CADERNO DE RESUMOS XX JORNADA JT REALIZADA NO IFF SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
DATA: 29/11/2022
PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A
CIÊNCIA
CADERNO
DE RESUMOS XX JORNADA CIENTÍFICA JOVENS TALENTOS
ETAPA
2– IFF S. Antônio de Pádua
29/11/2022
Instituições participantes:
IFF
CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA
"HORTA
SUSTENTÁVEL" EM PARCERIA COM A ESCOLA DE PIRAPITINGA.
Ana Clara Gonçalves Tiradestes1,
João Paulo Silva Borges Scarpini1, Antonio Alonso Cecon Novo1
1Instituto
Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
Resumo
O projeto
Horta Sustentável, foi pensado em aproveitar o próprio terreno da escola
parceira, para que os educandos aprendam a cultivar o solo com as hortaliças, para
que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher possam a valorizar o
campo. Quando o educando aprende a cultivar hortaliças e a valorizá-las na sua
alimentação, seu aprendizado quebra as barreiras escolares chegando até o seu
ambiente familiar e na comunidade. O educando ao observar que o objeto de seu
trabalho está sendo consumido e não ficando apenas a mercê, sua autoestima se
torna elevada. Trabalhar a terra na escola possibilita ao educando perceber que
estar e permanecer no campo são necessários, que o mesmo é responsável pela
manutenção da cidade no que diz respeito à alimentação. O objetivo desse trabalho foi pensado no
desenvolvimento de uma horta, que possibilita, além do fornecimento de
alimentos saudáveis para a comunidade escolar, também um melhor e mais
proveitoso aprendizado para os envolvidos, onde a necessidade do toque na
terra, contato com as plantas, diferenciação de formas, texturas, cheiro e da
cor, estimula a inteligência, os sentidos e a interação com o meio ambiente,
desenvolvendo também a consciência ambiental. Fatores educacionais se cruzam
com fatores práticos, dá-se então o desejo pela qualidade alimentar,
contribuindo para o bom uso do homem para com a natureza, onde o conhecimento
não se tornará jamais excessivo para a parte mais dependente, o homem, sendo o
mesmo o mais interessado em manter um ambiente saudável de uso e manejo
sustentado. As hortaliças plantadas na escola seram fornecidas na merenda
escolar para diversificar e melhorar a qualidade nutricional e também os
estudantes poderam levar para suas casas, contribuindo na qualidade e na
diversificação de sua alimentação e de seus familiares.
Palavras-chave: Hortaliças; Manejo Sustentável; Alimentação.
Desenvolvimento e envolvimento de tecnologias sociais como forma de
potencializar ações de extensão: Uma reflexão-ação sobre o projeto de extensão
“Rede Sabores & Saúde”.
Victória Valim Muniz de Assis1,
Elisa de Souza Fontes1, Eduardo Moreira2
1IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana (estudantes
bolsistas)
2IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana.(Orientador)
A pesquisa realização reflexão-ação sobre o projeto de Extensão “Rede
Sabores & Saúde”, seus mecanismos de intervenção social, suas metodologias
e tecnologias desenvolvidas e disseminadas, os impactos oriundos destas ações,
a percepção dos sujeitos sociais sobre sua participação no referido projeto e
os limites e lacunas concernentes a uma atuação mais eficiente e eficaz.
Sabe-se que os conceitos de eficiência e eficácia são muito utilizados na área
administrativa e, muitas vezes, estes termos ocultam as relações humano-sociais
que se encontram por detrás das metas e objetivos propostos para o crescimento
empresarial. Por outro lado programas voltados para potencialização de
realidades socioculturais e econômicas muitas vezes pecam na geração de
indicadores que demonstrem tanto os aspectos positivos quanto negativos
referentes as suas ações. Neste sentido pensar numa análise de projetos sociais
que levem os analistas a um convívio direto com os sujeitos da ação e, ao mesmo
tempo, busquem uma visão mais “exteriorizada” para construção de critérios que
meçam elementos semelhantes aos princípios da eficiência e da eficácia,
direcionando-os a uma maior humanização das ações empreendidas proporcionará
uma maior capacidade de autorreflexão destas intervenções capacitando-as a
mudanças de rumos e/ou inclusão de novas perspectivas como meios de avançar no
processo de emancipação social. Para tal a metodologia da entrevista
semiestruturada, de questionários e da observação direta serão os suportes
metodológicos que buscarão a construção e análise de indicadores capazes de
mensurar os impactos do projeto objeto do estudo.
Palavras-chave: Agroecologia; alimentos saudáveis;
comércio justo
PROTOTIPAGEM COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO DESENVOLVIMENTO DE
NOVOS PRODUTOS
Carlos Henrique
Reis dos Santos Silva1, Evelly Proveti de Aguiar, Hilton Lopes
Galvão
Instituto Federal
Fluminense – Campus Bom Jesus do Itabapoana
Prototipagem é a execução de um
modelo preliminar que tem por base testar hipóteses necessárias para identificar
se a ideia pretendida funcionará e se alguém aceita pagar por ela. O objetivo
desta proposta é que os alunos vivenciem um processo de invenção através do uso
de tecnologias e ferramentas de prototipagem disponíveis para criar suas
produções. Deste modo pretende-se através do uso do Laboratório IFFMaker do
Campus Bom Jesus oportunizar os estudantes que exercitem, de maneira
colaborativa e em todas as etapas do processo de prototipagem, o pensamento
lateral e a criatividade. Foram apresentadas técnicas de processo de ideação,
Design Thinking, brainstorming e o benchmarking. Pretende-se discutir ainda no
decorrer do Projeto, técnicas de gerenciamento ágil de projetos (Scrum), além
do Lean Canvas para definição de modelos de negócios. Foram realizados
encontros para discussão das técnicas, recomendações de leituras e estudos de
artigos relacionados, além de discussões a respeito dos tópicos. Nesta etapa,
os estudantes estarão acompanhando projeto de pesquisa de desenvolvimento de
uma bebida láctea fermentada com aplicação tecnológica de farinha de fruta pão,
desta maneira os estudantes poderão idealizar e gerar protótipos de produtos,
aplicando as habilidades e competências empreendedoras e de espirito inovador,
além da possibilidade de auxiliarem na replicação de tais conhecimentos em
aulas práticas e em eventos a serem realizadas pela Instituição, por exemplo a
tradicional Mostra do Conhecimento a ser realizada no IFFluminense Campus Bom
Jesus do Itabapoana.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Inovação; gestão ágil; alimentos
Estação Meteorológica com ESP32
Lukas Barbosa Porto1, Maria Clara
Ribeiro Zanardi Pimentel1, Eduardo Magalhães de Oliveira1,
José Carlos de Oliveira Júnior1 /
1Instituto
Federal Fluminense, Campus Bom Jesus do Itabapoana
As variáveis meteorológicas têm
grande importância para a humanidade. São elas que irão determinar as espécies
vegetais aptas para determinada região. O manejo adequado da irrigação depende
delas, minimizando o uso dos recursos hídricos, aumentando a produtividade e
qualidade dos produtos e reduzindo o impacto ambiental. Portanto, é de suma
importância a obtenção e divulgação dessas variáveis para o agricultor. O
projeto tem como objetivo a montagem de uma pequena estação meteorológica de
baixo custo, dotada de sensores de pressão atmosférica, temperatura, umidade
relativa, precipitação, velocidade e direção do vento com leitor de cartão SD.
A estação será montada próxima a outra que dispõe de todos os sensores de uma
estação padrão Inmet para calibração e aferição. Sendo fixada em um tubo de
ferro galvanizado de 25,4 mm com 2,00 m acima do nível do solo. O sensor de
velocidade do vento (anemômetro) e o de direção (biruta) serão instalados a 2,00
m acima do nível do solo e o sensor de precipitação (pluviômetro) e o abrigo
meteorológico ficarão a 1,00 m do solo. O sensor de direção do vento possui
internamente um conjunto de 8 sensores (reed com resistores). O anemômetro é do
tipo caneca possuindo sensor reed switch. O pluviômetro conta com uma báscula
para aferição da precipitação da chuva. No abrigo meteorológico foi instalado o
sensor BMP280 (temperatura e pressão atmosférica) e DHT22 (umidade relativa).
Foi utilizado um microcontrolador “ESP32”, painel solar de 10W com bateria. As
variáveis serão lidas a cada dois segundos e calculada a média a cada minuto e
gravado os resultados transmitidos via wifi. Com a disponibilização dos dados
meteorológicos para o agricultor, espera-se um melhor manejo da irrigação.
Palavras-chave: Agrometeorologia; Arduino; ESP32;
Estação meteorológica; Automação agropecuária
Alunos com necessidades educacionais específicas: ação
dos monitores
Ana Luísa
Cacemiro Pastor1, Mayara
Pereira Mende1, Ieni Silva Costa Moraes1, Kátia Yuri
Fausta Kawase1 –
1IFFluminense – Bom Jesus do Itabapoana
A figura do monitor no
NAPNEE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas)
surge na perspectiva da Educação Inclusiva que por meio do Decreto n°
7.611/2011 garante a obrigatoriedade da matrícula do aluno NEE na escola de
ensino regular. Assim, o monitor é utilizado como estratégia para proporcionar
condições ao desenvolvimento do educando e do seu aprendizado. Este projeto tem
como objetivo pesquisar e investigar a relevância da aprendizagem mediada na
inclusão, permanência e êxito de alunos com deficiência no Ensino Médio Técnico
Federal, através da utilização de monitores para alunos com necessidades
educacionais específicas (NEE) no IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana.
Dessa forma foi realizada uma pesquisa através dos dados de rendimentos
acadêmicos dos alunos com NEE acompanhados
de monitores. Serão aplicados questionários “online” com os profissionais
e alunos envolvidos nos processos de inclusão de forma a avaliar a ação dos
monitores na permanência e êxito dos alunos monitorados do Instituto Federal
Fluminense, campus Bom Jesus do Itabapoana (IFFBJI). Foi verificado que os
alunos NEE no ano letivo de 2021 apresentaram melhor rendimento com o
acompanhamento no período de APNP (Atividades Pedagógicas Não Presenciais).
