ferramenta para educação ambiental. Assim, optou-se pela criação de uma página na mídia social Instagram® com o nome de @explorando.agroecologia, onde ocorrem as postagens de texto e imagens, explicando conceitos da agroecologia, produção orgânica, sustentabilidade, agrotóxicos, entre outros. Atualmente, na nossa página @explorando.agroecologia, temos 121 seguidores e 129 seguindo. Foram várias publicações ao longo desses meses, sendo esses publicados, principalmente, no story e Feed. Nas últimas postagens de imagens, foram utilizadas as ferramentas de hastag (#), com o escrito #explorando.agroecologia e/ou #agroecologia5g. A partir das publicações, numa vertente qualitativa, analisamos e refletimos sobre os comentários feitos, a reação das pessoas diante as fotos publicadas e a contribuição desta rede social como promotoras de conscientização a respeito desta relação homem-natureza. As dificuldades de uma educação acessível a todos ainda é um desafio, mesmo com a utilização de novos recursos.

Palavras-chave: Instagram®; Ensino-aprendizagem; Práticas conservacionistas.

Percepção e educação ambiental sobre a conscientização agroecológica

 

Helena Almeida Borges1, Ana Carolina Silva de Souza1, Giovanna Teixeira de Souza1,Natalia Pereira Zatorre2.

1Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana– Bom Jesus do Itabapoana.

2Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana – Bom Jesus do Itabapoana.

 

 A Educação Ambiental na área da agropecuária representa um instrumento essencial em busca de meios que promovam a superação dos impactos negativos que tanto prejudicam o meio ambiente e a produção agrícola e afligem a sociedade como um todo. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alguns alunos do curso de Agropecuária no Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana sobre agroecologia, usando elementos didáticos e disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. O projeto ainda está em andamento e esses dados são parciais. A percepção prévia dos alunos sobre a agroecologia foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com vídeos e da mídia social que a equipe criou no Instagram® com o nome de @explorando.agroecologia, sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Além disso, como a maioria dos alunos são menores de idade, foi necessário solicitar aos responsáveis o Termo de Consentimento Ativo (TCA) autorizando a participação dos filhos. Foram aplicados questionários, aos alunos, com perguntas objetivas e discursivas, respondidos por 100 alunos. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre a agroecologia, agricultura orgânica, sustentabilidade e equilíbrio ecológico. Mesmo após o envio de informações sobre a temática, os alunos mantiveram um conhecimento superficial. É preciso que seja incentivado na escola o desencadeamento de reflexões que levem o aluno a compreender as questões da agroecologia para além de suas dimensões ambientais. Por enquanto, essa a ação educativa não demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre uma produção agrícola sustentável, de forma inicial. Podemos dizer, o desafio consiste em mudar a relação sociedade e recursos naturais, o que exige simultaneamente o desenvolvimento sustentável e a incorporação da agroecologia nos modelos agrícolas atuais.

Palavras-chave: Percepção ambiental, Educação ambiental, Sustentabilidade.

 

“POPULARIZANDO A CIÊNCIA: DESVENDANDO A MICROBIOLOGIA”

Maria Eduarda Cabral Trindade1, Karla Magalhães Ferreira do Amaral¹, Lucas Souza Muscarelli¹, Paula Aparecida Martins Borges Bastos¹ –

IFF Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus/RJ

Hodiernamente, as pessoas vêm utilizando a internet como fonte de informação. Porém, nem sempre o conteúdo dessas informações é confiável. Pensando nisso, pesquisadores e educadores em geral têm migrado para as mídias sociais, visando transmitir conhecimentos científicos de forma pedagógica e acessível às pessoas não especializadas. O projeto teve como objetivo principal a popularização da ciência com foco na microbiologia. Para isso, pensou-se em explorar as redes sociais (Blog, Facebook, Instagram, YouTube e Tik Tok), com postagens semanais. Para disponibilizar um conteúdo seguro, foram necessárias reuniões semanais com a orientadora, a qual forneceu instruções para que se sucedessem as pesquisas e as publicações. Foram publicados diversos temas, variando entre conceitos básicos da microbiologia, técnicos ou envolvendo um campo abstrato, como, por exemplo, vídeos sobre livros ou filmes em que se podia identificar a influência da microbiologia, totalizando mais de 70 postagens. O conteúdo foi disponibilizado em forma de textos, vídeos, “lives”, quizzes e em participações em Podcasts. Ao longo do projeto, chegou-se à marca de 1.690 seguidores na mídia Instagram. Percebeu-se satisfatória interação com os seguidores, sendo algumas postagens sugestões do próprio público.

Palavras-chave: microbiologia, ciência, redes sociais.

“PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DO VALE DO ITABAPOANA: DANDO VOZ À MEMÓRIA”

Elisa dos Santos Werneck1, Leonella Campos Gualande Almeida2, Paula Aparecida Martins Borges Bastos1

1IFF Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus/RJ, 2Escola Euclides Feliciano Tardin

O noroeste fluminense possui um rico patrimônio cultural, sendo importante realizar ações no sentido de preservar as memórias locais para as gerações futuras. Realizar escuta das vozes, memórias, experiências e conhecimentos de pessoas da comunidade permite criar uma rica fonte de material para composição de histórias e memórias locais e regionais. O objetivo do projeto é criar um repertório digital voltado para a memória do patrimônio material e imaterial do Vale do Itabapoana. A metodologia consiste em realizar entrevistas através dos meios digitais e de forma presencial com pessoas da região, disponibilizando as memórias e histórias registradas em vídeos e fotos na rede social, além disso, são realizadas pesquisas sobre os patrimônios, produzindo novas fotos, vídeos e materiais. Todas estas realizações são programadas em reuniões virtuais semanais. Até o momento foram entrevistadas 15 pessoas, de forma virtual ou presencial. Em novembro/2021 foi criada a conta “perolas.do.patrimonio” no Instagram. Todo o conteúdo produzido vem sendo disponibilizado semanalmente nesta conta, sendo em formato de vídeo ou com fotos sobre lugares, com uma breve descrição. Em setembro/2022 já são 126 seguidores, com 43 publicações, sendo o vídeo que fala sobre o grupo musical “Amantes da Arte”, da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, o mais acessado com 709 visualizações. Também criamos um blog, porém optamos por priorizar o Instagram, por possibilitar melhor aproveitamento das entrevistas. Ainda estamos produzindo bastante conteúdo sobre o projeto e logo teremos mais resultados. Até agora já foram construídos diversos arquivos de vídeo contendo informações relevantes sobre distintos patrimônios regionais, os quais poderão servir de referência para ações concretas de preservação e apoio aos distintos patrimônios, de forma a manter a riqueza e diversidade da cultura do Vale do Itabapoana, garantindo o direito à memória e o acesso aos bens culturais pelas gerações futuras.

Palavras-chave: Redes sociais; Patrimônios; Entrevistas; Conhecimento.

 

IFF CAMPUS CAMBUCI

 

IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS NA ORDENHA EM PROPRIEDADES RURAIS DA REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE - RJ

Caio Silva Cardoso 1 , Isabela Carvalho Amorim1 , Maria Vitória Domingues dos Santos, Poliana Batista de Aguilar1 , Kíssila França Lima1 , Marize Bastos de Matos1

1 Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci

As Boas Práticas Agropecuárias, na pecuária leiteira, constituem um conjunto de atividades desenvolvidas dentro da fazenda com objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a segurança dos animais, do homem e do ambiente. Dessa forma, o objetivo desde projeto será implantar as BPA relacionadas à higiene na ordenha em propriedades da região Norte e Noroeste Fluminense - RJ. O projeto será realizado em propriedades rurais localizadas no Norte e Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro nos municípios de São Fidélis, Cambuci e Itaocara. Serão selecionadas quatro propriedades em cada município totalizando 12 propriedades para a implantação das BPA com ordenhas do tipo manual e mecânica. As propriedades serão visitadas duas vezes, em intervalos de 15 dias, a pesquisa será feita em duas etapas. Na primeira etapa será realizado um acompanhamento do processo habitual de ordenha, aplicação de um questionário com perguntas sobre as BPA relacionadas à higiene na ordenha, coleta de duas amostras para realização de análises microbiológicas e a aferição da temperatura do leite no tanque de refrigeração. Além disso, será realizada uma explanação e conscientização para os produtores a respeito das BPA. Na segunda etapa será realizada novamente a coleta de duas amostras de leite para realização de análises microbiológicas além da aferição da temperatura do leite no tanque de refrigeração, bem como a aplicação de um novo questionário sobre as BPA. A análise descritiva será realizada com o auxílio do Microsoft® Office Excel 2010 e expressas em porcentagem.