Além disso, no ano letivo de 2022, houve evolução no rendimento acadêmico e na
adaptação dos alunos avaliados ao ambiente escolar. Em relação ao rendimento
acadêmico no geral, comparando os bimestres dos anos letivos de 2021 e 2022,
foi observada uma redução, isso pode ser devido a questões da adaptação ao
retorno das aulas presenciais e dos impactos da
pandemia, que envolvem principalmente as relações sociais, as barreiras ao
processo de aprendizagem e prejuízos psicológicos. Assim, o presente trabalho
apresenta a importância do suporte dos monitores na permanência e êxito dos
alunos com NEE.
Palavras-chave: educação inclusiva, monitoria,
ensino.
“Mídias sociais como ferramenta
pedagógica: um olhar para a conscientização agroecológica”
Ana Carolina Silva de Souza1, Helena Almeida Borges1, Giovanna
Teixeira de Souza1,Natalia Pereira Zatorre2.
1Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do
Itabapoana– Bom Jesus do Itabapoana.
2Instituto
Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana – Bom Jesus do Itabapoana.
Para
que possamos garantir a sustentabilidade, devemos transmitir e educar a
população sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a
utilização de práticas conservacionistas na produção agrícola, pecuária e nos
sistemas florestais. Há tempos que as práticas tradicionais de
ensino-aprendizagem se tornaram aos seus receptores pouco didáticas e de certa
forma obsoletas. Limita-se o período letivo a aulas expositivas, dispondo-se de
recursos padrão como o quadro, caneta e livros didáticos. Dessa forma, a utilização de redes sociais como estratégia educacional é
uma ferramente para a conscientização ambiental e mitigação de danos causados
pelo homem no campo. O objetivo desse projeto é informar, conscientizar e
possibilita a inserção e qualificação de parte dos alunos, produtores locais e
demais a respeito sobre agroecologia e sistemas de produção sustentável. Esse
estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório sobre a
repercussão e potencialidade no uso da rede social como ferramenta para
educação ambiental. Assim, optou-se pela criação de uma página na mídia social Instagram® com o nome de @explorando.agroecologia,
onde ocorrem as postagens de texto e imagens, explicando conceitos da
agroecologia, produção orgânica, sustentabilidade, agrotóxicos, entre outros. Atualmente,
na nossa página @explorando.agroecologia,
temos 121 seguidores e 129 seguindo. Foram várias publicações ao longo desses
meses, sendo esses publicados, principalmente, no story e Feed. Nas últimas
postagens de imagens, foram utilizadas as ferramentas de hastag (#), com
o escrito #explorando.agroecologia e/ou #agroecologia5g. A partir das
publicações, numa vertente qualitativa, analisamos e refletimos sobre os
comentários feitos, a reação das pessoas diante as fotos publicadas e a
contribuição desta rede social como promotoras de conscientização a respeito
desta relação homem-natureza. As dificuldades de uma educação acessível a todos
ainda é um desafio, mesmo com a utilização de novos recursos.
Palavras-chave: Instagram®; Ensino-aprendizagem; Práticas conservacionistas.
Percepção e educação ambiental sobre a conscientização agroecológica”
Helena
Almeida Borges1, Ana Carolina Silva de Souza1, Giovanna
Teixeira de Souza1,Natalia Pereira Zatorre2.
1Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do
Itabapoana– Bom Jesus do Itabapoana.
2Instituto
Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana – Bom Jesus do Itabapoana.
A Educação Ambiental na área da
agropecuária representa um instrumento essencial em busca de meios que promovam
a superação dos impactos negativos que tanto prejudicam o meio ambiente e a
produção agrícola e afligem a sociedade como um todo. Este trabalho foi desenvolvido com o
objetivo de identificar as percepções de alguns alunos do curso de Agropecuária
no Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana sobre
agroecologia, usando elementos didáticos e disponíveis para realizar uma ação
de educação ambiental. O projeto ainda está em andamento e esses dados são
parciais. A percepção prévia dos alunos sobre a agroecologia foi avaliada por
meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada
com vídeos e da mídia social que a equipe criou no Instagram®
com o nome de @explorando.agroecologia, sendo aplicados novos
questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Além
disso, como a maioria dos alunos são menores de idade, foi necessário solicitar
aos responsáveis o Termo de Consentimento Ativo (TCA) autorizando a participação
dos filhos. Foram aplicados questionários, aos alunos, com perguntas objetivas
e discursivas, respondidos por 100 alunos. Os estudantes demonstraram um
conhecimento prévio relativo sobre a agroecologia, agricultura orgânica,
sustentabilidade e equilíbrio ecológico. Mesmo após o envio de informações
sobre a temática, os alunos mantiveram um conhecimento superficial. É preciso
que seja incentivado na escola o desencadeamento de reflexões que levem o aluno
a compreender as questões da agroecologia para além de suas dimensões
ambientais. Por enquanto, essa a ação educativa não demonstrou eficácia na
transferência dos conceitos ecológicos sobre uma produção agrícola sustentável,
de forma inicial. Podemos dizer, o desafio consiste em mudar a relação sociedade
e recursos naturais, o que exige simultaneamente o desenvolvimento sustentável
e a incorporação da agroecologia nos modelos agrícolas atuais.
Palavras-chave:
Percepção ambiental, Educação ambiental, Sustentabilidade.
“POPULARIZANDO A CIÊNCIA: DESVENDANDO A MICROBIOLOGIA”
Maria Eduarda Cabral Trindade1, Karla
Magalhães Ferreira do Amaral¹, Lucas Souza Muscarelli¹, Paula Aparecida Martins
Borges Bastos¹ –
IFF Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus/RJ
Hodiernamente, as pessoas vêm utilizando a internet
como fonte de informação. Porém, nem sempre o conteúdo dessas informações é
confiável. Pensando nisso, pesquisadores e educadores em geral têm migrado para
as mídias sociais, visando transmitir conhecimentos científicos de forma pedagógica
e acessível às pessoas não especializadas. O projeto teve como objetivo
principal a popularização da ciência com foco na microbiologia. Para isso,
pensou-se em explorar as redes sociais (Blog, Facebook, Instagram, YouTube e
Tik Tok), com postagens semanais. Para disponibilizar um conteúdo seguro,
foram necessárias reuniões semanais com a orientadora, a qual forneceu
instruções para que se sucedessem as pesquisas e as publicações. Foram
publicados diversos temas, variando entre conceitos básicos da microbiologia,
técnicos ou envolvendo um campo abstrato, como, por exemplo, vídeos sobre
livros ou filmes em que se podia identificar a influência da microbiologia,
totalizando mais de 70 postagens. O conteúdo foi disponibilizado em forma de
textos, vídeos, “lives”, quizzes e em participações em Podcasts. Ao longo do
projeto, chegou-se à marca de 1.690 seguidores na mídia Instagram. Percebeu-se
satisfatória interação com os seguidores, sendo algumas postagens sugestões do
próprio público.
Palavras-chave: microbiologia, ciência, redes sociais.
“PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DO VALE DO
ITABAPOANA: DANDO VOZ À MEMÓRIA”
Elisa dos Santos Werneck1, Leonella Campos
Gualande Almeida2, Paula Aparecida Martins Borges Bastos1
1IFF Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus/RJ, 2Escola
Euclides Feliciano Tardin
O noroeste fluminense possui um rico patrimônio
cultural, sendo importante realizar ações no sentido de preservar as memórias
locais para as gerações futuras. Realizar escuta das vozes, memórias,
experiências e conhecimentos de pessoas da comunidade permite criar uma rica
fonte de material para composição de histórias e memórias locais e regionais. O
objetivo do projeto é criar um repertório digital voltado para a memória do
patrimônio material e imaterial do Vale do Itabapoana. A metodologia consiste
em realizar entrevistas através dos meios digitais e de forma presencial com
pessoas da região, disponibilizando as memórias e histórias registradas em
vídeos e fotos na rede social, além disso, são realizadas pesquisas sobre os
patrimônios, produzindo novas fotos, vídeos e materiais. Todas estas
realizações são programadas em reuniões virtuais semanais. Até o momento foram
entrevistadas 15 pessoas, de forma virtual ou presencial. Em novembro/2021 foi
criada a conta “perolas.do.patrimonio” no Instagram. Todo o conteúdo
produzido vem sendo disponibilizado semanalmente nesta conta, sendo em formato
de vídeo ou com fotos sobre lugares, com uma breve descrição. Em setembro/2022
já são 126 seguidores, com 43 publicações, sendo o vídeo que fala sobre o grupo
musical “Amantes da Arte”, da cidade de Bom Jesus do Itabapoana, o mais
acessado com 709 visualizações. Também criamos um blog, porém optamos por
priorizar o Instagram, por possibilitar melhor aproveitamento das
entrevistas. Ainda estamos produzindo bastante conteúdo sobre o projeto e logo
teremos mais resultados. Até agora já foram construídos diversos arquivos de
vídeo contendo informações relevantes sobre distintos patrimônios regionais, os
quais poderão servir de referência para ações concretas de preservação e apoio
aos distintos patrimônios, de forma a manter a riqueza e diversidade da cultura
do Vale do Itabapoana, garantindo o direito à memória e o acesso aos bens
culturais pelas gerações futuras.
Palavras-chave: Redes sociais; Patrimônios;
Entrevistas; Conhecimento.
IFF CAMPUS CAMBUCI
IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS NA
ORDENHA EM PROPRIEDADES RURAIS DA REGIÃO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE - RJ
Caio Silva Cardoso 1 , Isabela
Carvalho Amorim1 , Maria Vitória Domingues dos Santos, Poliana Batista de
Aguilar1 , Kíssila França Lima1 , Marize Bastos de Matos1
1 Instituto Federal Fluminense Campus
Avançado Cambuci
As
Boas Práticas Agropecuárias, na pecuária leiteira, constituem um conjunto de
atividades desenvolvidas dentro da fazenda com objetivo de garantir a saúde, o
bem-estar e a segurança dos animais, do homem e do ambiente. Dessa forma, o
objetivo desde projeto será implantar as BPA relacionadas à higiene na ordenha
em propriedades da região Norte e Noroeste Fluminense - RJ. O projeto será
realizado em propriedades rurais localizadas no Norte e Noroeste Fluminense do
estado do Rio de Janeiro nos municípios de São Fidélis, Cambuci e Itaocara. Serão
selecionadas quatro propriedades em cada município totalizando 12 propriedades
para a implantação das BPA com ordenhas do tipo manual e mecânica. As
propriedades serão visitadas duas vezes, em intervalos de 15 dias, a pesquisa
será feita em duas etapas. Na primeira etapa será realizado um acompanhamento
do processo habitual de ordenha, aplicação de um questionário com perguntas
sobre as BPA relacionadas à higiene na ordenha, coleta de duas amostras para
realização de análises microbiológicas e a aferição da temperatura do leite no
tanque de refrigeração. Além disso, será realizada uma explanação e
conscientização para os produtores a respeito das BPA. Na segunda etapa será
realizada novamente a coleta de duas amostras de leite para realização de
análises microbiológicas além da aferição da temperatura do leite no tanque de
refrigeração, bem como a aplicação de um novo questionário sobre as BPA. A
análise descritiva será realizada com o auxílio do Microsoft® Office Excel 2010
e expressas em porcentagem.