Palavras-chave: Higiene, Leite, Mastite, Ordenhador, Qualidade

 

PERCEPÇÃO E ANÁLISE DE CONHECIMENTOS EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DIFUNDIDOS PELO NEA IFF CAMBUCI

Alícia Calheiros Ribeiro1 , Milena Daflon Alvarenga Baltazar1 , Tainá dos Santos Soares1 , Kíssila França Lima1 , Ricardo Tadeu Galvão Pereira, Marize Bastos de Matos1

1 Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci

O Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci (NEA-IFF Cambuci), implantado no Campus desde 2016 é de grande importância para agropecuária e a agricultura regional por propor metodologias e formas de produção agrícola e pecuária diferenciada da tradicionalmente utilizada na região, principalmente dentro de um Instituto Federal, com o propósito pesquisa, extensão e ensino formando profissionais com uma visão holística de um modelo de produção sustentável. Assim, o projeto se faz importante para discutir, e difundir conceitos que levem em consideração a agroecologia, a proteção ambiental, o redesenho do modelo de produção atual e a mudança na vida dos que estarão envolvidos direta ou indiretamente na execução do trabalho. O objetivo deste projeto será o de fortalecer e difundir a agroecologia e o desenvolvimento rural sustentável, através do NEA-IFF Cambuci, por meio de ações que promovam a troca de saberes com a comunidade e realizar uma análise quali-quantitativa sobre os conhecimentos em agroecologia e desenvolvimento rural sustentável difundidos pelo NEA-IFF Cambuci.

Palavras-chave: Análise de Conhecimentos, Núcleo de Estudos, Troca de Sabere

 

Detecção do gás estufa óxido nitroso emitido por solo da região de Cambuci-RJ por meio da espectroscopia fotoacústica.

Kailane Martins Braço da Silva, Daniel Silva Santos, Marcelo Gomes da Silva, Ricardo Tadeu Galvão Pereira, Mila Vieira da Rocha.

1Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci

2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

 

O setor agropecuário é uma importante fonte de emissão de gases estufa, sobretudo no Brasil, em que a comercialização de commodities agrícolas responde por parte significativa da balança comercial do país. As emissões de óxido nitroso (N2O) são particularmente relevantes, uma vez que este possui um potencial de aquecimento global 273 vezes maior do que o CO2. No solo, o N2O é naturalmente produzido nos processos de nitrificação e desnitrificação do Ciclo do Nitrogênio, quando estes ocorrem de forma incompleta, porém suas emissões m aumentando significativamente devido ao uso de fertilizantes nitrogenados e práticas inadequadas de manejo do solo. Neste sentido, desenvolver práticas sustentáveis na produção agropecuária exige que seja feito o monitoramento das emissões desse gás. Como é normalmente emitido nessas atividades em nível de traço (partes por milhão (ppm) e partes por bilhão (ppb)) seu monitoramento exige o uso de técnicas com alta sensibilidade e seletividade. Neste sentido, a espectroscopia fotoacústica (EFA), utilizando laser de cascata quântica, é uma opção de baixo custo, não destrutiva que exige pouca ou nenhuma preparação de amostra, permite análises em tempo real com sensibilidade e seletividade  adequadas para monitoramento desse gás na atividade agrícola. Neste trabalho, a EFA foi utilizada para detectar a emissão de N2O em um solo coletado na região rural do município de Cambuci (IFF-Cambuci), no interior do estado do Rio de Janeiro. O solo foi coletado em duas regiões com diferentes manejos: pasto e floresta, seguindo o protocolo de coleta para análise química. Foram também coletadas amostras indeformadas para determinação da densidade do solo em cada manejo. Em seguida esse material foi seco ao ar, destorroado e peneirado. Para análise no espectrômetro fotoacústico, amostras de cada manejo foram montadas em anéis de metal de 5cm x 5cm, com 90g de solo e 45ml de água. As emissões de N2O foram então monitoradas continuamente em tempo real até o término. Os resultados obtidos indicam que foi possível monitorar as emissões desse gás estufa emitidas pelo solo dessa região com a EFA e ainda que a amostra da região de mata apresentou uma emissão maior do que a amostra de pasto.

Democracia, participação popular e cidadania: Estudo social, econômico e político de Cambuci/RJ.

Felipe Teixeira Mothé1; Régis Rodrigues de Almeida2

1 Discente do Instituto Federal Fluminense – Campus Cambuci

2 Docente do Instituto Federal Fluminense – Campus Cambuci

 

Cambuci é um município localizado na região Noroeste Fluminense, com uma população estimada, em 2020, de 15.514 habitantes (IBGE, 2021). O PIB cambuciense, conforme apontam os dados do IBGE (2018), é composto por 11% da indústria, 17% do setor agropecuário, 30% de serviços e 42% dos serviços públicos. Chama a atenção o fato de Cambuci ser apenas o 75º PIB no ranking estadual, porém ser o 13º no setor agropecuário. Desde sua emancipação política, datada do final do século XIX, até os dias atuais, Cambuci passou por muitas transformações sociais, econômicas, culturais e políticas, citando-se como exemplo as mudanças da sede do munícipio, o início e fim do ciclo do café, a estagnação econômica e o perfil agropecuário atual. Portanto, o projeto tem por objetivo estudar as práticas políticas do poder executivo e legislativo do município de Cambuci, especialmente no que refere aos projetos de leis propostos e enviados por ambos poderes, o grau de abertura da participação popular nas decisões políticas municipais e a política econômica e financeira de Cambuci. Para realizar tal proposta, será necessário coletar e analisar os projetos de leis propostos pelos vereadores, prefeito municipal e de iniciativa popular; analisar a lei orgânica do município; entrevistar vereadores, prefeitos e secretários municipais sobre as políticas públicas do município, e, também, se necessário, órgãos públicos que atuam na fiscalização pública, como Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios, entre outros. Por tudo isso envolve, primeiramente, analisar o perfil econômico e social de Cambuci, bem como sua engenharia financeira e fiscal. O projeto, assim, tem por meta coletar e analisar dados secundário que ajudam a elucidar a realidade social e econômica de Cambuci, e, assim, avançar para compreender se há coerência entre as propostas políticas para o município e sua realidade concreta. Outro fito é o de visualizar a realidade financeira de Cambuci, ou seja, como estão as receitas (oriundas de impostos e transferências externas) e as despesas (porcentagem com educação, saúde, etc) do município, por meio de informações do Tribunal de Contas do Município. Isso faz importante para compreender a responsabilidade e compromisso com a gestão administrativa dos recursos públicos.

Palavras-chave: democracia; participação popular; política

 

IFF CAMPUS ITAPERUNA


O Brasil rumo ao desenvolvimento insustentável

 

Júlia Castelo Branco Almeida1; Emilly Miranda dos Santos Miranda1;

Marlúcia Junger Lumbreras2

 

1 Discente do Curso Téc. em Administração – IFFluminense campus Itaperuna;  2Docente do Curso Téc. em Administração – IFFluminense campus Itaperuna

 

Resumo

O conceito de desenvolvimento sustentável é amplo e controverso, sendo debatido desde a década de 1980. O presente estudo foi realizado considerando as premissas de Ignacy Sachs para o termo, compreendendo que ele deve ser socialmente includente, ambientalmente sustentável e economicamente sustentado no tempo. O objetivo foi analisar o processo de desenvolvimento brasileiro na atualidade, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, adotando o método exploratório descritivo e a pesquisa qualitativa. Os resultados revelam que o Brasil apresenta notável retrocesso nos aspectos ambientais, pois os indicadores de acompanhamento da taxa de desmatamento da Amazônia Legal, acompanhados pelo PRODES, evidendiam que houve significativa elevação na área desmatada, passando de 7536km2 em 2018 a 13235km2 em 2021. Além disso, durante o vigente ano de 2022 no mês de maio, foi registrada, por meio do INPE, a totalidade de 2.287 focos de incêndios florestais na Amazônia, com o número de fontes de calor alcançado um aumento de 96% em comparação ao mesmo período do ano de 2021, onde foram registrados 1.166 focos de incêndio. Ainda segundo o INPE, todos os seis biomas brasileiros sofrem com queimadas, mas de forma particular, as regiões da Amazônia, Pantanal e Cerrado foram, e ainda são as que mais têm sofrido com os focos de incêndio. Quanto aos resultados econômicos, as propostas apresentadas no período voltam-se exclusivamente para o crescimento econômico, sem alcançar o referido propósito, visto que a evolução da taxa de desemprego, divulgada pelo IBGE mostra que, no 1º trimestre de 2022, havia 11,9 milhões de pessoas desocupadas, e 4,6 milhões de desalentados. Igualmente, o Índice de Preços no Consumidor (IPCA), utilizado para acompanhar as tendências de inflação no Brasil, tendo por base o preço médio utilizado para aquisição de bens de consumo e serviços, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que busca abranger seus resultados tendo por referência, famílias que possuem renda entre 1 e 5 salários mínimos e residem em áreas urbanas previamente estabelecidas, mostram que, entre 2018 e 2022 houve um aumento da inflação no Brasil. No que se refere aos indicadores sociais, a pandemia de Covid-19 e o contínuo desmonte de políticas públicas voltados à redução de desigualdades sociais têm repercutido no aumento da insegurança alimentar e da fome no País. Dados da ONU revelam que 61 milhões de brasileiros enfrentaram dificuldades para se alimentar, entre 2019 e 2021, e que 15 milhões deles passaram fome. Além desses fatores, observa-se também a desigualdade racial presente no cotidiano, seja em falas ou em atitudes, pois essa diferença entre a população branca e negra ocorre desde a colonização do Brasil. Segundo o IBGE (2019), a população negra representa 70% da população que se encontra abaixo da linha da pobreza. Tal desproporção não se afasta muito em outros aspectos, como na educação, renda e inclusive moradia. Deste modo, o estudo aponta para a comprovação da hipótese da pesquisa de que o Brasil caminha para o desenvolvimento insustentável diante dos resultados negativos relativos aos aspectos analisados.

Palavras-Chave: Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade. Indicadores econômicos. Indicadores sociais. Indicadores ambientais.

 

 

COLÉGIO ESTADUAL DEODATO LINHARES – MIRACEMA

 

‘‘As concepções de estudantes da educação básica e o interesse da

população pela Ciência e a COVID-19’’

Julia Assumpção, José Carlos Meira Filho, Rayssa da Silva Pimenta.; Amanda Castelão Sousa.

Colégio Estadual Deodato Linhares.

 A relação ciência-sociedade tende a sofrer influência dos acontecimentos diversos a cada período da História da humanidade. Portanto, se faz relevante identificar a percepção da sociedade em relação à ciência a fim de estreitar os laços e aproximar as realidades social e científica. Tendo em vista a pandemia de COVID-19, declarada em 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), será possível que a visão da sociedade sobre a ciência e as práticas científicas tenha sofrido algum tipo de influência?  Partimos do pressuposto de que a mídia vem, incansavelmente, veiculando notícias relacionadas às buscas por vacinas, tratamentos e, até mesmo, desmentindo falsas informações relacionadas ao trabalho científico. Entretanto, é possível que a visão dos estudantes, bem como o interesse da população, tenha sido impactados, de alguma forma, pelos recentes acontecimentos ligados à pandemia.  O objetivo desta pesquisa é analisarmos se a pandemia de COVID-19 exerceu impacto sobre o interesse da população brasileira e sobre as concepções dos estudantes da educação básica a respeito da ciência. Os alunos participantes desta pesquisa são pertencentes ao ensino médio do Colégio Estadual Deodato Linhares, município de Miracema, noroeste do Estado do Rio de Janeiro, e foram convidados a responder um questionário (Google Forms) sobre o tema proposto neste projeto.  Ademais, analisamos as pesquisas realizadas no Brasil em uma popular plataforma de buscas online (Google Trends) entre os anos de 2004 e 2020, a fim de identificar as buscas acerca de termos relacionados ao tema proposto por este projeto nos últimos anos realizamos entrevistas e análises em sites, artigos e livros, propriamente relacionados ao tema. Ao identificar as concepções de estudantes sobre a ciência, bem como o interesse da população pelo tema, é possível estreitar a distância entre ciência e sociedade e estimular a escolha de carreiras científicas.

 

‘‘A percepção sobre imagem corporal em uma comunidade escolar no interior do Estado do RJ’’

Beatriz Sentineli, Emanoely Alves, Adriana Costa; Amanda Castelão.

Colégio Estadual Deodato Linhares.

O projeto se trata de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa que envolve a realidade social. Sendo a mesma, como a possibilidade de incentivo à reflexões acerca da pluralidade de saberes relacionados ao corpo. a questão de partida desse estudo foi: Como os indivíduos pertencentes a uma comunidade escolar no município de Miracema RJ percebe a imagem corporal? Partimos do pressuposto que os conceitos relacionados a "Imagem Corporal" parecem estar se popularizando e, dessa forma, podem estar exercendo a influência na forma como a comunidade escolar tem refletido sobre os padrões estéticos. O objetivo é analisar os dados referentes às buscas em uma plataforma online e as percepções de indivíduos pertencentes a uma comunidade escolar no município de Miracema/RJ sobre a imagem corporal. As consequências de uma imagem corporal negativa são diversas, entre essas estão os fatores como a inatividade física, alimentação não saudável e ganho de peso. Em virtude das consequências apresentadas por uma representação de uma imagem corporal negativa, se faz necessário um alcance maior em novas possibilidades estratégicas educacionais em saúde. A metodologia adotada enquadra-se na abordagem qualitativa, nesse sentido, a abordagem qualitativa viabiliza a análise da realidade por meio da compreensão dialética do objeto de estudo em seu contexto sócio-histórico. A pesquisa será desenvolvida entre os anos de 2021-2022 através da aplicação de formulários em ambientes virtuais, pesquisas em uma base de dados online  e com profissionais especializados no assunto. Como produto do projeto será desenvolvida uma revista digital, onde será divulgada em meios onde as pessoas possam ter acesso. O conteúdo da revista será os resultados obtidos por meio do questionário divulgado, os resultados da plataforma Google Trends e as pesquisas feita com profissionais especializados no termo imagem corporal. A partir deste projeto será possível identificar padrões relacionados a percepção de jovens e adultos sobre a própria imagem corporal bem como o alcance dessa discussão em diversos locais do Brasil.

 

AVALIAÇÃO DE MATERIAIS INFORMATIVOS SOBRE COVID-19 DISTRIBUÍDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, HOSPITAIS, CLÍNICAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA CIDADE DE MIRACEMA-RJ.

 

Maria Eduarda Silva¹ , Matheus Detoni Faria1 , Maria Gabrielly Pereira Salvini1 & Antônio José da Silva Gonçalves2

1-Colégio Estadual Deodato Linhares

2-Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas instituto Oswaldo Cruz /Fiocruz

 

A pandemia de covid-19 é considerada como uns dos principais problemas de saúde pública mundial, e atualmente se configura como uma sindêmica, ou seja, um conjunto de problemas de saúde que estão interagindo de forma sinérgica, aumentando a carga excessiva de doenças em uma população. Este projeto temos seguintes objetivos: analisar materiais informativos sobre covid-19 das unidades de saúde pública e privada na cidade de Miracema/rj, mapear as unidades básicas de saúde públicas e privada, identificar os materiais sobre covid- 19 disponíveis nas unidades de saúde, avaliar o conteúdo dos informativos da área de saúde sobre covid-19, construir tabelas, gráficos e nuvens de palavras. Estes informativos serão avaliados quanto ao conteúdo, apresentação gráfica, a linguagem, os termos técnicos e o ganho cognitivo. Será aplicado um questionário para avaliar os saberes da comunidade escolar do Colégio Estadual Deodato Linhares e da escola Municipal Professor Álvaro Augusto da Fonseca Lontra. Com os resultados preliminares, foram obtidos 8 panfletos nas unidades básicas de saúde para uma futura análise dos materiais informativos sobre Covid-19. Além disso, fizemos um mapeamento das unidades básicas de saúde e na cidade de Miracema foi encontrado: 1 hospital, 7 postos de saúde e 1 clínica pública. Estes estudos servirão de contribuição para que novas abordagens e sugestões para melhor entendimento dos materiais informativos, e até mesmo no desenvolvimento de novos materiais. Além de proporcionar o desenvolvimento de ações educativas, de divulgação científica e de promoção da saúde sobre Covid-19

Palavras-chave: Infecções por coronavírus, Materiais educativos, Divulgação Científica e Educação Formal e não Formal.