Palavras-chave:
Higiene, Leite, Mastite, Ordenhador, Qualidade
PERCEPÇÃO E ANÁLISE DE CONHECIMENTOS
EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DIFUNDIDOS PELO NEA IFF
CAMBUCI
Alícia
Calheiros Ribeiro1 , Milena Daflon Alvarenga Baltazar1 , Tainá dos Santos
Soares1 , Kíssila França Lima1 , Ricardo Tadeu Galvão Pereira, Marize Bastos de
Matos1
1 Instituto
Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci
O Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal
Fluminense Campus Avançado Cambuci (NEA-IFF Cambuci), implantado no Campus
desde 2016 é de grande importância para agropecuária e a agricultura regional
por propor metodologias e formas de produção agrícola e pecuária diferenciada
da tradicionalmente utilizada na região, principalmente dentro de um Instituto
Federal, com o propósito pesquisa, extensão e ensino formando profissionais com
uma visão holística de um modelo de produção sustentável. Assim, o projeto se
faz importante para discutir, e difundir conceitos que levem em consideração a
agroecologia, a proteção ambiental, o redesenho do modelo de produção atual e a
mudança na vida dos que estarão envolvidos direta ou indiretamente na execução
do trabalho. O objetivo deste projeto será o de fortalecer e difundir a
agroecologia e o desenvolvimento rural sustentável, através do NEA-IFF Cambuci,
por meio de ações que promovam a troca de saberes com a comunidade e realizar
uma análise quali-quantitativa sobre os conhecimentos em agroecologia e
desenvolvimento rural sustentável difundidos pelo NEA-IFF Cambuci.
Palavras-chave: Análise de Conhecimentos, Núcleo de Estudos,
Troca de Sabere
Detecção do gás estufa óxido nitroso
emitido por solo da região de Cambuci-RJ por meio da espectroscopia fotoacústica.
Kailane Martins Braço da Silva, Daniel Silva
Santos, Marcelo Gomes da Silva, Ricardo Tadeu Galvão Pereira, Mila Vieira da Rocha.
1Instituto
Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci
2Universidade
Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
O setor agropecuário é uma importante fonte de emissão de gases estufa,
sobretudo no Brasil, em que a comercialização de commodities agrícolas responde por parte significativa da balança comercial do país. As emissões de óxido nitroso (N2O) são particularmente relevantes, uma
vez que este possui um potencial de aquecimento global 273 vezes maior do que o
CO2. No solo, o N2O é naturalmente produzido nos processos de
nitrificação e desnitrificação do Ciclo do Nitrogênio, quando estes ocorrem de forma incompleta, porém suas
emissões vêm aumentando significativamente devido
ao uso de fertilizantes nitrogenados e práticas inadequadas
de manejo do solo. Neste sentido, desenvolver práticas sustentáveis na produção agropecuária exige que seja feito o monitoramento das emissões desse gás. Como é normalmente emitido nessas atividades em nível de traço (partes por milhão (ppm) e partes por
bilhão (ppb)) seu monitoramento exige o uso de técnicas com alta sensibilidade e seletividade. Neste sentido, a espectroscopia fotoacústica (EFA), utilizando laser de cascata quântica, é uma opção de baixo custo, não destrutiva que exige
pouca ou nenhuma preparação de amostra, permite análises em tempo real com sensibilidade e seletividade
adequadas para monitoramento desse gás na atividade agrícola. Neste trabalho, a EFA foi utilizada para detectar a emissão de N2O em um solo coletado na região rural do município de Cambuci (IFF-Cambuci), no interior do estado do Rio de Janeiro. O solo foi
coletado em duas regiões com diferentes manejos: pasto e floresta, seguindo o
protocolo de coleta para análise química. Foram também coletadas amostras
indeformadas para determinação da densidade do solo em cada manejo. Em seguida
esse material foi seco ao ar, destorroado e peneirado. Para análise no
espectrômetro fotoacústico, amostras de cada manejo foram montadas em anéis de
metal de 5cm x 5cm, com 90g de solo e 45ml de água. As emissões de N2O foram então monitoradas continuamente em tempo real até o término. Os
resultados obtidos indicam que foi possível monitorar as emissões desse gás
estufa emitidas pelo solo dessa região com a EFA e ainda que a amostra da
região de mata apresentou uma emissão maior do que a amostra de pasto.
Democracia, participação popular e cidadania:
Estudo social, econômico e político de Cambuci/RJ.
Felipe
Teixeira Mothé1; Régis Rodrigues de Almeida2
1 Discente
do Instituto Federal Fluminense – Campus Cambuci
2 Docente
do Instituto Federal Fluminense – Campus Cambuci
Cambuci
é um município localizado na região Noroeste Fluminense, com uma população
estimada, em 2020, de 15.514 habitantes (IBGE, 2021). O PIB cambuciense,
conforme apontam os dados do IBGE (2018), é composto por 11% da indústria, 17%
do setor agropecuário, 30% de serviços e 42% dos serviços públicos. Chama a
atenção o fato de Cambuci ser apenas o 75º PIB no ranking estadual, porém ser o
13º no setor agropecuário. Desde sua emancipação política, datada do final do
século XIX, até os dias atuais, Cambuci passou por muitas transformações
sociais, econômicas, culturais e políticas, citando-se como exemplo as mudanças
da sede do munícipio, o início e fim do ciclo do café, a estagnação econômica e
o perfil agropecuário atual. Portanto, o projeto tem por objetivo estudar as
práticas políticas do poder executivo e legislativo do município de Cambuci,
especialmente no que refere aos projetos de leis propostos e enviados por ambos
poderes, o grau de abertura da participação popular nas decisões políticas
municipais e a política econômica e financeira de Cambuci. Para realizar tal
proposta, será necessário coletar e analisar os projetos de leis propostos
pelos vereadores, prefeito municipal e de iniciativa popular; analisar a lei orgânica
do município; entrevistar vereadores, prefeitos e secretários municipais sobre
as políticas públicas do município, e, também, se necessário, órgãos públicos
que atuam na fiscalização pública, como Ministério Público, Tribunal de Contas
dos Municípios, entre outros. Por tudo isso envolve, primeiramente, analisar o
perfil econômico e social de Cambuci, bem como sua engenharia financeira e
fiscal. O projeto, assim, tem por meta coletar e analisar dados secundário que
ajudam a elucidar a realidade social e econômica de Cambuci, e, assim, avançar
para compreender se há coerência entre as propostas políticas para o município
e sua realidade concreta. Outro fito é o de visualizar a realidade financeira
de Cambuci, ou seja, como estão as receitas (oriundas de impostos e
transferências externas) e as despesas (porcentagem com educação, saúde, etc)
do município, por meio de informações do Tribunal de Contas do Município. Isso
faz importante para compreender a responsabilidade e compromisso com a gestão
administrativa dos recursos públicos.
Palavras-chave:
democracia; participação popular; política
IFF CAMPUS ITAPERUNA
O Brasil rumo ao desenvolvimento insustentável
Júlia
Castelo Branco Almeida1; Emilly Miranda dos Santos Miranda1;
Marlúcia
Junger Lumbreras2
1 Discente do Curso Téc. em Administração –
IFFluminense campus Itaperuna; 2Docente
do Curso Téc. em Administração – IFFluminense campus Itaperuna
Resumo
O conceito de desenvolvimento sustentável é amplo e
controverso, sendo debatido desde a década de 1980. O presente estudo foi
realizado considerando as premissas de Ignacy Sachs para o termo, compreendendo
que ele deve ser socialmente includente, ambientalmente sustentável e
economicamente sustentado no tempo. O objetivo foi analisar o processo de
desenvolvimento brasileiro na atualidade, por meio de pesquisa bibliográfica e
documental, adotando o método exploratório descritivo e a pesquisa qualitativa.
Os resultados revelam que o Brasil apresenta notável retrocesso nos aspectos
ambientais, pois os indicadores de acompanhamento da taxa de desmatamento da
Amazônia Legal, acompanhados pelo PRODES, evidendiam que houve significativa
elevação na área desmatada, passando de 7536km2 em 2018 a 13235km2
em 2021. Além disso, durante o vigente ano de 2022 no mês de maio, foi
registrada, por meio do INPE, a totalidade de 2.287 focos de incêndios
florestais na Amazônia, com o número de fontes de calor alcançado um aumento de
96% em comparação ao mesmo período do ano de 2021, onde foram registrados 1.166
focos de incêndio. Ainda segundo o INPE, todos os seis biomas brasileiros
sofrem com queimadas, mas de forma particular, as regiões da Amazônia, Pantanal
e Cerrado foram, e ainda são as que mais têm sofrido com os focos de incêndio.
Quanto aos resultados econômicos, as propostas apresentadas no período
voltam-se exclusivamente para o crescimento econômico, sem alcançar o referido
propósito, visto que a evolução da taxa de desemprego, divulgada pelo IBGE
mostra que, no 1º trimestre de 2022, havia 11,9 milhões de pessoas desocupadas,
e 4,6 milhões de desalentados. Igualmente, o Índice de Preços no Consumidor
(IPCA), utilizado para acompanhar as tendências de inflação no Brasil, tendo
por base o preço médio utilizado para aquisição de bens de consumo e serviços,
e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que busca abranger seus
resultados tendo por referência, famílias que possuem renda entre 1 e 5
salários mínimos e residem em áreas urbanas previamente estabelecidas, mostram
que, entre 2018 e 2022 houve um aumento da inflação no Brasil. No que se refere
aos indicadores sociais, a pandemia de Covid-19 e o contínuo desmonte de
políticas públicas voltados à redução de desigualdades sociais têm repercutido
no aumento da insegurança alimentar e da fome no País. Dados da ONU revelam que
61 milhões de brasileiros enfrentaram dificuldades para se alimentar, entre
2019 e 2021, e que 15 milhões deles passaram fome. Além desses fatores,
observa-se também a desigualdade racial presente no cotidiano, seja em falas ou
em atitudes, pois essa diferença entre a população branca e negra ocorre desde
a colonização do Brasil. Segundo o IBGE (2019), a população negra representa
70% da população que se encontra abaixo da linha da pobreza. Tal desproporção
não se afasta muito em outros aspectos, como na educação, renda e inclusive
moradia. Deste modo, o estudo aponta para a comprovação da hipótese da pesquisa
de que o Brasil caminha para o desenvolvimento insustentável diante dos
resultados negativos relativos aos aspectos analisados.