 

“DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ENTEROPARASITOSES: MODELOS 3D, REALIDADE VIRTUAL OU E AUMENTADA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE”

Fernanda Silva Aguiar de Mello e Souza¹, Emanuelle Garcia Caveari1 , Samira Quintas Poeys Bastos1 & Antônio José da Silva Gonçalves2

1-      Colégio Estadual Deodato Linhares

2-      2-Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas instituto Oswaldo Cruz /Fiocruz

As enteroparasitoses constituem um grupo de doenças relacionadas com o contato ao solo, água e alimentos contaminados com formas infectantes dos parasitas, que colonizam o trato intestinal de vertebrados. Essas parasitoses representam um grande problema de saúde pública e apresentam uma ampla distribuição geográfica, ocorrem em áreas urbanas e rurais, com variações do quadro clínico de acordo com o ambiente, o hospedeiro e espécie de parasita envolvido. Estima-se que 3.5 bilhões de pessoas no mundo estão infectadas por algum parasita intestinal, destas 450 milhões apresentam manifestações clínicas das doenças e a maior parte é de crianças. Ações educacionais que privilegiam os conhecimentos, as concepções sobre saúde/doença de forma problematizadora, dialógica, participativa e permanente, embasada na perspectiva da pedagogia interacionista pode ser um dos caminhos para promover a autonomia dos indivíduos e transformações sociais. Essas ações, em adição à divulgação cientifica podem promover na comunidade reflexões sobre ciência e saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade com visão crítica, capaz de opinar em relação as tomadas de decisões públicas sobre os processos saúde e doença, tanto no individual como no coletivo. Contudo, o presente projeto tem como objetivo identificar os saberes de agentes comunitários, assistentes sociais e comunidade escolar sobre as enteroparasitoses, elaborando assim modelos macromodelos em impressora 3D ou em biscuit e produzir materiais informativos (mapas conceituais) sobre parasitos intestinais, como instrumento de ensino e aprendizagem, destacando sua importância, focando nos tópicos relacionados à transmissão, sintomatologia e localização no corpo humano, além de medidas de controle, e aplicar na comunidade escolar do CEDL .do município de Miracema, RJ. Para obtenção de resultados, foi aplicado um questionário sobre enteroparasitoses, possibilitando-nos saber o que os alunos sabem ou não sobre parasitas intestinais, além de analisar os questionários em gráfico, nuvens de palavras e conteúdo. Concluímos que, as parasitoses intestinais constituem ainda um grande desafio de saúde pública no nosso país. As pesquisas com abordagens quantitativas e qualitativas no intuito de responder diversas questões relacionadas a prevalência, transmissão assim como os seus condicionantes são de extrema importância para podermos traçar políticas públicas eficazes para o controle e divulgação. Almejamos que este estudo contribua para formação de cidadãos críticos e conscientes da realidade em vivem, capazes de tomar decisões individuais e coletiva para lutar sempre por melhores condições de vida e sua saúde.

Palavras-chave: Enteropasitoses, Parasitas intestinais, Materiais educativos, Divulgação Científica e Educação formal e não formal

 

 

 

O ensino remoto e sua repercussão para estudantes de escolas públicas no município de Miracema-RJ : um estudo de caso”.

Letícia Bereta² e Kauê do Carmo²; Paulo César da Cruz de Azevedo¹,

¹Colégio Estadual Deodato Linhares

O fechamento das escolas brasileiras em meados de março de 2020, devido à pandemia de Covid-19 obrigou secretarias estaduais e municipais de Educação a elaborarem e implementarem soluções de ensino remoto de maneira emergencial. As ações de contingência, adotadas em diferentes velocidades tentam garantir o mínimo de continuidade de atividades escolares, preservando o possível no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em todo o país. Se faz necessário um olhar mais atento e cuidadoso para as soluções adotadas e refletir sobre como aprimorá-las para melhor atender aos estudantes. Contudo, este trabalho busca realizar um estudo qualitativo e quantitativo no que tange a repercussão dessas ações em escolas públicas das redes estaduais e municipais de Miracema-RJ. Fazer uma maquete em 3d com uma nuvem de palavras sobre a pesquisa de campo com diretores e a pesquisa online com os alunos para ser apresentada na feira municipal. Vale identificar benefícios, malefícios e oportunidades que a situação emergencial pode ter gerado. Realizar um estudo minucioso e cuidadoso no que tange aos benefícios e prejuízos causados pelo ensino remoto, em tempos de pandemia, no município de Miracema-RJ. Caracterizar se ocorreram a prática de ações inovadoras geradas a partir do ensino remoto e/ou híbrido. Verificar as dificuldades apresentadas por professores e estudantes relacionadas ao ensino remoto em escolas da rede pública de ensino. Estudar a possibilidade de recuperação de lacunas existentes nos conteúdos no que se refere ao processo ensino/aprendizagem em tempos de pós-pandemia. Pesquisa de campo com alunos que viveram anos acadêmicos importantes no meio da pandemia. Pesquisa e rodas de conversa com em relação ao período pré-pandêmico e pós-pandêmico.

Palavras-chave: Escolas Públicas, Ensino Remoto, Pandemia.

 

“UNINDO CIÊNCIA, ARTE E TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO”

João Pedro Martins²,  Saymon Braz², Pedro Gabriel ²; Paulo Cesar da Cruz de Azevedo ¹,

¹Colégio Estadual Deodato Linhares

No período pandêmico as novas tecnologias foram ganhando destaque e proporcionando novas maneiras de auxiliar e amparar as escolas. Visando isso que o presente projeto se baseia, unir ciência, arte e tecnologia na construção de novos conhecimentos científicos através das impressoras 3D adquiridas pela coordenação do programa jovens talentos para a ciência-Faperj de Miracema-RJ. Através da impressora 3D pretende-se criar materiais educacionais que auxiliem os laboratórios de biologia e química do colégio estadual Deodato Linhares e materiais que possam contribuir de alguma forma para o projeto dos outros participantes do programa jovens talentos para a ciência-Faperj. A partir disso foram construídas máscaras face Shields, que também é um dos objetivos do projeto e materiais para auxílio de outros projetos, como por exemplo: mosquito da dengue, microscópios, entre outros. Por fim, conclui-se que as impressoras 3D são de extrema necessidade nas escolas e precisam ser melhor utilizadas, pois a partir dela pode se criar diversos materiais educacionais de uso necessário para o ensino e a forma de ensinar.

Palavras-chave: tecnologia, impressoras 3D, ciência.

Arboviroses: Doenças que vêm voando.

Maria  Eduarda Moreira Soares² , Edvânia Frederico Braz².;

Sandra Maria Gomes de Azevedo¹,

² Colégio Estadual Deodato Linhares.

Em 2019, a cidade de Miracema, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, especificamente, no Noroeste Fluminense, passou por uma epidemia de duas Arboviroses: Dengue e Chikungunya. Nesta perspectiva o presente projeto tem como objetivo desenvolver ações educacionais e de divulgação e popularização do conhecimento científico sobre arboviroses, assim como de promoção da saúde junto à população, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais de saúde, professores e estudantes de Miracema. Esta proposta se justifica devido as arboviroses serem relevantes na saúde pública tendo em vista vários fatores, que vão desde a diversidade de agentes infecciosos envolvidos e a pluralidade de manifestações clínicas, até a inexistência de apoio laboratorial eficiente, de medidas imuno-profiláticas para a maioria das infecções recorrentes e a dificuldade na implementação e manutenção de medidas educativas e sanitárias. Na tentativa de minimizar o problema e na perspectiva de obtenção de alguns resultados foi realizado um questionário para agentes de saúde e estudantes do Colégio Estadual Deodato Linhares, a partir do qual foi construído um gráfico com as concepções obtidas a partir das respostas. Além disso, para o desenvolvimento do projeto foram construídos panfletos informativos que serão distribuídos em postos de saúde, nas escolas e nas comunidades para maiores esclarecimentos sobre as doenças. O projeto trás em seu bojo a Coordenação de uma Feira de Ciências que será realizada na praça principal da cidade envolvendo todas as escolas das redes pública e privada de Ensino de Miracema-RJ, para que possamos atingir dessa forma um maior público a nível de município. Vale ressaltar a importância da divulgação do conhecimento científico na promoção do alfabetismo científico. A Feira de Ciências será realizada no dia 07/10/2022 com a participação de 32 escolas, 52 estudantes do Programa Jovens Talentos para a Ciência FAPERJ de Miracema-RJ, além dos Orientadores do Programa JT e Cientistas da FIOCRUZ-RJ. Conclui-se que o projeto se pauta na necessidade de divulgar, informar e compartilhar conhecimentos enaltecendo a necessidade de uma proposta cuidadosa para evitar a proliferação das doenças caracterizadas como arboviroses, além das medidas preventivas a serem tomadas, para que as mesmas sejam evitadas. O projeto se preocupou também em promover a divulgação científica através da confecção e distribuição de panfletos informativos em postos de saúde e Escolas das Redes Pública e Privada de Ensino. A culminância do projeto se dará a partir da “Feira Municipal de Ciência e Arte na Praça” que acontecerá no dia 30/09/2022.

Palavras chaves: Arboviroses. Dengue. Chikungunya.

Ciência & Arte no ensino das arboviroses com a participação do Projeto Jovens Talentos Para Ciência FAPERJ, na cidade de Miracema/ Rio de Janeiro”.

Maria Monaliza Teixeira da Silva², Verônica Silva², Brendha Luísa Dutra² ;  Sandra Maria Gomes de Azevedo¹, -

¹Colégio Estadual Deodato Linhares

A divulgação científica sempre foi alvo de mudanças em todo o mundo, seu papel é levar à população informações científicas ou acesso à essas informações. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo desenvolver ações educacionais e de divulgação científica sobre as arboviroses, as quais, possuem alta relevância na saúde pública, devido à vários fatores que vão desde a diversidade de agentes infecciosos envolvidos até à necessidade de manutenção das medidas educativas sanitárias, pois são doenças tropicais negligenciadas que estão interligadas com a falta de investimento e informações na área de saúde e educação para atender as necessidades da população. Várias ações foram realizadas, como entrevistas com agentes epidemiológicos de saúde de Miracema-RJ, visitas ao posto epidemiológico para coleta de dados notificados das ARBOVIROSES e pesquisas de campo sobre  o quantitativo de conteúdos sobre arboviroses contidos nos livros didáticos do ensino fundamental e médio (Ciências e Biologia), foi ainda registrado o quantitativo de materiais informativos (cartazes, banners, folders e panfletos), presentes e amplamente divulgados no município, além de pesquisas sobre os macacos das espécies Bugios e Saguis, sinalizadores da febre amarela, foi também encaminhado um questionário on-line para o proprietário da Fazenda Santa Inês, Dr. Roberto Ventura Lopes,  que nos  passou informações consistentes  sobre a fazenda e sua rica biodiversidade, totalmente preservada,  que identifica uma abundância importante de animais presentes na mesma, enfatizando a presença de grupos de primatas  sinalizadores da febre amarela. A partir da entrevista com a Secretária de Saúde do município, Vanessa Gutterres, informações relevantes foram passadas no que tange as ações de controle das ARBOVIROSES detalhando número de pessoas afetadas no decorrer dos anos, locais onde são feitas as visitas dos agentes de saúde e onde são realizadas as campanhas de prevenção. Para corroborar com a divulgação científica de forma lúdica foram construídas armadilhas para a captura de mosquitos (mosquitéricas), modelos do ciclo de vida do mosquito Aedes em biscuit, um jogo de quebra-cabeça para ser trabalhado com um público infantil e modelos dos mosquitos Aedes construído em impressora 3D do Programa Jovens Talentos. Por fim, conclui-se a partir dessa pesquisa que as arboviroses são doenças que sofrem com a falta de informação e divulgação nos meios de educação e saúde e também, com a ausência de ações que possam auxiliar na prevenção, controle e tratamento dessas doenças.

Palavras-chave: divulgação científica; arboviroses; mosquito; saúde

 

O “Coronavírus” e o negacionismo científico: em tempos de pandemia e de Fake News: um estudo de caso”.

Bernardo Silva Mendes² ,Ísis Torquato Madeira²;² Sandra Maria Gomes de Azevedo¹, Colégio Deodato Linhares .

Em dezembro de 2019, foi descoberto na cidade de Wuhan, na China, uma nova doença, causada por uma espécie de vírus: Coronavírus, ou SARS-Cov2. Trata-se de uma doença infecciosa que ataca o sistema respiratório, sendo transmitida pelo compartilhamento de objetos, salivas e tosse, onde o vírus se alastrou por todo o mundo. O presente projeto busca desenvolver pesquisas sobre o “Coronavìrus” e a “Covid-19”. Buscamos nessa proposta de trabalho dar ênfase aos diferentes tipos de notícias que são lançadas nas mídias diariamente e identificar se as notícias elencadas são caracterizadas como “Fatos” ou “Fakes” em uma perspectiva da CienciArte. Além de construir uma biblioteca de dados sobre os diferentes tipos de vacinas e a influência que as mesmas sofrem em função do negacionismo apresentado pelos dirigentes de diferentes países, traçaremos também um parâmetro sobre sua eficácia, aceitação e nível de proteção, que por conta da globalização, contribuíram para que ocorressem  diferentes ações e altas quantidades de casos por todo o mundo, em que diversos países adotaram estratégias para a mitigação dos casos e, com isso, foram  iniciados  estudos a fim de descobrir uma vacina eficaz e segura em um curto espaço de tempo. A doença COVID-19, foi bastante negligenciada e pouco compartilhada nas redes sociais, acarretando diversas notícias falsas que mexeram com o psicológico das pessoas. Para a obtenção dos resultados foram criados questionários para os alunos do Programa Jovens Talentos, nos quais foram obtidas 54 respostas, onde 85,2% sabem identificar Fake  News, 98,1% entendem  a importância da prevenção contra o coronavírus, 78% conhecem legislações que enfrentam as Fake News e  78,8 % dizem que as Fake News não contribuem para a ciência. Conclui-se, portanto, que para sanar desinformações a respeito da Covid-19 se faz necessário uma melhor divulgação científica acerca da doença que assolou todo o mundo.

Palavras-chaves: Coronavírus; Covid-19; Fake News; Vacina.

 

COLÉGIO CÍVICO MILITAR  SÔNIA DO AMARAL TORRES – MIRACEMA

 

 

Analisar as diferentes e possíveis aplicações da Matemática no entorno de suas vivências, criando modelos matemáticos aplicáveis

Ruan Brito da Silva ², Maria Musquine Ferreira²;  Charles Magalhaes de Oliveira¹,

¹Colégio Cívico Militar Professora Sônia do Amaral Torres.

O projeto trata da relação entre a matemática e as vivencias do aluno com a disciplina, enfocando as diversas formas como a matemática pode ser aplicada. O objetivo do projeto é analisar a forma que a matemática está sendo ensinada nas escolas  e criar modelos matemáticos que possam ser aplicados, demonstrando a importância do lúdico no processo Ensino/Aprendizagem. O trabalho enaltece a importância de Pitágoras, conhecido como o “pai da matemática”, pois fundou uma sociedade secreta para discutir uma ciência, a matemática. O kumon por exemplo é praticado a partir de uma metodologia que visa incentivar o aluno a chegar a respostas corretas na matemática estudando individualmente. A partir desse tema foram construídos questionários disponibilizados para os alunos do Colégio Estadual  Deodato Linhares que contribuíram efetivamente para com os nossos resultados, foi também realizada uma entrevista com o Físico e Professor Leonardo Gomes ex Coordenador em Física  de colégios renomados como é o caso do curso (pH,_A_Z), vice diretor e hoje sócio de um curso pré-vestibular voltado para medicina e professor no curso pré vestibular descomplica, essa entrevista foi de suma importância para o projeto nos auxiliando de que forma podemos nos preparar para o vestibular e para profissões de sucesso nas áreas que estão relacionadas ao ensino da matemática. Urge, portanto, a necessidade de novas medidas para resolver o impasse que se estabeleceu a muitos anos entre a matemática e a dificuldade de seu aprendizado. O projeto tem como produto o uso de metodologias ativas para que possamos vislumbrar  uma nova didática de se trabalhar a matemática com recursos lúdicos em colégios de ensino médio, essa proposta é apresentada a partir de um jogo de tabuleiro impresso com regras que usa como temática à raiz quadrada, onde o jogador passa por vários desafios através de um jogo que utiliza cartas com perguntas e respostas além de vários desafios que podem ser contemplados em conjunto com os participantes  do jogo. Esperamos com essa proposta, que os jovens estudantes consigam entender e/ou relembrar a matéria vista pela primeira vez no ensino fundamental.

Palavras- Chaves: Matemática. Ensino. Aprendizagem.

“Cursos Técnicos e sua importância nos aspectos iniciais do mundo acadêmico.”

 

Juedney Rodrigues Raimundo², Tallys Prado Silva²; Charles Magalhães de Oliveira¹,

¹Colégio Cívico Militar Professora Sônia do Amaral Torres.