Palavras-Chave: Desenvolvimento
sustentável. Sustentabilidade. Indicadores econômicos. Indicadores sociais.
Indicadores ambientais.
COLÉGIO ESTADUAL DEODATO LINHARES – MIRACEMA
‘‘As concepções de
estudantes da educação básica e o interesse da
população pela
Ciência e a COVID-19’’
Julia
Assumpção, José Carlos Meira Filho, Rayssa da Silva Pimenta.; Amanda Castelão
Sousa.
Colégio
Estadual Deodato Linhares.
A relação
ciência-sociedade tende a sofrer influência dos acontecimentos diversos a cada
período da História da humanidade. Portanto, se faz relevante identificar a
percepção da sociedade em relação à ciência a fim de estreitar os laços e
aproximar as realidades social e científica. Tendo em vista a pandemia de
COVID-19, declarada em 2020 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), será
possível que a visão da sociedade sobre a ciência e as práticas científicas
tenha sofrido algum tipo de influência?
Partimos do pressuposto de que a mídia vem, incansavelmente, veiculando
notícias relacionadas às buscas por vacinas, tratamentos e, até mesmo,
desmentindo falsas informações relacionadas ao trabalho científico. Entretanto,
é possível que a visão dos estudantes, bem como o interesse da população, tenha
sido impactados, de alguma forma, pelos recentes acontecimentos ligados à
pandemia. O objetivo desta pesquisa é
analisarmos se a pandemia de COVID-19 exerceu impacto sobre o interesse da
população brasileira e sobre as concepções dos estudantes da educação básica a
respeito da ciência. Os alunos participantes desta pesquisa são pertencentes ao
ensino médio do Colégio Estadual Deodato Linhares, município de Miracema,
noroeste do Estado do Rio de Janeiro, e foram convidados a responder um
questionário (Google Forms) sobre o tema proposto neste projeto. Ademais, analisamos as pesquisas realizadas
no Brasil em uma popular plataforma de buscas online (Google Trends) entre os
anos de 2004 e 2020, a fim de identificar as buscas acerca de termos
relacionados ao tema proposto por este projeto nos últimos anos realizamos
entrevistas e análises em sites, artigos e livros, propriamente relacionados ao
tema. Ao identificar as concepções de estudantes sobre a ciência, bem como o
interesse da população pelo tema, é possível estreitar a distância entre ciência
e sociedade e estimular a escolha de carreiras científicas.
‘‘A percepção sobre
imagem corporal em uma comunidade escolar no interior do Estado do RJ’’
Beatriz Sentineli, Emanoely Alves, Adriana Costa; Amanda Castelão.
Colégio Estadual Deodato Linhares.
O projeto se trata de uma pesquisa com uma
abordagem qualitativa que envolve a realidade social. Sendo a mesma, como a
possibilidade de incentivo à reflexões acerca da pluralidade de saberes
relacionados ao corpo. a questão de partida desse estudo foi: Como os
indivíduos pertencentes a uma comunidade escolar no município de Miracema RJ
percebe a imagem corporal? Partimos do pressuposto que os conceitos
relacionados a "Imagem Corporal" parecem estar se popularizando e,
dessa forma, podem estar exercendo a influência na forma como a comunidade
escolar tem refletido sobre os padrões estéticos. O objetivo é analisar os
dados referentes às buscas em uma plataforma online e as percepções de
indivíduos pertencentes a uma comunidade escolar no município de Miracema/RJ
sobre a imagem corporal. As consequências de uma imagem corporal negativa são
diversas, entre essas estão os fatores como a inatividade física, alimentação
não saudável e ganho de peso. Em virtude das consequências apresentadas por uma
representação de uma imagem corporal negativa, se faz necessário um alcance
maior em novas possibilidades estratégicas educacionais em saúde. A metodologia
adotada enquadra-se na abordagem qualitativa, nesse sentido, a abordagem
qualitativa viabiliza a análise da realidade por meio da compreensão dialética
do objeto de estudo em seu contexto sócio-histórico. A pesquisa será
desenvolvida entre os anos de 2021-2022 através da aplicação de formulários em
ambientes virtuais, pesquisas em uma base de dados online e com profissionais especializados no
assunto. Como produto do projeto será desenvolvida uma revista digital, onde
será divulgada em meios onde as pessoas possam ter acesso. O conteúdo da
revista será os resultados obtidos por meio do questionário divulgado, os
resultados da plataforma Google Trends e as pesquisas feita com profissionais
especializados no termo imagem corporal. A partir deste projeto será possível
identificar padrões relacionados a percepção de jovens e adultos sobre a
própria imagem corporal bem como o alcance dessa discussão em diversos locais
do Brasil.
“AVALIAÇÃO DE MATERIAIS INFORMATIVOS SOBRE COVID-19
DISTRIBUÍDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, HOSPITAIS, CLÍNICAS PÚBLICAS E
PRIVADAS NA CIDADE DE MIRACEMA-RJ.”
Maria Eduarda Silva¹ , Matheus Detoni Faria1 , Maria
Gabrielly Pereira Salvini1 & Antônio José da Silva Gonçalves2
1-Colégio Estadual Deodato Linhares
2-Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas
Médicas instituto Oswaldo Cruz /Fiocruz
A
pandemia de covid-19 é considerada como uns dos principais problemas de saúde
pública mundial, e atualmente se configura como uma sindêmica, ou seja, um
conjunto de problemas de saúde que estão interagindo de forma sinérgica,
aumentando a carga excessiva de doenças em uma população. Este projeto temos
seguintes objetivos: analisar materiais informativos sobre covid-19 das
unidades de saúde pública e privada na cidade de Miracema/rj, mapear as
unidades básicas de saúde públicas e privada, identificar os materiais sobre
covid- 19 disponíveis nas unidades de saúde, avaliar o conteúdo dos
informativos da área de saúde sobre covid-19, construir tabelas, gráficos e
nuvens de palavras. Estes informativos serão avaliados quanto ao conteúdo,
apresentação gráfica, a linguagem, os termos técnicos e o ganho cognitivo. Será
aplicado um questionário para avaliar os saberes da comunidade escolar do
Colégio Estadual Deodato Linhares e da escola Municipal Professor Álvaro
Augusto da Fonseca Lontra. Com os resultados preliminares, foram obtidos 8
panfletos nas unidades básicas de saúde para uma futura análise dos materiais
informativos sobre Covid-19. Além disso, fizemos um mapeamento das unidades
básicas de saúde e na cidade de Miracema foi encontrado: 1 hospital, 7 postos
de saúde e 1 clínica pública. Estes estudos servirão de contribuição para que
novas abordagens e sugestões para melhor entendimento dos materiais
informativos, e até mesmo no desenvolvimento de novos materiais. Além de proporcionar
o desenvolvimento de ações educativas, de divulgação científica e de promoção
da saúde sobre Covid-19
Palavras-chave: Infecções por coronavírus,
Materiais educativos, Divulgação Científica e Educação Formal e não Formal.
“DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ENTEROPARASITOSES: MODELOS
3D, REALIDADE VIRTUAL OU E AUMENTADA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE”
Fernanda Silva Aguiar de Mello e Souza¹, Emanuelle Garcia Caveari1
, Samira Quintas Poeys Bastos1 & Antônio José da Silva Gonçalves2
1- Colégio Estadual Deodato Linhares
2-
2-Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas instituto Oswaldo
Cruz /Fiocruz
As enteroparasitoses constituem um grupo de
doenças relacionadas com o contato ao solo, água e alimentos contaminados com
formas infectantes dos parasitas, que colonizam o trato intestinal de
vertebrados. Essas parasitoses representam um grande problema de saúde pública
e apresentam uma ampla distribuição geográfica, ocorrem em áreas urbanas e
rurais, com variações do quadro clínico de acordo com o ambiente, o hospedeiro
e espécie de parasita envolvido. Estima-se que 3.5 bilhões de pessoas no mundo
estão infectadas por algum parasita intestinal, destas 450 milhões apresentam
manifestações clínicas das doenças e a maior parte é de crianças. Ações
educacionais que privilegiam os conhecimentos, as concepções sobre saúde/doença
de forma problematizadora, dialógica, participativa e permanente, embasada na
perspectiva da pedagogia interacionista pode ser um dos caminhos para promover
a autonomia dos indivíduos e transformações sociais. Essas ações, em adição à
divulgação cientifica podem promover na comunidade reflexões sobre ciência e
saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade com visão crítica, capaz
de opinar em relação as tomadas de decisões públicas sobre os processos saúde e
doença, tanto no individual como no coletivo. Contudo, o presente projeto tem
como objetivo identificar os saberes de agentes comunitários, assistentes
sociais e comunidade escolar sobre as enteroparasitoses, elaborando assim
modelos macromodelos em impressora 3D ou em biscuit e produzir materiais
informativos (mapas conceituais) sobre parasitos intestinais, como instrumento
de ensino e aprendizagem, destacando sua importância, focando nos tópicos
relacionados à transmissão, sintomatologia e localização no corpo humano, além
de medidas de controle, e aplicar na comunidade escolar do CEDL .do município
de Miracema, RJ. Para obtenção de resultados, foi aplicado um questionário
sobre enteroparasitoses, possibilitando-nos saber o que os alunos sabem ou não
sobre parasitas intestinais, além de analisar os questionários em gráfico,
nuvens de palavras e conteúdo. Concluímos que, as parasitoses intestinais
constituem ainda um grande desafio de saúde pública no nosso país. As pesquisas
com abordagens quantitativas e qualitativas no intuito de responder diversas
questões relacionadas a prevalência, transmissão assim como os seus
condicionantes são de extrema importância para podermos traçar políticas
públicas eficazes para o controle e divulgação. Almejamos que este estudo
contribua para formação de cidadãos críticos e conscientes da realidade em
vivem, capazes de tomar decisões individuais e coletiva para lutar sempre por
melhores condições de vida e sua saúde.
Palavras-chave: Enteropasitoses, Parasitas
intestinais, Materiais educativos, Divulgação Científica e Educação formal e
não formal
O ensino remoto
e sua repercussão para estudantes de escolas públicas no município de
Miracema-RJ : um estudo de caso”.
Letícia Bereta² e Kauê do Carmo²; Paulo César da Cruz de Azevedo¹,
¹Colégio Estadual Deodato Linhares
O fechamento das escolas brasileiras em meados de março de 2020,
devido à pandemia de Covid-19 obrigou secretarias estaduais e municipais de
Educação a elaborarem e implementarem soluções de ensino remoto de maneira
emergencial. As ações de contingência, adotadas em diferentes velocidades
tentam garantir o mínimo de continuidade de atividades escolares, preservando o
possível no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em todo o país. Se
faz necessário um olhar mais atento e cuidadoso para as soluções adotadas e
refletir sobre como aprimorá-las para melhor atender aos estudantes. Contudo,
este trabalho busca realizar um estudo qualitativo e quantitativo no que tange
a repercussão dessas ações em escolas públicas das redes estaduais e municipais
de Miracema-RJ. Fazer uma maquete em 3d com uma nuvem de palavras sobre a
pesquisa de campo com diretores e a pesquisa online com os alunos para ser
apresentada na feira municipal. Vale identificar benefícios, malefícios e
oportunidades que a situação emergencial pode ter gerado. Realizar um estudo minucioso
e cuidadoso no que tange aos benefícios e prejuízos causados pelo ensino
remoto, em tempos de pandemia, no município de Miracema-RJ. Caracterizar se
ocorreram a prática de ações inovadoras geradas a partir do ensino remoto e/ou
híbrido. Verificar as dificuldades apresentadas por professores e estudantes
relacionadas ao ensino remoto em escolas da rede pública de ensino. Estudar a
possibilidade de recuperação de lacunas existentes nos conteúdos no que se
refere ao processo ensino/aprendizagem em tempos de pós-pandemia. Pesquisa de
campo com alunos que viveram anos acadêmicos importantes no meio da pandemia.
Pesquisa e rodas de conversa com em relação ao período pré-pandêmico e
pós-pandêmico.
Palavras-chave:
Escolas Públicas, Ensino Remoto, Pandemia.
“UNINDO CIÊNCIA, ARTE E TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO”
João Pedro Martins², Saymon
Braz², Pedro Gabriel ²; Paulo Cesar da Cruz de Azevedo ¹,
¹Colégio Estadual Deodato Linhares
No período
pandêmico as novas tecnologias foram ganhando destaque e proporcionando novas
maneiras de auxiliar e amparar as escolas. Visando isso que o presente projeto
se baseia, unir ciência, arte e tecnologia na construção de novos conhecimentos
científicos através das impressoras 3D adquiridas pela coordenação do programa
jovens talentos para a ciência-Faperj de Miracema-RJ. Através da impressora 3D
pretende-se criar materiais educacionais que auxiliem os laboratórios de
biologia e química do colégio estadual Deodato Linhares e materiais que possam
contribuir de alguma forma para o projeto dos outros participantes do programa
jovens talentos para a ciência-Faperj. A partir disso foram construídas
máscaras face Shields, que também é um dos objetivos do projeto e materiais
para auxílio de outros projetos, como por exemplo: mosquito da dengue,
microscópios, entre outros. Por fim, conclui-se que as impressoras 3D são de
extrema necessidade nas escolas e precisam ser melhor utilizadas, pois a partir
dela pode se criar diversos materiais educacionais de uso necessário para o
ensino e a forma de ensinar.
Palavras-chave: tecnologia, impressoras 3D, ciência.
Arboviroses:
Doenças que vêm voando.
Maria Eduarda Moreira Soares² , Edvânia Frederico Braz².;
Sandra
Maria Gomes de Azevedo¹,
² Colégio
Estadual Deodato Linhares.
Em
2019, a cidade de Miracema, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro,
especificamente, no Noroeste Fluminense, passou por uma epidemia de duas
Arboviroses: Dengue e Chikungunya. Nesta perspectiva o presente projeto tem
como objetivo desenvolver ações educacionais e de divulgação e popularização do
conhecimento científico sobre arboviroses, assim como de promoção da saúde
junto à população, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais de saúde,
professores e estudantes de Miracema. Esta proposta se justifica devido as
arboviroses serem relevantes na saúde pública tendo em vista vários fatores,
que vão desde a diversidade de agentes infecciosos envolvidos e a pluralidade
de manifestações clínicas, até a inexistência de apoio laboratorial eficiente,
de medidas imuno-profiláticas para a maioria das infecções recorrentes e a
dificuldade na implementação e manutenção de medidas educativas e sanitárias.
Na tentativa de minimizar o problema e na perspectiva de obtenção de alguns
resultados foi realizado um questionário para agentes de saúde e estudantes do
Colégio Estadual Deodato Linhares, a partir do qual foi construído um gráfico
com as concepções obtidas a partir das respostas. Além disso, para o
desenvolvimento do projeto foram construídos panfletos informativos que serão
distribuídos em postos de saúde, nas escolas e nas comunidades para maiores
esclarecimentos sobre as doenças. O projeto trás em seu bojo a Coordenação de
uma Feira de Ciências que será realizada na praça principal da cidade envolvendo
todas as escolas das redes pública e privada de Ensino de Miracema-RJ, para que
possamos atingir dessa forma um maior público a nível de município. Vale
ressaltar a importância da divulgação do conhecimento científico na promoção do
alfabetismo científico. A Feira de Ciências será realizada no dia 07/10/2022
com a participação de 32 escolas, 52 estudantes do Programa Jovens Talentos
para a Ciência FAPERJ de Miracema-RJ, além dos Orientadores do Programa JT e
Cientistas da FIOCRUZ-RJ. Conclui-se que o projeto se pauta na necessidade de
divulgar, informar e compartilhar conhecimentos enaltecendo a necessidade de
uma proposta cuidadosa para evitar a proliferação das doenças caracterizadas
como arboviroses, além das medidas preventivas a serem tomadas, para que as
mesmas sejam evitadas. O projeto se preocupou também em promover a divulgação
científica através da confecção e distribuição de panfletos informativos em
postos de saúde e Escolas das Redes Pública e Privada de Ensino. A culminância
do projeto se dará a partir da “Feira Municipal de Ciência e Arte na Praça” que
acontecerá no dia 30/09/2022.
Palavras chaves: Arboviroses. Dengue.
Chikungunya.
“Ciência & Arte no ensino das arboviroses com a participação do
Projeto Jovens Talentos Para Ciência FAPERJ, na cidade de Miracema/ Rio de
Janeiro”.
Maria Monaliza Teixeira da Silva², Verônica Silva²,
Brendha Luísa Dutra² ; Sandra Maria
Gomes de Azevedo¹, -
¹Colégio Estadual Deodato Linhares
A divulgação científica sempre foi alvo de mudanças em todo o mundo, seu
papel é levar à população informações científicas ou acesso à essas
informações. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo
desenvolver ações educacionais e de divulgação científica sobre as arboviroses,
as quais, possuem alta relevância na saúde pública, devido à vários fatores que
vão desde a diversidade de agentes infecciosos envolvidos até à necessidade de
manutenção das medidas educativas sanitárias, pois são doenças tropicais
negligenciadas que estão interligadas com a falta de investimento e informações
na área de saúde e educação para atender as necessidades da população. Várias
ações foram realizadas, como entrevistas com agentes epidemiológicos de saúde
de Miracema-RJ, visitas ao posto epidemiológico para coleta de dados
notificados das ARBOVIROSES e pesquisas de campo sobre o quantitativo de conteúdos sobre arboviroses
contidos nos livros didáticos do ensino fundamental e médio (Ciências e
Biologia), foi ainda registrado o quantitativo de materiais informativos
(cartazes, banners, folders e panfletos), presentes e amplamente divulgados no
município, além de pesquisas sobre os macacos das espécies Bugios e Saguis,
sinalizadores da febre amarela, foi também encaminhado um questionário on-line
para o proprietário da Fazenda Santa Inês, Dr. Roberto Ventura Lopes, que nos
passou informações consistentes
sobre a fazenda e sua rica biodiversidade, totalmente preservada, que identifica uma abundância importante de
animais presentes na mesma, enfatizando a presença de grupos de primatas sinalizadores da febre amarela. A partir da
entrevista com a Secretária de Saúde do município, Vanessa Gutterres,
informações relevantes foram passadas no que tange as ações de controle das
ARBOVIROSES detalhando número de pessoas afetadas no decorrer dos anos, locais
onde são feitas as visitas dos agentes de saúde e onde são realizadas as
campanhas de prevenção. Para corroborar com a divulgação científica de forma
lúdica foram construídas armadilhas para a captura de mosquitos
(mosquitéricas), modelos do ciclo de vida do mosquito Aedes em biscuit, um jogo
de quebra-cabeça para ser trabalhado com um público infantil e modelos dos
mosquitos Aedes construído em impressora 3D do Programa Jovens Talentos. Por
fim, conclui-se a partir dessa pesquisa que as arboviroses são doenças que
sofrem com a falta de informação e divulgação nos meios de educação e saúde e
também, com a ausência de ações que possam auxiliar na prevenção, controle e
tratamento dessas doenças.
Palavras-chave: divulgação científica;
arboviroses; mosquito; saúde
“O
“Coronavírus” e o negacionismo científico: em tempos de pandemia e de Fake
News: um estudo de caso”.
Bernardo
Silva Mendes² ,Ísis Torquato Madeira²;² Sandra Maria Gomes de Azevedo¹, Colégio
Deodato Linhares .
Em dezembro de 2019, foi descoberto
na cidade de Wuhan, na China, uma nova doença, causada por uma espécie de
vírus: Coronavírus, ou SARS-Cov2. Trata-se de uma doença infecciosa que ataca o
sistema respiratório, sendo transmitida pelo compartilhamento de objetos,
salivas e tosse, onde o vírus se alastrou por todo o mundo. O presente projeto
busca desenvolver pesquisas sobre o “Coronavìrus” e a “Covid-19”. Buscamos
nessa proposta de trabalho dar ênfase aos diferentes tipos de notícias que
são lançadas nas mídias diariamente e identificar se as notícias elencadas são
caracterizadas como “Fatos” ou “Fakes” em uma perspectiva da CienciArte. Além
de construir uma biblioteca de dados sobre os diferentes tipos de vacinas e a
influência que as mesmas sofrem em função do negacionismo apresentado pelos
dirigentes de diferentes países, traçaremos também um parâmetro sobre sua
eficácia, aceitação e nível de proteção, que por conta da globalização,
contribuíram para que ocorressem diferentes ações e altas quantidades de
casos por todo o mundo, em que diversos países adotaram estratégias para a
mitigação dos casos e, com isso, foram iniciados estudos a fim de
descobrir uma vacina eficaz e segura em um curto espaço de tempo. A doença
COVID-19, foi bastante negligenciada e pouco compartilhada nas redes sociais,
acarretando diversas notícias falsas que mexeram com o psicológico das pessoas.