O projeto busca esclarecer sobre a importância dos cursos técnicos, além de estimular a busca dos estudantes do ensino médio à cursos técnicos de qualidade, tendo em vista o acesso ao mercado de trabalho, assim como incentivar o espírito pesquisador, ampliando dessa forma sua visão sobre o mundo acadêmico. No projeto são elencados os pós e os contra do que significa de fato um curso técnico no passado e nos dias atuais e, que vem sendo qualificado como uma categoria especial do sistema de ensino brasileiro que tem como objetivo formar pessoas para o mercado de trabalho, sendo cursos que estão em um nível entre o ensino médio e o ensino superior, podem  ser feitos após o ensino médio ou substituir essa etapa, assim como concomitante com o curso superior,  integrando as disciplinas práticas com as matérias do ensino médio. Para obtenção dos resultados foram aplicados dois questionários, o primeiro para estudantes do Colégio Estadual Sônia do Amaral Torres e Colégio Estadual Deodato Linhares tendo como público-alvo adolescentes do ensino médio de escolas públicas, que contou com a participação de 33 estudantes. O segundo questionário foi direcionado para 3 pesquisadores, um doutor e dois mestres, com formação técnica, além de uma palestra proferida pelo Mestre Paulo Azevedo, oriundo de curso técnico. O objetivo do primeiro questionário foi a obtenção de informações sobre o interesse ou não dos alunos no que tange aos cursos técnicos, além de poder verificar o conhecimento prévio dos mesmos sobre o assunto. Foi possível também observar que os estudantes do ensino médio estão demonstrando cada vez mais interesse em cursos técnicos, vislumbrando maiores oportunidades de aprendizado, assim como uma melhor formação profissional. Acreditamos que a grande maioria, busca agregar conhecimento teórico-prático ao seu currículo, fazendo com que tenham maiores oportunidades futuras e maior autonomia profissional.

 Palavras-chave: Curso técnico; Ensino médio; Mundo acadêmico.

 

“Desenvolver para alunos do Ensino Médio a compreensão das possíveis aplicações das diversas áreas da matemática no curso de Engenharia Civil”.

Nicolas José Lopes de Paula², Rodrigo Melo²; Charles Magalhães¹

¹Colégio Cívico Militar Sonia do Amaral Torres.

O projeto tem como objetivo gerar nos alunos do ensino médio uma melhor compreensão das áreas que a matemática abrange no curso de engenharia civil, estabelecendo  conexões entre as mesmas.  A proposta é levar aos alunos do ensino médio o entendimento da atuação da matemática em suas diversas áreas e como são aplicadas nos estudos iniciais de introdução à engenharia civil. É através da matemática que os profissionais da construção civil definem a área que será construída, a quantidade de materiais  que serão utilizados, quanto tempo levará para ser finalizada a construção, o custo total da obra, a elaboração das plantas, assim como todo o planejamento da obra, ou seja, envolve tudo que se relaciona com a matemática. Acreditamos que quase nada se desenvolve na engenharia sem a aplicação prática da matemática. Para contemplar nossos objetivos foi elaborado  um questionário e aplicado aos alunos do colégio Estadual Sonia do Amaral Torres Cívico Militar e aos estudantes do Colégio Estadual Deodato Linhares, no qual obtivemos  diferentes respostas para responder as perguntas da pesquisa. O foco dessa pesquisa foi mostrar para os alunos do ensino médio a importante relação da matemática com a engenharia civil. Pretendemos através desse projeto construir uma trilha de cálculos onde o aluno que mais acertar às perguntas ira acumular pontos com sua equipe. Vale ressaltar que as perguntas serão sobre trigonometria, ângulos, área, volume e estatística.

Palavras-chave: Matemática. Engenharia. Alunos.

 

Estimular a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais.

 

Maik Boroto Sentineli² e Abraão Vieira Lima²; Charles Magalhães de Oliveira¹

¹Estadual Professora Sônia do Amaral Torres CÍVICO- MILITAR

 

 O presente  projeto tem por  objetivo envolver a matemática junto aos seus aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, trabalhando  na área de gestão pública e educação, a fim de realizar um  levantamento de dados em escolas públicas e privadas do Município de Miracema-RJ . Além de verificar as contribuições e vínculos entre  Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação Ambiental (EA) no nível superior, na qual tem por finalidade desenvolver competências  democráticas  através do desenvolvimento dos conhecimentos matemático, tecnológico e reflexivo, podendo assim contribuir para  os objetivos propostos pelos PCNs  e os dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental. Para a obtenção dos resultados foram realizados aplicação de questionários para as turmas do Colégio Cívico Militar Sônia do Amaral Torres em Miracema-RJ e pesquisas sobre o PIB do Município. A culminância do projeto se dará a partir da criação de um jogo lúdico, na tentativa de provocar nos estudantes uma perspectiva de que o aprendizado do ensino da matemática pode ser realizado de forma lúdica e prazerosa. Introdução A Educação Matemática crítica e a educação ambiental. São algumas das reflexões sobre problemas ambientais que esbarram em elementos matemáticos, pois as grandezas envolvidas podem ser analisadas por parâmetros qualitativos e quantitativos, peculiares da Matemática Geral, tais como medir, comparar e modelar. Por exemplo, deseja-se medir o nível de gás carbônico emitido, comparar a taxa de poluição entre países desenvolvidos e buscar por modelos matemáticos que possam auxiliar na minimização de impactos ambientais. Meus resultados são através de questionários aplicados, baseando-se em gráficos. Produto final: Meu produto final são jogos físicos e online relacionados a matemática, que usam dados, soma, divisão, multiplicação e porcentagens.  Para serem jogados em duplas ou em grupos. Os jogos físicos são feitos com materiais recicláveis como tampinhas de garrafas pets e papelão.

Palavras-chave: Matemática. Educação. Política

 

Miracema em foco: fazendo Divulgação Científica com um pedaço da Mata Atlântica: aprendendo, jogando e difundindo o saber

 

 Maria Clara Candido Zacharias1, Maria Fernanda Cândido1,Maria Clara de Oliveira Ceciliano 1 , Maria Eduarda Cândido Poeys 1 ,Vitor Melo Erse Cyrino1

1Colégio Estadual Sônia Do Amaral Torres

 

A Mata Atlântica é um bioma composto por um conjunto de florestas e ecossistemas que corresponde a 15% do território brasileiro. Desde 1500, essa área vem sofrendo com o desmatamento, com as queimadas e a degradação do ambiente. É por isso que, atualmente, a vegetação corresponde a apenas 7% da mata original.  Esse é só um dos motivos pelo qual devemos mostrar e ensinar para as crianças o porquê de ser tão importante a preservação Meio Ambiente. Através da utilização de jogos didáticos com a temática de Meio Ambiente, é possível despertar o interesse dos alunos sobre o assunto, além de auxiliar no ensino aprendizagem dos estudantes. Com isso, o objetivo do projeto é desenvolver um jogo lúdico baseado na área de preservação ambiental (APA) e o Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) popularmente conhecido como Morro da Ventania/RJ. O projeto foi desenvolvido com base nos fragmentos de Mata Atlântica que existe próximo a cidade de Miracema, esses fragmentos se encontram localizados no Morro da Ventania. Inicialmente foram feitas pesquisas no Google Acadêmico e em projetos voltados para a área de estudo do presente projeto. Além disso, foram desenvolvidos questionários para os professores e alunos do ensino fundamental ll. Os questionários tiveram nove perguntas para os professores e quatro perguntas para os alunos. Ambos os questionários tiveram o propósito de saber quais jogos e conteúdos sobre a temática Meio Ambiente eles têm preferência para serem trabalhados durante as aulas. No total, foram obtidas 11 respostas no questionário dos professores e 17 respostas dos alunos. Dentre as perguntas feitas para os docentes tivemos “Você acredita que o uso de jogos didáticos poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula?”. Todos responderam que sim. Além disso, o assunto relacionado com Meio Ambiente mais selecionado pelos professores foram: ciclos biogeoquímicos, biomas e a flora. Dentre as perguntas para os alunos tivemos “Qual desses jogos seria interessante ser elaborado para aprender ciências?”. Os jogos mais escolhidos foram: palavra cruzada, caça palavras e jogo da memória. Dessa forma, a confecção do “Jogo da memória” será relacionada com os ciclos biogeoquímicos e bioma. O jogo vai ser criados com o intuito de levar a aprendizagem para a sala de aula de uma forma divertida, mas ao mesmo tempo atendendo as necessidades dos professores. Assim, diversificando a forma de ensinar e despertando uma consciência ambiental na turma.