Para a obtenção dos resultados foram criados questionários para os alunos do
Programa Jovens Talentos, nos quais foram obtidas 54 respostas, onde 85,2%
sabem identificar Fake News, 98,1% entendem a importância da
prevenção contra o coronavírus, 78% conhecem legislações que enfrentam as Fake
News e 78,8 % dizem que as Fake News não contribuem para a ciência.
Conclui-se, portanto, que para sanar desinformações a respeito da Covid-19
se faz necessário uma melhor divulgação científica acerca da doença que assolou
todo o mundo.
Palavras-chaves: Coronavírus;
Covid-19; Fake News; Vacina.
COLÉGIO CÍVICO MILITAR SÔNIA DO AMARAL TORRES – MIRACEMA
Analisar as diferentes e possíveis aplicações da Matemática no entorno
de suas vivências, criando modelos matemáticos aplicáveis
Ruan Brito da Silva
², Maria Musquine Ferreira²; Charles
Magalhaes de Oliveira¹,
¹Colégio Cívico
Militar Professora Sônia do Amaral Torres.
O projeto trata da
relação entre a matemática e as vivencias do aluno com a disciplina, enfocando
as diversas formas como a matemática pode ser aplicada. O objetivo do projeto é
analisar a forma que a matemática está sendo ensinada nas escolas e criar modelos matemáticos que possam ser
aplicados, demonstrando a importância do lúdico no processo
Ensino/Aprendizagem. O trabalho enaltece a importância de Pitágoras, conhecido
como o “pai da matemática”, pois fundou uma sociedade secreta para discutir uma
ciência, a matemática. O kumon por exemplo é praticado a partir de uma
metodologia que visa incentivar o aluno a chegar a respostas corretas na
matemática estudando individualmente. A partir desse tema foram construídos
questionários disponibilizados para os alunos do Colégio Estadual Deodato Linhares que contribuíram
efetivamente para com os nossos resultados, foi também realizada uma entrevista
com o Físico e Professor Leonardo Gomes ex Coordenador em Física de colégios renomados como é o caso do curso
(pH,_A_Z), vice diretor e hoje sócio de um curso pré-vestibular voltado para
medicina e professor no curso pré vestibular descomplica, essa entrevista foi
de suma importância para o projeto nos auxiliando de que forma podemos nos
preparar para o vestibular e para profissões de sucesso nas áreas que estão
relacionadas ao ensino da matemática. Urge, portanto, a necessidade de novas
medidas para resolver o impasse que se estabeleceu a muitos anos entre a
matemática e a dificuldade de seu aprendizado. O projeto tem como produto o uso
de metodologias ativas para que possamos vislumbrar uma nova didática de se trabalhar a
matemática com recursos lúdicos em colégios de ensino médio, essa proposta é
apresentada a partir de um jogo de tabuleiro impresso com regras que usa como
temática à raiz quadrada, onde o jogador passa por vários desafios através de
um jogo que utiliza cartas com perguntas e respostas além de vários desafios que
podem ser contemplados em conjunto com os participantes do jogo. Esperamos com essa proposta, que os
jovens estudantes consigam entender e/ou relembrar a matéria vista pela
primeira vez no ensino fundamental.
Palavras- Chaves:
Matemática. Ensino. Aprendizagem.
“Cursos Técnicos e
sua importância nos aspectos iniciais do mundo acadêmico.”
Juedney
Rodrigues Raimundo², Tallys Prado Silva²; Charles Magalhães de Oliveira¹,
¹Colégio
Cívico Militar Professora Sônia do Amaral Torres.
O projeto busca esclarecer sobre a importância
dos cursos técnicos, além de estimular a busca dos estudantes do ensino médio à
cursos técnicos de qualidade, tendo em vista o acesso ao mercado de trabalho,
assim como incentivar o espírito pesquisador, ampliando dessa forma sua visão
sobre o mundo acadêmico. No projeto são elencados os pós e os contra do que
significa de fato um curso técnico no passado e nos dias atuais e, que vem
sendo qualificado como uma categoria especial do sistema de ensino brasileiro que
tem como objetivo formar pessoas para o mercado de trabalho, sendo cursos que
estão em um nível entre o ensino médio e o ensino superior, podem ser feitos após o ensino médio ou substituir
essa etapa, assim como concomitante com o curso superior, integrando as disciplinas práticas com as
matérias do ensino médio. Para obtenção dos resultados foram aplicados dois
questionários, o primeiro para estudantes do Colégio Estadual Sônia do Amaral
Torres e Colégio Estadual Deodato Linhares tendo como público-alvo adolescentes
do ensino médio de escolas públicas, que contou com a participação de 33
estudantes. O segundo questionário foi direcionado para 3 pesquisadores, um
doutor e dois mestres, com formação técnica, além de uma palestra proferida
pelo Mestre Paulo Azevedo, oriundo de curso técnico. O objetivo do primeiro
questionário foi a obtenção de informações sobre o interesse ou não dos alunos
no que tange aos cursos técnicos, além de poder verificar o conhecimento prévio
dos mesmos sobre o assunto. Foi possível também observar que os estudantes do
ensino médio estão demonstrando cada vez mais interesse em cursos técnicos,
vislumbrando maiores oportunidades de aprendizado, assim como uma melhor
formação profissional. Acreditamos que a grande maioria, busca agregar
conhecimento teórico-prático ao seu currículo, fazendo com que tenham maiores
oportunidades futuras e maior autonomia profissional.
Palavras-chave: Curso técnico; Ensino médio;
Mundo acadêmico.
“Desenvolver para alunos do Ensino Médio a compreensão das possíveis
aplicações das diversas áreas da matemática no curso de Engenharia Civil”.
Nicolas José Lopes de Paula², Rodrigo Melo²; Charles Magalhães¹
¹Colégio Cívico Militar Sonia do Amaral Torres.
O projeto tem como objetivo gerar nos
alunos do ensino médio uma melhor compreensão das áreas que a matemática
abrange no curso de engenharia civil, estabelecendo conexões entre as mesmas. A proposta é levar aos alunos do ensino médio
o entendimento da atuação da matemática em suas diversas áreas e como são
aplicadas nos estudos iniciais de introdução à engenharia civil. É através da
matemática que os profissionais da construção civil definem a área que será
construída, a quantidade de materiais
que serão utilizados, quanto tempo levará para ser finalizada a
construção, o custo total da obra, a elaboração das plantas, assim como todo o
planejamento da obra, ou seja, envolve tudo que se relaciona com a matemática.
Acreditamos que quase nada se desenvolve na engenharia sem a aplicação prática
da matemática. Para contemplar nossos objetivos foi elaborado um questionário e aplicado aos alunos do
colégio Estadual Sonia do Amaral Torres Cívico Militar e aos estudantes do
Colégio Estadual Deodato Linhares, no qual obtivemos diferentes respostas para responder as
perguntas da pesquisa. O foco dessa pesquisa foi mostrar para os alunos do
ensino médio a importante relação da matemática com a engenharia civil.
Pretendemos através desse projeto construir uma trilha de cálculos onde o aluno
que mais acertar às perguntas ira acumular pontos com sua equipe. Vale
ressaltar que as perguntas serão sobre trigonometria, ângulos, área, volume e
estatística.
Palavras-chave: Matemática. Engenharia. Alunos.
“Estimular a atuação crítica e criativa na
identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos,
econômicos, sociais e ambientais.”
Maik Boroto Sentineli² e
Abraão Vieira Lima²; Charles Magalhães de Oliveira¹
¹Estadual Professora Sônia
do Amaral Torres CÍVICO- MILITAR
O presente
projeto tem por objetivo envolver
a matemática junto aos seus aspectos políticos, econômicos, sociais e
ambientais, trabalhando na área de
gestão pública e educação, a fim de realizar um
levantamento de dados em escolas públicas e privadas do Município de
Miracema-RJ . Além de verificar as contribuições e vínculos entre Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação
Ambiental (EA) no nível superior, na qual tem por finalidade desenvolver
competências democráticas através do desenvolvimento dos conhecimentos
matemático, tecnológico e reflexivo, podendo assim contribuir para os objetivos propostos pelos PCNs e os dois primeiros ciclos do Ensino
Fundamental. Para a obtenção dos resultados foram realizados aplicação de
questionários para as turmas do Colégio Cívico Militar Sônia do Amaral Torres
em Miracema-RJ e pesquisas sobre o PIB do Município. A culminância do projeto
se dará a partir da criação de um jogo lúdico, na tentativa de provocar nos
estudantes uma perspectiva de que o aprendizado do ensino da matemática pode
ser realizado de forma lúdica e prazerosa. Introdução A Educação Matemática
crítica e a educação ambiental. São algumas das reflexões sobre problemas
ambientais que esbarram em elementos matemáticos, pois as grandezas envolvidas
podem ser analisadas por parâmetros qualitativos e quantitativos, peculiares da
Matemática Geral, tais como medir, comparar e modelar. Por exemplo, deseja-se
medir o nível de gás carbônico emitido, comparar a taxa de poluição entre
países desenvolvidos e buscar por modelos matemáticos que possam auxiliar na
minimização de impactos ambientais. Meus resultados são através de
questionários aplicados, baseando-se em gráficos. Produto final: Meu produto
final são jogos físicos e online relacionados a matemática, que usam dados,
soma, divisão, multiplicação e porcentagens.
Para serem jogados em duplas ou em grupos. Os jogos físicos são feitos
com materiais recicláveis como tampinhas de garrafas pets e papelão.
Palavras-chave:
Matemática. Educação. Política
Miracema em foco: fazendo Divulgação
Científica com um pedaço da Mata Atlântica: aprendendo, jogando e difundindo o
saber
Maria Clara Candido Zacharias1, Maria Fernanda Cândido1,Maria Clara de Oliveira Ceciliano 1 ,
Maria Eduarda Cândido Poeys 1 ,Vitor Melo Erse Cyrino1
1Colégio
Estadual Sônia Do Amaral Torres
A Mata Atlântica é um bioma composto por um
conjunto de florestas e ecossistemas que corresponde a 15% do território
brasileiro. Desde 1500, essa área vem sofrendo com o desmatamento, com as
queimadas e a degradação do ambiente. É por isso que, atualmente, a vegetação
corresponde a apenas 7% da mata original.
Esse é só um dos motivos pelo qual devemos mostrar e ensinar para as
crianças o porquê de ser tão importante a preservação Meio Ambiente. Através da
utilização de jogos didáticos com a temática de Meio Ambiente, é possível
despertar o interesse dos alunos sobre o assunto, além de auxiliar no ensino
aprendizagem dos estudantes. Com isso, o objetivo do projeto é desenvolver um
jogo lúdico baseado na área de preservação ambiental (APA) e o Refúgio da Vida
Silvestre (REVIS) popularmente conhecido como Morro da Ventania/RJ. O projeto
foi desenvolvido com base nos fragmentos de Mata Atlântica que existe próximo a
cidade de Miracema, esses fragmentos se encontram localizados no Morro da
Ventania. Inicialmente foram feitas pesquisas no Google Acadêmico e em projetos
voltados para a área de estudo do presente projeto. Além disso, foram
desenvolvidos questionários para os professores e alunos do ensino fundamental
ll. Os questionários tiveram nove perguntas para os professores e quatro
perguntas para os alunos. Ambos os questionários tiveram o propósito de saber
quais jogos e conteúdos sobre a temática Meio Ambiente eles têm preferência
para serem trabalhados durante as aulas. No total, foram obtidas 11 respostas
no questionário dos professores e 17 respostas dos alunos. Dentre as perguntas
feitas para os docentes tivemos “Você acredita que o uso de jogos didáticos
poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula?”. Todos
responderam que sim. Além disso, o assunto relacionado com Meio Ambiente mais
selecionado pelos professores foram: ciclos biogeoquímicos, biomas e a flora.
Dentre as perguntas para os alunos tivemos “Qual desses jogos seria
interessante ser elaborado para aprender ciências?”. Os jogos mais escolhidos
foram: palavra cruzada, caça palavras e jogo da memória. Dessa forma, a
confecção do “Jogo da memória” será relacionada com os ciclos biogeoquímicos e
bioma. O jogo vai ser criados com o intuito de levar a aprendizagem para a sala
de aula de uma forma divertida, mas ao mesmo tempo atendendo as necessidades
dos professores. Assim, diversificando a forma de ensinar e despertando uma consciência
ambiental na turma.
Palavras chaves: Meio
Ambiente, Jogos Didáticos, Área de proteção ambiental
Desenvolvimento de jogo didático para ensino do
tema síntese de proteínas
no Ensino Médio
Camila de Paula Pereira1, Felipe Fíngolo Marques Teixeira1,
Paula Machado de Araújo2
1C. E. Professora Sônia do Amaral Torres
2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy
Ribeiro
Em 1970, Francis Crick enunciou o Dogma Central da
Biologia Molecular, que descreve o fluxo da informação genética, em que o DNA é
replicado dando origem a novas moléculas de DNA, e depois é transcrito em RNA,
que por sua vez, traduz o código genético em proteínas. Nesse processo, o RNA
mensageiro transcrito a partir do DNA serve como molde para a síntese de proteínas,
as quais desenvolvem diversos papéis biológicos, ligados à função dos
organismos e à perpetuação da vida. Ao se tratar do tema síntese de proteínas
na disciplina de Biologia do Ensino Médio, muitas vezes, a abordagem desse tema
acaba sendo reduzida à memorização de estruturas moleculares, o que dificulta a
compreensão do processo como um todo, e resulta em uma visão fragmentada de
eventos moleculares. O presente projeto visa desenvolver um jogo didático de
tabuleiro, utilizando materiais de baixo custo, que auxilie na compreensão do
tema síntese de proteínas no Ensino Médio. O primeiro passo foi a revisão de
literatura utilizando artigos científicos, e rodas de conversa para discutir os
conceitos básicos do processo de síntese de proteínas e as possibilidades de
atividades lúdicas. Foi aplicado um questionário de forma presencial e online
utilizando a ferramenta Google Forms, direcionado a estudantes do Ensino Médio.
As respostas do questionário presencial e online foram obtidas de forma
anônima, e ajudaram a direcionar a concepção do jogo. Foram obtidas 23
respostas no questionário online e 11 respostas no questionário presencial. Os
alunos descreveram obstáculos ao estudar o processo de síntese de proteínas,
dentre eles, a dificuldade em visualizar esse processo como um todo e em
diferenciar os diferentes tipos de RNA: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA
ribossômico. Menos da metade dos estudantes (47,8%) relataram já terem estudado
sobre a síntese de proteínas, e 91,3% responderam que concordam que o uso de
jogos didáticos pode ajudar a compreender como ocorre o processo de síntese de
proteínas. Atualmente, está em desenvolvimento um jogo educativo no formato de
tabuleiro, abordando os conceitos principais da síntese de proteínas. É
esperado que o jogo auxilie no entendimento das etapas da síntese de proteínas
(transcrição e tradução), e diferenciação das moléculas de RNA envolvidas nesse
processo (RNA mensageiro, transportador e ribossomal).
Palavras-chave: síntese de proteínas; jogo
educativo; ensino lúdico.
Utilização de modelos didáticos para facilitar a aprendizagem das
estruturas do DNA e RNA
Emilyn Júlia Salles de Oliveira1, Marystella Lima Amaro da
Silva1, Paula Machado de Araújo2
1C. E. Professora Sônia do Amaral Torres
2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy
Ribeiro
Durante o estudo da disciplina de Biologia no
Ensino Médio, os estudantes se deparam com diversos conceitos abstratos, que
tratam de fenômenos e processos biológicos não observáveis diretamente. Dentre
esses conceitos, estão assuntos como estrutura e função dos ácidos nucleicos –
DNA e RNA. Essa temática envolve conceitos de caráter sub microscópico, que
demandam dos alunos grande capacidade de abstração para projetar de forma
concreta os conteúdos aprendidos. Devido a isso, é comum que professores e
alunos encontrem obstáculos durante o ensino e aprendizagem de conceitos de
Biologia Molecular. Nesse trabalho, objetiva-se desenvolver modelos didáticos
tridimensionais de baixo custo, que auxiliem na compreensão das estruturas do
DNA e RNA. Primeiramente, foram realizadas revisões de literaturas em artigos
científicos. Foi aplicado um questionário de forma presencial e online
utilizando a ferramenta Google Forms, em que estudantes do Ensino Médio foram convidados
a responder anonimamente sobre os obstáculos encontrados durante o estudo dos
ácidos nucleicos. Após a aplicação dos questionários, foi construído um modelo
da molécula de DNA em impressora 3D, com peças manuseáveis, sendo possível que
o aluno encaixe as peças das bases nitrogenadas, pentoses e grupamento fosfato,
formando um trecho da molécula de DNA de forma plana. Foram obtidas 34
respostas no questionário online e 10 respostas no questionário presencial. Os
alunos relataram dificuldades em compreender as diferenças entre DNA e RNA, bem
como em visualizar e memorizar as estruturas dos ácidos nucleicos. Um
quantitativo de 79,4% estudantes respondeu que nunca utilizaram jogos e/ou
materiais lúdicos para estudar sobre esse tema. Todos os alunos concordaram que
o uso de modelos didáticos tridimensionais pode ajudar a compreender as
estruturas e funções do DNA e RNA. Está em andamento o desenvolvimento de
modelos em formato espiral do DNA e RNA utilizando materiais de baixo custo. A
partir deste projeto, espera-se contribuir para o ensino lúdico de conceitos
básicos de Biologia Molecular no Ensino Médio.
Palavras-chave: DNA; RNA; modelos didáticos; ensino
lúdico.
Desenvolvimento de jogo didático para ensino do
tema código genético no
Ensino Médio
Thalita Chagas Borçali de Paula1, Paula Machado de Araújo2
1C. E. Professora Sônia do Amaral Torres
2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy
Ribeiro
O código genético consiste na relação entre o
conjunto de códons encontrados no RNA mensageiro e os aminoácidos
correspondentes, que compõem as proteínas. Cada grupo de três nucleotídeos
constitui um códon, e especifica um aminoácido. A partir dessa combinação, são
gerados 20 aminoácidos, sendo alguns aminoácidos codificados por mais de um
códon. Considerando que o conceito de código genético é um dos temas abordados
na disciplina de Biologia no Ensino Médio, e por se tratar de um processo que
demanda dos alunos grande capacidade de abstração, objetivamos desenvolver um
jogo interativo que auxilie na compreensão do tema código genético no Ensino
Médio. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos científicos
sobre o tema de código genético e discussões
sobre a bibliografia encontrada. Posteriormente, foi realizado um questionário
presencial e online utilizando a ferramenta Google Forms, destinado a alunos do
1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, de forma anônima. O questionário buscou
investigar as principais dificuldades dos estudantes ao estudar o tema código
genético. Foram obtidas 20 respostas no questionário online e 6 respostas no
questionário presencial. Apenas um estudante respondeu que já utilizou jogos
e/ou materiais lúdicos para estudar sobre esse tema, e 95% dos entrevistados
concordaram que o uso de jogos didáticos pode ajudar a compreender como os
códons do RNA mensageiro determinam os aminoácidos que constituem as proteínas.
Está em andamento a confecção de um jogo de cartas sobre os códons e
aminoácidos, utilizando materiais de baixo custo. Espera-se que o recurso
didático produzido a partir desse projeto auxilie na compreensão do tema código
genético de forma lúdica e interativa, e que seja um material de apoio em sala
de aula.
Palavras-chave: código genético; jogo educativo;
ensino lúdico.
IFF CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“ACADEMIA DE LETRAS
DO IFF CAMPUS ITAPERUNA: ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE CULTURA DAS LETRAS?”