 

Palavras chaves: Meio Ambiente, Jogos Didáticos, Área de proteção ambiental

 

        Desenvolvimento de jogo didático para ensino do

tema síntese de proteínas no Ensino Médio

 

Camila de Paula Pereira1, Felipe Fíngolo Marques Teixeira1, Paula Machado de Araújo2

1C. E. Professora Sônia do Amaral Torres

2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

 

Em 1970, Francis Crick enunciou o Dogma Central da Biologia Molecular, que descreve o fluxo da informação genética, em que o DNA é replicado dando origem a novas moléculas de DNA, e depois é transcrito em RNA, que por sua vez, traduz o código genético em proteínas. Nesse processo, o RNA mensageiro transcrito a partir do DNA serve como molde para a síntese de proteínas, as quais desenvolvem diversos papéis biológicos, ligados à função dos organismos e à perpetuação da vida. Ao se tratar do tema síntese de proteínas na disciplina de Biologia do Ensino Médio, muitas vezes, a abordagem desse tema acaba sendo reduzida à memorização de estruturas moleculares, o que dificulta a compreensão do processo como um todo, e resulta em uma visão fragmentada de eventos moleculares. O presente projeto visa desenvolver um jogo didático de tabuleiro, utilizando materiais de baixo custo, que auxilie na compreensão do tema síntese de proteínas no Ensino Médio. O primeiro passo foi a revisão de literatura utilizando artigos científicos, e rodas de conversa para discutir os conceitos básicos do processo de síntese de proteínas e as possibilidades de atividades lúdicas. Foi aplicado um questionário de forma presencial e online utilizando a ferramenta Google Forms, direcionado a estudantes do Ensino Médio. As respostas do questionário presencial e online foram obtidas de forma anônima, e ajudaram a direcionar a concepção do jogo. Foram obtidas 23 respostas no questionário online e 11 respostas no questionário presencial. Os alunos descreveram obstáculos ao estudar o processo de síntese de proteínas, dentre eles, a dificuldade em visualizar esse processo como um todo e em diferenciar os diferentes tipos de RNA: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico. Menos da metade dos estudantes (47,8%) relataram já terem estudado sobre a síntese de proteínas, e 91,3% responderam que concordam que o uso de jogos didáticos pode ajudar a compreender como ocorre o processo de síntese de proteínas. Atualmente, está em desenvolvimento um jogo educativo no formato de tabuleiro, abordando os conceitos principais da síntese de proteínas. É esperado que o jogo auxilie no entendimento das etapas da síntese de proteínas (transcrição e tradução), e diferenciação das moléculas de RNA envolvidas nesse processo (RNA mensageiro, transportador e ribossomal).

 

Palavras-chave: síntese de proteínas; jogo educativo; ensino lúdico.

     

 Utilização de modelos didáticos para facilitar a aprendizagem das estruturas do DNA e RNA

 

Emilyn Júlia Salles de Oliveira1, Marystella Lima Amaro da Silva1, Paula Machado de Araújo2

1C. E. Professora Sônia do Amaral Torres

2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Durante o estudo da disciplina de Biologia no Ensino Médio, os estudantes se deparam com diversos conceitos abstratos, que tratam de fenômenos e processos biológicos não observáveis diretamente. Dentre esses conceitos, estão assuntos como estrutura e função dos ácidos nucleicos – DNA e RNA. Essa temática envolve conceitos de caráter sub microscópico, que demandam dos alunos grande capacidade de abstração para projetar de forma concreta os conteúdos aprendidos. Devido a isso, é comum que professores e alunos encontrem obstáculos durante o ensino e aprendizagem de conceitos de Biologia Molecular. Nesse trabalho, objetiva-se desenvolver modelos didáticos tridimensionais de baixo custo, que auxiliem na compreensão das estruturas do DNA e RNA. Primeiramente, foram realizadas revisões de literaturas em artigos científicos. Foi aplicado um questionário de forma presencial e online utilizando a ferramenta Google Forms, em que estudantes do Ensino Médio foram convidados a responder anonimamente sobre os obstáculos encontrados durante o estudo dos ácidos nucleicos. Após a aplicação dos questionários, foi construído um modelo da molécula de DNA em impressora 3D, com peças manuseáveis, sendo possível que o aluno encaixe as peças das bases nitrogenadas, pentoses e grupamento fosfato, formando um trecho da molécula de DNA de forma plana. Foram obtidas 34 respostas no questionário online e 10 respostas no questionário presencial. Os alunos relataram dificuldades em compreender as diferenças entre DNA e RNA, bem como em visualizar e memorizar as estruturas dos ácidos nucleicos. Um quantitativo de 79,4% estudantes respondeu que nunca utilizaram jogos e/ou materiais lúdicos para estudar sobre esse tema. Todos os alunos concordaram que o uso de modelos didáticos tridimensionais pode ajudar a compreender as estruturas e funções do DNA e RNA. Está em andamento o desenvolvimento de modelos em formato espiral do DNA e RNA utilizando materiais de baixo custo. A partir deste projeto, espera-se contribuir para o ensino lúdico de conceitos básicos de Biologia Molecular no Ensino Médio.

 

Palavras-chave: DNA; RNA; modelos didáticos; ensino lúdico.

 

               Desenvolvimento de jogo didático para ensino do

tema código genético no Ensino Médio

 

Thalita Chagas Borçali de Paula1, Paula Machado de Araújo2

1C. E. Professora Sônia do Amaral Torres

2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

O código genético consiste na relação entre o conjunto de códons encontrados no RNA mensageiro e os aminoácidos correspondentes, que compõem as proteínas. Cada grupo de três nucleotídeos constitui um códon, e especifica um aminoácido. A partir dessa combinação, são gerados 20 aminoácidos, sendo alguns aminoácidos codificados por mais de um códon. Considerando que o conceito de código genético é um dos temas abordados na disciplina de Biologia no Ensino Médio, e por se tratar de um processo que demanda dos alunos grande capacidade de abstração, objetivamos desenvolver um jogo interativo que auxilie na compreensão do tema código genético no Ensino Médio. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos científicos sobre o tema de código genético  e discussões sobre a bibliografia encontrada. Posteriormente, foi realizado um questionário presencial e online utilizando a ferramenta Google Forms, destinado a alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, de forma anônima. O questionário buscou investigar as principais dificuldades dos estudantes ao estudar o tema código genético. Foram obtidas 20 respostas no questionário online e 6 respostas no questionário presencial. Apenas um estudante respondeu que já utilizou jogos e/ou materiais lúdicos para estudar sobre esse tema, e 95% dos entrevistados concordaram que o uso de jogos didáticos pode ajudar a compreender como os códons do RNA mensageiro determinam os aminoácidos que constituem as proteínas. Está em andamento a confecção de um jogo de cartas sobre os códons e aminoácidos, utilizando materiais de baixo custo. Espera-se que o recurso didático produzido a partir desse projeto auxilie na compreensão do tema código genético de forma lúdica e interativa, e que seja um material de apoio em sala de aula.

 

Palavras-chave: código genético; jogo educativo; ensino lúdico.

                   

IFF CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

 

“ACADEMIA DE LETRAS DO IFF CAMPUS ITAPERUNA: ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE CULTURA DAS LETRAS?”

 Cicília Vieira Leal Defanti1 , Giovana Camila Henrique1 , Sophia Vieira da Silva Doffini1 , Giselda Maria Dutra Bandoli (orientadora)1 1 Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Em nossa sociedade, que está inserida na cultura letrada, cada vez mais se discute a importância da leitura e da escrita em práticas pedagógicas: são teóricos, professores e pesquisadores que se debruçam sobre o tema, ora teorizando sobre o assunto em congressos ou eventos similares, ora apontado caminhos que possam contagiar os alunos com a leitura e escrita, nos espaços escolares. Dessa forma, torna-se imprescindível perseguirmos uma pedagogia que privilegie propostas de inserção do aluno no universo da leitura e da escrita e de outros bens culturais, através de uma sólida e eficiente educação artístico-literária. Nessa perspectiva, foi criada a Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna. Este projeto objetiva propor ações a partir das quais será colocado em prática o Plano de Trabalho dessa Academia, que pretende se consolidar, tornando-se um centro de cultura das Letras no campus, proporcionando incentivo à promoção da leitura e à produção escrita de nossa comunidade escolar. Suas ações almejam resgatar nosso patrimônio cultural e literário, buscando democratizar o acesso à literatura, transformando nossos alunos em protagonistas dos atos de ler e escrever os mais variados textos do domínio literário. Metodologicamente, o projeto se ancora em pesquisas e em autores que buscam aplicar o conceito de letramento no ensino de literatura, além daqueles que defendem a importância do ato de ler. No aspecto pedagógico, este trabalho poderá contribuir para a reversão de um cenário preocupante: a deficiência das habilidades de produção escrita e a resistência e dificuldades na leitura e compreensão de textos. Como resultados positivos, já se percebe a formação de uma comunidade de leitores reflexivos e escritores conscientes e comprometidos com a realidade sócio-histórica em que vivem. Autores como Candido (2009), Cosson (2018) e Freire (1989), dentre outros, oferecem suporte teórico às nossas argumentações. Alinha-se também a documentos e orientações oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL/MEC, 2006) e a BNCC (BRASIL/MEC, 2018), cujas diretrizes orientam a promoção da leitura dos mais diversos gêneros textuais que circulam socialmente.