Cicília
Vieira Leal Defanti1 , Giovana Camila Henrique1 , Sophia Vieira da Silva
Doffini1 , Giselda Maria Dutra Bandoli (orientadora)1 1 Instituto Federal
Fluminense Campus Itaperuna
Em nossa sociedade, que está inserida na cultura
letrada, cada vez mais se discute a importância da leitura e da escrita em
práticas pedagógicas: são teóricos, professores e pesquisadores que se debruçam
sobre o tema, ora teorizando sobre o assunto em congressos ou eventos
similares, ora apontado caminhos que possam contagiar os alunos com a leitura e
escrita, nos espaços escolares. Dessa forma, torna-se imprescindível
perseguirmos uma pedagogia que privilegie propostas de inserção do aluno no
universo da leitura e da escrita e de outros bens culturais, através de uma
sólida e eficiente educação artístico-literária. Nessa perspectiva, foi criada
a Academia de Letras do IFF Campus Itaperuna. Este projeto objetiva propor
ações a partir das quais será colocado em prática o Plano de Trabalho dessa
Academia, que pretende se consolidar, tornando-se um centro de cultura das
Letras no campus, proporcionando incentivo à promoção da leitura e à produção
escrita de nossa comunidade escolar. Suas ações almejam resgatar nosso
patrimônio cultural e literário, buscando democratizar o acesso à literatura,
transformando nossos alunos em protagonistas dos atos de ler e escrever os mais
variados textos do domínio literário. Metodologicamente, o projeto se ancora em
pesquisas e em autores que buscam aplicar o conceito de letramento no ensino de
literatura, além daqueles que defendem a importância do ato de ler. No aspecto
pedagógico, este trabalho poderá contribuir para a reversão de um cenário
preocupante: a deficiência das habilidades de produção escrita e a resistência
e dificuldades na leitura e compreensão de textos. Como resultados positivos,
já se percebe a formação de uma comunidade de leitores reflexivos e escritores
conscientes e comprometidos com a realidade sócio-histórica em que vivem.
Autores como Candido (2009), Cosson (2018) e Freire (1989), dentre outros,
oferecem suporte teórico às nossas argumentações. Alinha-se também a documentos
e orientações oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais (BRASIL/MEC,
2006) e a BNCC (BRASIL/MEC, 2018), cujas diretrizes orientam a promoção da
leitura dos mais diversos gêneros textuais que circulam socialmente.
Palavras-chave: Academia de Letras em contexto
escolar; Promoção da literatura; Intervenção literária.
Pesquisa com egressos do
Campus Santo Antônio de Pádua
Sara Soares Nascimento1,
Lara Benedito Paiva1, Roberto da Silva Lanes Filho2
1Bolsistas JT FAPERJ, estudantes do IFF Campus Santo
Antônio de Pádua.
2Professor Orientador lotado no IFF Campus Santo
Antônio de Pádua.
A literatura define egressos como aqueles que já
saíram do sistema de ensino, independente se foi por abandono ou por êxito na
conclusão de seus cursos. Instituições em todo mundo identificam neste grupo a
possibilidade de obtenção de informações sobre o impacto que o percurso gerou
nos estudantes que por lá passaram, tornando esse tipo de pesquisa um
importante instrumento de autoavaliação, que tem grande potencial de contribuir
para o planejamento institucional. Ainda, é comum que alguns estudos separem
esse público entre os que concluíram com êxito e aqueles que abandonaram, uma
vez que os dois subgrupos tendem a contribuir com enfoques diferentes,
demandando instrumentos de coleta de informações próprios para cada um deles.
Entendendo essa importância, este trabalho objetiva contatar um desses
subgrupos, sendo os que concluíram com êxito, utilizando de diversas
estratégias para isso. Inicialmente utilizou-se dos dados de contato (telefone
e e-mail) fornecidos pelos egressos no momento de sua matrícula. Destaca-se
que, como apresentado pela literatura, a etapa de contato torna-se desafiadora,
uma vez que é preciso que se crie uma cultura de manutenção dessa relação e um
estímulo aos egressos para que mantenham seus dados de contato sempre
atualizados, uma vez que dados desatualizados dificultam esse contato. Nesta
pesquisa observou-se essa dificuldade. Como estratégia complementar, dado o
grande alcance das redes sociais entre alguns grupos de egressos, utilizou-se
delas como ferramenta de busca e contato com eles. O recorte escolhido
consistiu em egressos de 2020 e 2021, dos cursos regulares do IFF Pádua.
Optou-se por utilizar um formulário do Google Forms, dividido em seções para
abordar informações relacionadas às experiências dos egressos na instituição e
às experiências e percepções experimentadas por eles após a conclusão do curso.
Para esse estudo o universo consistiu em 210 egressos, e, dentre eles, foram
contatados 102 com êxito, destes, 100 se dispuseram a responder a pesquisa.
Dentre os resultados apresentados, 76% deram continuidade aos estudos após
conclusão, sendo que apenas 31,6% deles foram dentro da mesma área do curso
concluído. Ainda, 64,5% dos que deram continuidade o deram em instituições
públicas. No que diz respeito ao ingresso no Mercado de Trabalho, 69% apontaram
não estarem exercendo atividade profissional, deles, 59,4% justificaram não
realizarem por estarem se dedicando integralmente aos estudos. Dos que exercem,
apenas 22,6% informaram ser em área relacionada ao curso de formação. Por fim,
90% dos respondentes avaliaram o campus com nota entre 8 a 10, sendo 10 a nota
máxima. Destaca-se que nenhum respondente vinculou nota inferior a 5. Além
disso, 98% informaram que indicariam o campus para outras pessoas.
Palavras-chave:
egressos; planejamento; desenvolvimento institucional
INSERÇÃO DO USO DE
APLICATIVOS E ANÁLISE DO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS NOS MUNICÍPIOS
DE APERIBÉ, CAMBUCI, ITAOCARA, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E SÃO FIDÉLIS
Breno Carvalho Pinheiro1 , Ramon Bruno Pires da
Silva2 , Ronald dos Santos Merlim2 , 1 Instituto Federal Fluminense Campus
Santo Antônio de Pádua 2 Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci
A inserção de jogos digitais como estratégia
didática no ensino de química pode despertar no aluno o interesse por mais
conhecimento. O presente projeto busca investigar como é o ensino de química
nas escolas públicas de Aperibé, Cambuci, Itaocara, Santo Antônio de Pádua e
São Fidélis e apontar para os docentes as potencialidades do uso de aplicativos
e metodologias ativas para as aulas de química. O projeto é estruturado em três
etapas: primeiramente, aplicação de um questionário aos docentes que trabalham
com essa disciplina nesses municípios para levantamento de informações e a
partir desses dados iniciar a segunda etapa que consiste em pesquisar e
categorizar os principais aplicativos que possam ser utilizados nas aulas e,
por fim, elaborar uma apostila com esses aplicativos para disponibilizar para
os docentes dessas escolas e um material sobre metodologias ativas. Este resumo
analisa a primeira etapa, um questionário elaborado pelo google forms e
encaminhado aos professores por e-mail. Vinte docentes responderam o
questionário, na qual apenas 23 % indicaram que possuem graduação em química,
sendo a maioria graduados em ciências biológicas/biologia (46,2%). Mais da
metade dos docentes (54%) possuem pósgraduação stricto sensu. Grande parte dos
participantes (80%) afirmaram que lecionam outras disciplinas além da química,
como biologia, física e matemática. Quando perguntado se utilizam ou já
utilizaram aplicativos direcionados ao ensino de química nas aulas, 54%
declararam que já usaram ou usam essa ferramenta. Todos os entrevistados
afirmaram que gostariam de utilizar essa estratégia nas suas aulas. Dessa
forma, espera-se com esse projeto, identificar o perfil dos professores de
química nesses municípios e apresentar as potencialidades do uso de aplicativos
e metodologias ativas para o ensino de química.
Palavras-chave: Ensino de Química; Aplicativos;
Metodologias Ativas
UFF – INFES – SANTO
ANTÔNIO DE PÁDUA
“Pré-iniciação
científica para o estudo da física clássica”
Fabio Zidane Magalhães de Magalhães1,
Isabelle de Matos Brum1, Julia Vitor de Paula2, Lavínia
Rocha Valladão Sodré1, Lucas Vitório Pinto do Couto2,
Maria Carmen Morais3, Marciano Carneiro Alves3, Luiz
Antonio Vieira Mendes3, Kamilla Santos de Souza3, Wesley
Miranda da Silva3.
1C.E. Pedro Baptista de Souza –
Santo Antônio de Pádua
2C.E. João Maurício Brum – Santo
Antônio de Pádua
3Instituto do Noroeste Fluminense
de Educação Superior/UFF – Santo Antônio de Pádua
A Física é uma ciência essencialmente experimental.
No ensino de Física, o uso de experimentos tornou-se um grande aliado para superar
o ensino tradicional e descontextualizado. Sabe-se que ainda hoje ocorre com
grande frequência o uso de metodologias baseadas na memorização de equações e
resolução de problemas, sem que haja a associação da teoria com a realidade ou
mesmo com o cotidiano do aluno. Diante disso, romper com esse método
tradicional de ensino é uma necessidade. A experimentação como estratégia
potencializa o ensino-aprendizagem, uma vez que propicia uma participação mais
ativa do discente, possibilitando o desenvolvendo da sua autonomia. Além disso,
aproximar a teoria da prática por meio de atividades experimentais favorece a
capacidade do discente de analisar situações de forma crítica, criar hipóteses
e propor soluções para os mais diversos problemas, despertando o pensar
científico. No entanto, grande parte das escolas públicas não possuem
laboratórios devidamente equipados ou mesmo professores capacitados para a
realização dessas atividades. Uma forma de possibilitar o acesso do estudante
da Educação Básica ao laboratório de Física e aproximá-lo da universidade, é
por meio de projetos que levam o aluno à universidade. Seguindo este espírito,
neste projeto são desenvolvidas atividades no laboratório didático de Física
na Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua junto a estudantes
do Ensino Médio. Os conteúdos da Física considerada clássica, tal como mecânica
newtoniana, eletricidade e magnetismo e termodinâmica são trabalhados por meio
de experimentos que ilustram e demonstram as leis da física, permitindo ao
estudante a construção dos conceitos ou mesmo refinar os previamente expostos.
O objetivo principal é demonstrar o método científico, iniciando-se com o
fenômeno e indo até a reconstrução dos modelos consagrados na literatura. Em
paralelo, também são realizadas atividades de construção de experimentos com
materiais de baixo-custo que visam aprofundar o conhecimento adquirido, o que
pode ser visto neste trabalho, onde a produção de experimentos de eletricidade
e magnetismo possibilitaram que teorias relacionadas a esse tema fossem
verificadas.
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