Palavras-chave: Academia de Letras em contexto escolar; Promoção da literatura; Intervenção literária.

Pesquisa com egressos do Campus Santo Antônio de Pádua

 Sara Soares Nascimento1, Lara Benedito Paiva1, Roberto da Silva Lanes Filho2

1Bolsistas JT FAPERJ, estudantes do IFF Campus Santo Antônio de Pádua.

2Professor Orientador lotado no IFF Campus Santo Antônio de Pádua.

 

A literatura define egressos como aqueles que já saíram do sistema de ensino, independente se foi por abandono ou por êxito na conclusão de seus cursos. Instituições em todo mundo identificam neste grupo a possibilidade de obtenção de informações sobre o impacto que o percurso gerou nos estudantes que por lá passaram, tornando esse tipo de pesquisa um importante instrumento de autoavaliação, que tem grande potencial de contribuir para o planejamento institucional. Ainda, é comum que alguns estudos separem esse público entre os que concluíram com êxito e aqueles que abandonaram, uma vez que os dois subgrupos tendem a contribuir com enfoques diferentes, demandando instrumentos de coleta de informações próprios para cada um deles. Entendendo essa importância, este trabalho objetiva contatar um desses subgrupos, sendo os que concluíram com êxito, utilizando de diversas estratégias para isso. Inicialmente utilizou-se dos dados de contato (telefone e e-mail) fornecidos pelos egressos no momento de sua matrícula. Destaca-se que, como apresentado pela literatura, a etapa de contato torna-se desafiadora, uma vez que é preciso que se crie uma cultura de manutenção dessa relação e um estímulo aos egressos para que mantenham seus dados de contato sempre atualizados, uma vez que dados desatualizados dificultam esse contato. Nesta pesquisa observou-se essa dificuldade. Como estratégia complementar, dado o grande alcance das redes sociais entre alguns grupos de egressos, utilizou-se delas como ferramenta de busca e contato com eles. O recorte escolhido consistiu em egressos de 2020 e 2021, dos cursos regulares do IFF Pádua. Optou-se por utilizar um formulário do Google Forms, dividido em seções para abordar informações relacionadas às experiências dos egressos na instituição e às experiências e percepções experimentadas por eles após a conclusão do curso. Para esse estudo o universo consistiu em 210 egressos, e, dentre eles, foram contatados 102 com êxito, destes, 100 se dispuseram a responder a pesquisa. Dentre os resultados apresentados, 76% deram continuidade aos estudos após conclusão, sendo que apenas 31,6% deles foram dentro da mesma área do curso concluído. Ainda, 64,5% dos que deram continuidade o deram em instituições públicas. No que diz respeito ao ingresso no Mercado de Trabalho, 69% apontaram não estarem exercendo atividade profissional, deles, 59,4% justificaram não realizarem por estarem se dedicando integralmente aos estudos. Dos que exercem, apenas 22,6% informaram ser em área relacionada ao curso de formação. Por fim, 90% dos respondentes avaliaram o campus com nota entre 8 a 10, sendo 10 a nota máxima. Destaca-se que nenhum respondente vinculou nota inferior a 5. Além disso, 98% informaram que indicariam o campus para outras pessoas.

 

Palavras-chave: egressos; planejamento; desenvolvimento institucional

 

INSERÇÃO DO USO DE APLICATIVOS E ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NOS MUNICÍPIOS DE APERIBÉ, CAMBUCI, ITAOCARA, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E SÃO FIDÉLIS

Breno Carvalho Pinheiro1 , Ramon Bruno Pires da Silva2 , Ronald dos Santos Merlim2 , 1 Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua 2 Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci

A inserção de jogos digitais como estratégia didática no ensino de química pode despertar no aluno o interesse por mais conhecimento. O presente projeto busca investigar como é o ensino de química nas escolas públicas de Aperibé, Cambuci, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis e apontar para os docentes as potencialidades do uso de aplicativos e metodologias ativas para as aulas de química. O projeto é estruturado em três etapas: primeiramente, aplicação de um questionário aos docentes que trabalham com essa disciplina nesses municípios para levantamento de informações e a partir desses dados iniciar a segunda etapa que consiste em pesquisar e categorizar os principais aplicativos que possam ser utilizados nas aulas e, por fim, elaborar uma apostila com esses aplicativos para disponibilizar para os docentes dessas escolas e um material sobre metodologias ativas. Este resumo analisa a primeira etapa, um questionário elaborado pelo google forms e encaminhado aos professores por e-mail. Vinte docentes responderam o questionário, na qual apenas 23 % indicaram que possuem graduação em química, sendo a maioria graduados em ciências biológicas/biologia (46,2%). Mais da metade dos docentes (54%) possuem pósgraduação stricto sensu. Grande parte dos participantes (80%) afirmaram que lecionam outras disciplinas além da química, como biologia, física e matemática. Quando perguntado se utilizam ou já utilizaram aplicativos direcionados ao ensino de química nas aulas, 54% declararam que já usaram ou usam essa ferramenta. Todos os entrevistados afirmaram que gostariam de utilizar essa estratégia nas suas aulas. Dessa forma, espera-se com esse projeto, identificar o perfil dos professores de química nesses municípios e apresentar as potencialidades do uso de aplicativos e metodologias ativas para o ensino de química.

Palavras-chave: Ensino de Química; Aplicativos; Metodologias Ativas

 

UFF – INFES – SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

 

“Pré-iniciação científica para o estudo da física clássica”

Fabio Zidane Magalhães de Magalhães1, Isabelle de Matos Brum1, Julia Vitor de Paula2, Lavínia Rocha Valladão Sodré1, Lucas Vitório Pinto do Couto2, Maria Carmen Morais3, Marciano Carneiro Alves3, Luiz Antonio Vieira Mendes3, Kamilla Santos de Souza3, Wesley Miranda da Silva3.

1C.E. Pedro Baptista de Souza – Santo Antônio de Pádua

2C.E. João Maurício Brum – Santo Antônio de Pádua

3Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior/UFF – Santo Antônio de Pádua

 

A Física é uma ciência essencialmente experimental. No ensino de Física, o uso de experimentos tornou-se um grande aliado para superar o ensino tradicional e descontextualizado. Sabe-se que ainda hoje ocorre com grande frequência o uso de metodologias baseadas na memorização de equações e resolução de problemas, sem que haja a associação da teoria com a realidade ou mesmo com o cotidiano do aluno. Diante disso, romper com esse método tradicional de ensino é uma necessidade. A experimentação como estratégia potencializa o ensino-aprendizagem, uma vez que propicia uma participação mais ativa do discente, possibilitando o desenvolvendo da sua autonomia. Além disso, aproximar a teoria da prática por meio de atividades experimentais favorece a capacidade do discente de analisar situações de forma crítica, criar hipóteses e propor soluções para os mais diversos problemas, despertando o pensar científico. No entanto, grande parte das escolas públicas não possuem laboratórios devidamente equipados ou mesmo professores capacitados para a realização dessas atividades. Uma forma de possibilitar o acesso do estudante da Educação Básica ao laboratório de Física e aproximá-lo da universidade, é por meio de projetos que levam o aluno à universidade. Seguindo este espírito, neste projeto são desenvolvidas atividades no laboratório didático de Física na Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua junto a estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Física considerada clássica, tal como mecânica newtoniana, eletricidade e magnetismo e termodinâmica são trabalhados por meio de experimentos que ilustram e demonstram as leis da física, permitindo ao estudante a construção dos conceitos ou mesmo refinar os previamente expostos. O objetivo principal é demonstrar o método científico, iniciando-se com o fenômeno e indo até a reconstrução dos modelos consagrados na literatura. Em paralelo, também são realizadas atividades de construção de experimentos com materiais de baixo-custo que visam aprofundar o conhecimento adquirido, o que pode ser visto neste trabalho, onde a produção de experimentos de eletricidade e magnetismo possibilitaram que teorias relacionadas a esse tema fossem verificadas.


Nenhum comentário: