PROGRAMA JOVENS TALENTO
CADERNO
DE RESUMOS XX JORNADA CIENTÍFICA JOVENS TALENTOS
ETAPA
1 – UENF – 25/11/2022
Instituições participantes:
UENF
“Divulgação científica nas plataformas
de Ciência pra Gente”
Stella Gomes Braga*1; Yasmin Ribeiro Gomes*1;
Analyse Villanueva Gaete2
1
Colégio Estadual Julião Nogueira
2
Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF)
*
Os autores contribuíram igualmente para este trabalho
Durante
a pandemia Covid-19 foi demostrado o potencial das mídias sociais como
ferramentas para comunicar conteúdos científicos a um público extremamente
grande e variado. Com isso, instituições científicas e projetos de extensão
foram se adaptando e aproveitando as oportunidades para aumentar as interações
com o público por meio das mídias sociais. Um exemplo é o projeto de extensão
“Ciência pra gente”, desenvolvido por alunos e professores da IFRJ e UENF, que
visa a divulgação científica em férias de ciência presenciais, assim como nas
mídias sociais de Instagram, Youtube e Facebook, somando mais de 3.500
subscrições em todas as plataformas. Este trabalho teve o objetivo de produzir
postagens de divulgação científica na página de Instagram de Ciência pra Gente
e analisar a taxa de engajamento das publicações. As postagens foram realizadas
com base em artigos científicos e utilizando aplicativos de design gráfico.
Assim também, foi avaliado o alcance das publicações e a taxa de engajamento
por meio da equação: (interações / total
de seguidores) x 100. Foram realizadas
em total 17 postagens de divulgação científica, divididas em 5 séries
temáticas: Meio ambiente e sustentabilidade; Mudanças climáticas e aquecimento
global; Histórias curiosas da ciência; Vida nos oceanos; e Conhecendo a viagem
no tempo. As análises demostraram que as publicações alcançaram taxas de
engajamento entre 1,25 e 8,64%, sendo consideradas como “boa” e “muito boa” de
acordo com o Iconosquare. Entre as postagens com maior taxa de engajamento,
podem-se destacar “Conhecendo a viagem no tempo I”, “O acaso que mudou a
história da medicina” e “O mar não está pra peixe”. Com base nos resultados
deste estudo, pode-se concluir que a divulgação científica, por meio de redes
sociais como Instagram, pode atingir um público grande e aproximar a sociedade
à ciência de forma simples e acessível.
Palavras-chave:
divulgação científica; mídias sociais; comunicação; educação ambiental
RESISTÊNCIA
À CÁDMIO POR Pseudomonas aeruginosa
Júlia Ellen
Alves dos Santos1*, Mirella Cordeiro Moraes1*, Aline
Chaves Intorne2,3, Glacielen Ribeiro de Souza2
1Escola Técnica Estadual João Barcelos
Martins - Faetec
2Universidade Estadual do Norte
Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
3Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
*Esses
autores contribuíram igualmente para esse trabalho
Com
o progresso da indústria e da agricultura, e o aumento da população, a
contaminação aquática por metais tornou-se uma preocupação mundial. O emprego de bactérias resistentes a
metais é uma alternativa ecologicamente sustentável e de baixo custo para
auxiliar na recuperação desses ambientes contaminados. Cepas do gênero Pseudomonas têm demonstrado resistência
e capacidade de biorremediar ambientes contaminados com metais, incluindo
cádmio (Cd). O objetivo
deste trabalho foi avaliar a capacidade das bactérias Pseudomonas aeruginosa UENF2 e Pseudomonas aeruginosa UENF6, isoladas de planta aquática,
quanto à resistência a Cd. Para isso, foi determinada a concentração inibitória
mínima (CIM) ao Cd e avaliado o crescimento das cepas em meio líquido contendo
o metal. No ensaio de CIM, 10 µL do inóculo foram cultivados, em triplicata, em
placas contendo meio LB com CdCl2 (300 a 2700 mg L-1) e
incubadas a 30 °C por 7 dias. Para investigar o crescimento em meio líquido,
foram realizados cultivos das bactérias em frascos Erlenmeyer contendo meio LB
suplementado com 300 e 600 mg L-1 de CdCl2 , incubados a 30 ºC e 120 rpm por
24h, em shaker pendular. Os dados mostraram que a CIM para Cd foi de 2100 mg L-1
em ambas as cepas. Na concentração de 1500 mg L-1 o diâmetro das colônias de Pseudomonas aeruginosa UENF2 e UENF6 reduziram em
aproximadamente 57% e 59%
respectivamente, comparado ao
controle. No cultivo em meio líquido as duas cepas cresceram na concentração de
600 mg L-1 obtendo-se D.O.(600 nm) de 3,4 para a cepa
UENF2 e 3,5 para a UENF6 em 24 h. Vale destacar, que ao final do cultivo as
células estavam viáveis. A resistência das cepas ao Cd é superior aos trabalhos
com a mesma espécie e à de Cupriavidus
metallidurans, organismo modelo para estudo de resistência a metais. As
concentrações testadas estão acima dos limites permitidos pelas resoluções
ambientais, evidenciando que as cepas são resistentes e com potencial
biotecnológico para tratar ambientes contaminados com o metal. Bem como, pode
contribuir para o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que visa melhorar
a qualidade da água até 2030.
Palavras-chave: Contaminação
ambiental, metal, resistência microbiana, biorremediação.
“ABORDAGENS
DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTAGRAM®”
Victor Hugo Araújo
de Souza 1 , Ludmila Batista Rodrigues 1 , Ingrid de Souza Siqueira 2
1 Escola Técnica
Estadual João Barcelos Martins - ETJBM/FAETEC
2 Universidade
Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
A
Divulgação Científica (DC) é a transformação da informação científica para uma
linguagem acessível ao público geral. A função essencial da DC é fazer a ponte
de comunicação entre ciência e sociedade, para tanto, deve-se usar de
sensibilidade e criatividade para estimular o interesse do público para com o conhecimento a ser compartilhado. Uma forma
eficiente de atingir a sociedade com esse conteúdo é através das mídias
sociais, visto que o brasileiro gasta quase 4h diárias nas mídias sociais.
Considerando que os seres vivos são divididos em cinco reinos, e que o Reino
Plantae, ou reino dos vegetais, é um dos mais diversificados e curioso, esse
foi escolhido como tema dos conteúdos desenvolvidos. Logo, o objetivo deste
trabalho é levar conhecimento científico acerca do Reino Plantae para usuários
do Instagram®. Para isso, foram criados conteúdos na plataforma de edição de
imagens Canva® com base em artigos científicos e livros. Ao total, foram
desenvolvidos quatro conteúdos sobre “Briófitas”, “Pteridófitas”,
“Gimnospermas” e “Angiospermas”. Foram analisados aTaxa de Engajamento (TE)
(soma das interações de curtida, comentários, envio e salvamento divididos pela
quantidade de seguidores, em porcentagem), o alcance (quantas contas únicas o
conteúdo alcançou) e a impressão (quantas vezes a postagem foi visualizada) dos
conteúdos através do Instagram Analytics. A TE média foi de 6,02%, sendo a
máxima de 7,01% e a mínima de 4,25. Segundo a literatura, a TE pode ser
classificada entre boa (>1,6), média (>0,6 - <1,6) e ruim
(<0,6), por isso, a TE encontrada nesse estudo é boa. O alcance total
foi de 1.447, com uma média de 362 contas alcançadas. Já as impressões somaram
1.983, uma média de 496 visualizações por postagem. Considerando os valores
alcançados, é notório que a abordagem usada teve êxito em passar a informação
científica de qualidade acerca do Reino Plantae para usuários da mídia social
escolhida. Revela também que as mídias sociais podem ser uma estratégia
poderosa que o cientista pode usar para divulgar ciência, e além de informar
ciência pode também sensibilizar sobre os problemas ambientais e ser material
de apoio da educação.
Palavras-chave:
Reino das Plantas; Mídia Social; Educação.
“DIVULGAÇÃO
CIENTÍFICA EM MÍDIA SOCIAL”
Ludmila Batista
Rodrigues1, Victor Hugo Araújo de Souza1, Ingrid de Souza Siqueira2
1Escola Técnica
Estadual João Barcelos Martins - ETJBM/FAETEC
2Universidade
Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
O
brasileiro gasta em média 3h45 do seu dia usando mídia social, e esse número
pode ser maior, visto que quase 1/4 da população do país ainda não tem acesso a
internet. Mídia Social é o uso da rede social para transmitir informação, e por
isso pode ser uma plataforma para divulgação científica (DC). DC é a
reformulação do conhecimento científico para um linguajar coloquial que atraia e
seja acessível ao público. Entre os diversos formatos de conteúdo que podem ser
disponibilizados nas mídias, esse trabalho explorou o recurso reels no
Instagram® e shorts no YouTube®. Para fins de comparação do alcance e
visualização, o mesmo conteúdo foi disponibilizado nessas plataformas. Foram
produzidos quatro vídeos usando o editor CapCut®. Os vídeos foram feitos usando
notícias em alta na semana da publicação, com os seguintes temas: Cura de HIV
com o tratamento usando células-tronco; Falsa relação entre a varíola e a
vacina contra a Covid-19; Utilização de filtro solar por um longo período
apenas no rosto; Formação do Tufão Nanmadol e sua chegada no Japão. No
Instagram®, os vídeos alcançaram uma média de 713 contas e tiveram em média 751
visualizações. Já no YouTube®, o terceiro vídeo foi o que teve melhor resposta,
alcançando 33 contas e atingindo 82 visualizações. Segundo a literatura, o
reels tem um grande apelo por ser um conteúdo de até 15 segundos e transmite
facilmente a informação, além de ser impulsionado pela própria plataforma do
instagram por ser uma novidade entre as formas de conteúdos disponíveis nesta.
Enquanto que o shorts ainda é uma estratégia pouco estudada na literatura, mas
é sabido que o acesso e sucesso dos conteúdos disponibilizados no YouTube® são
mais orgânicos, ou seja, quanto mais pessoas veem o conteúdo, mais ele é
sugerido para outros usuários, enquanto que o contrário também é válido. Diante
do resultado encontrado, é perceptível o sucesso do reels como estratégia, enquanto
o shorts necessita de mais estudo e planejamento. Porém, ambas são métodos
válidos para comunicar ciência.
Palavras-chave:
Youtube; Instagram; Comunicação Científica.
Proposta de
um aparato de baixo custo para monitoramento de dióxido de carbono em tempo
real
Daniel Alvarenga Tavares1,
João Vítor de Souza Paravidini2, Rosana Maria dos Santos Nani de
Miranda2, Eliemar Campostrini2, Marcelo Gomes da Silva3,
Leonardo Mota3
1Colégio Estadual Coronel Francisco
Ribeiro da Motta Vasconcellos, Poço Gordo – Campos dos Goytacazes
2Laboratório de Melhoramento Genético
Vegetal/UENF.
3Laboratório de Ciências Físicas/UENF.
Em
2015, um plano de ação intitulado Agenda 2030 para o Desenvolvimento
Sustentável foi criado pelas Nações Unidas para incentivar, entre outros
aspectos, a educação e o enfrentamento às mudanças climáticas (impactos
ambientais, melhoria da qualidade do ar, gestão de resíduos, uso sustentável da
biodiversidade e dos ecossistemas). A detecção e o monitoramento de moléculas
de impacto ambiental, como os gases de efeito estufa (GEF), provenientes de
diferentes fontes são de vital relevância para o Brasil, até porque o país é
também signatário da Agenda 2030. O uso de sensores combinados com o Arduino
tem se tornado uma alternativa de baixo custo para o monitoramento de GEF.
Portanto, este trabalho tem como objetivo montar e caracterizar um sistema de
detecção de dióxido de carbono (CO2) utilizando um sensor
infravermelho denominado MH-Z14A da Winson. O sinal PWM (“pulse width
modulation”) do sensor foi monitorado pelo Arduino através de uma rotina
escrita em C++. Segundo o fabricante, o MH-Z14A possui uma faixa dinâmica de
detecção de CO2 entre 0 e 5000 partes por milhão (ppm). A fim de
determinar a sensibilidade do detector, medidas de calibração são realizadas.
Elas consistem em diluir uma concentração padrão conhecida (aqui 500 ppm) da
molécula alvo em nitrogênio. Essas diluições são conseguidas com o auxílio de
controladores de fluxo de massa (Brooks Instrument). A seletividade do sistena
é também avaliada. Para isso, a influência da água sobre as medidas de CO2
são investigadas. Como perspectiva, pretende-se utilizar o sistema de detecção
de CO2 no processo de crescimento do Lúpulo (Humulus lupulus).
Palavras-chave: Agenda 2030; Arduino; GEF; Lúpulo; MH-Z14A
Conhecendo a estrutura de proteínas
e novas estratégias para o tratamento de doenças alérgicas
Mariana
Andrade Silva1, Luiz
Miguel de Paulo Vieira, Thaissa Rodrigues Figueredo, Victor Emanuel Mendonça
Torres da Rocha, Débora
Mothé de Campos Mesquita1, Olga Lima Tavares Machado2.
1CIEP 464
Admar Ferreira de Medeiros – Cardoso Moreira - RJ
2Universidade
Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
As doenças alérgicas
aumentaram nas últimas décadas tornando-se um importante problema de saúde
pública. Ricinus communis L.,
conhecida popularmente como mamona, é uma oleaginosa, cujo óleo presente em
suas sementes, possui diversas aplicações industriais. No entanto, alérgenos, pertencentes à classe
das albuminas 2S, são encontrados nas sementes desta planta. Foram
identificados previamente pelo grupo de pesquisa, duas isoformas alergênicas,
Ric c1 e Ric c3. Esses alérgenos reagem de forma cruzada com alérgenos de
outras fontes como amendoim, camarão, peixe, milho, gramíneas, e com
aeroalérgenos, tais como poeira doméstica e tabaco. Em geral, os tratamentos
utilizados para alergia, são fármacos anti-histamínicos. Sabe-se que esses
medicamentos aliviam apenas os sintomas e não tratam a causa da alergia. No
presente trabalho, são avaliadas abordagens alternativas para de tratamento,
incluindo o uso de bloqueadores de IgE. Bolsistas jovens talentos auxiliaram na
purificação e separação das proteínas albumina 2S extraídas das sementes da
mamona. Inicialmente, foi preparado um extrato das proteínas da semente solúvel
em tampão fosfato. O extrato bruto foi submetido ao fracionamento por
cromatografia de filtração em gel (Sephadex-G-50) equilibrada em Ácido
triofluoracético 0,1% (TFA). As amostras foram eluidas com um fluxo de 1 mL/min
e frações de 1 mL foram coletadas e monitoradas em aparelho espectrofotômetro
numa absorbância a 220 nm. Após fracionamento do extrato bruto por cromatografia de filtração em
gel, observamos um gráfico com três picos. As amostras coletadas foram
armazenadas para os ensaios de investigação de novas estratégias de tratamento
de doenças alérgicas. Além disso, preparamos soluções de tampão fosfato
para diluição de amostras e acompanhamos diferentes ensaios experimentais que
estão sendo realizados com objetivo de contribuir com a Ciência e pesquisa
básica para o desenvolvimento de novos fármacos/produtos que poderão contribuir
significativamente com as questões de saúde pública.
Palavras-chave: proteínas alergênicas; tratamento; alergia
Financiamento FAPERJ, CAPES e
CNPq
Estimativa
da produção de matéria seca em genótipos de Capim-Elefante para produção de
bioenergia
Kayllan Azevedo
Mascarenhas¹; Amanda Batista Aguiar¹; Isabella Maria Gomes Lopes Silva¹;
Rogério Figueiredo Daher²; Ana Kesia Faria Vidal³; Josefa Grasiela Silva
Santana³; Moisés Ambrósio³.
¹Bolsistas Jovens
Talentos. Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Campos dos Goytacazes,
Rio de Janeiro, Brasil.
²Orientador dos
Bolsista Jovens Talentos. Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) da
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos
Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.
³Colaboradores.
Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) da Universidade Estadual do Norte
Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.
Os
combustíveis fósseis são a base da matriz energética mundial, esta fonte além
de altamente poluente é uma energia finita. Com o aumento da população e das
inovações tecnológicas, cresce ano após ano o consumo de energia, este aumento
no consumo causará o esgotamento dos recursos de combustíveis fósseis e o
aquecimento global. Nesse contexto, o desenvolvimento de fontes energéticas
renováveis torna-se necessário com o intuito solucionar tal problemática. A
utilização da biomassa vegetal para produção de energia se apresenta como uma
fonte promissora. Entre as culturas utilizadas, o capim elefante (Cenchrus
purpureus (Schumach.) Morrone) vem ganhando destaque pela sua elevada produção
de matéria seca. A produção de matéria seca é a característica de maior importância
no melhoramento da cultura, sendo sua correta estimação de grande importância
para a seleção de genótipos superiores, tendo em vista que somente o conteúdo
que compõe a matéria seca serão
aproveitados para geração de energia. Diante do exposto, o presente
trabalho teve como objetivo estimar a produção de matéria seca de genótipos de
capim-elefante visando a produção de bioenergia. O delineamento experimental
utilizado foi o de blocos casualizados com três repetições. Foram avaliadas 9
famílias de meios-irmãos e 8 plantas por parcela, totalizando 216 indivíduos.
Para estimação da produção de matéria seca (t.ha-1), foi empregado o método
determinação pelo processo indireto bifásico, onde primeiramente foram obtidos
os valores da amostra seca ao ar (ASA) e posteriormente a determinação da
amostra seca em estufa (ASE). A análise descritiva comprovou que os maiores
coeficientes de variação encontrados foram para as características biomassa
verde (BIOMV) e produção de matéria seca (PMS) (42,49 e 41,46, respectivamente).
Os demais valores de coeficiente de variação (CV%) obtidos nas variáveis ASA,
ASE e porcentagem de matéria (%MS) seca foram considerados baixos (8,82, 7,40 e
10,86, respectivamente). Estes resultados demonstram a confiabilidade na condução
e avaliação dos experimentos de avaliação de genótipos de capim-elefante para
estimação da característica produção de matéria seca.
Palavras-chave:
Análises bromatológicas; Cenchrus purpureus (Schumach.) Morrone; Energias
renováveis
Análise
descritiva da produção de matéria seca de genótipos de irmãos completos de
Capim-Elefante para fins bioenergéticos
Karolayne Gloria
Ramos1, Mateus dos Santos Mendes1, Milena Silva Rocha1, Rogério Figueiredo
Daher2, Josefa Grasiela Silva Santana3, Ana Kesia Faria Vidal3, Moisés
Ambrósio3
1 Bolsistas
Jovens Talentos. Colégio Estadual Nilo Peçanha; Campos dos Goytacazes, Rio de
Janeiro; Brasil. 2 Orientador Bolsistas Jovens Talentos. Laboratório de
Engenharia Agrícola (LEAG) da Universidade
Estadual do Norte
Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.
3 Colaboradores.
Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) da Universidade Estadual do
NorteFluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro,
Brasil.
O
capim-elefante (Cenchrus purpureus (Schumach.) Morrone) é uma espécie de alta
eficiência fotossintética com elevada capacidade de acumulação de matéria seca,
destacando-se como uma fonte de biomassa para fins energéticos. O uso dessa
biomassa de capim-elefante tem como principal vantagem a mitigação de emissão
de gases de efeito estufa. Assim, o objetivo deste trabalho foi a avaliação
descritiva das variáveis envolvidas na produção de biomassa de capim-elefante.
Para isso, foram avaliados 220 genótipos pertencentes a onze famílias de irmãos
completos de capim-elefante em um experimento de blocos ao acaso, com quatro
repetições. Para estimar a principal variável produção de matéria seca-PMS
(t/ha) foi utilizado o método de determinação indireto bifásico, onde foram
primeiramente obtidos os valores de ASA – amostra seca ao ar e em seguida ASE-
amostra seca em estufa. Foi realizada análise descritiva para as variáveis
envolvidas na produção de matéria seca de capim-elefante: biomassa verde
(BIOMV), ASA, ASE e PMS. A variável
BIOMV apresentou 7,38 de média, valor máximo de 14,64 e valor mínimo de 3,10.
Para a variável ASA, os valores de média, máximo e mínimo foram 0,36, 0,51 e
10,96, respectivamente. Enquanto para variável ASE obteve-se média de 0,89,
máximo de 0,92 e mínimo de 0,87. A PMS apresentou média de 23,40, máximo de
48,63, mínimo de 8,73. Dentre os coeficientes de variação o maior valor foi
para a variável PMS (31,10) e o menor valor para a variável ASE. Podemos
destacar que dentre as variáveis envolvida no processo de produção de biomassa
energética os maiores coeficientes de variação foram apresentados pelas
variáveis PMS (31,09) e BIOMV (30,27) e os menores foram apresentados pelas
variáveis ASA (10,96) e ASE (0,44). Tais resultados indicam que há precisão na
obtenção das variáveis visto que os menores coeficientes de variação estão
relacionados a ASA e ASE, procedimentos realizados em condições controladas de
laboratório, enquanto para a variável BIOMV o seu coeficiente de variação
apresentou valor esperado devido à fonte de variação ambiental presente no
ensaio experimental. Por fim, a média de Produção de Matéria Seca (23,40 t/ha)
de genótipos de capim-elefante está dentro do esperado para produção de
biomassa energética.
Palavras-chave:
biomassa verde; recurso renovável; melhoramento genético
IFF CAMPUS GUARUS
“INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO LINEAR NO ENSINO
MÉDIO”
Matheus de
Oliveira Carvalho Nunes, Raphael Monteiro França, André Soares Velasco
Instituto Federal Fluminense – campus Campos Guarus
O
presente projeto considera o ensino de Problemas de Otimização, com modelos de
Programação Linear e suas técnicas de resolução, formalmente a estudantes dos
cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense
campus Campos Guarus, estimulando sua formação científica e contribuindo para a
melhor comunicação entre a pesquisa e a educação. Com o objetivo de preparar os
alunos para as aplicações cada vez mais abrangentes da Matemática, ambiciona-se
com o presente trabalho ampliar os conhecimentos matemáticos abordados no
Ensino Médio, como o estudo das funções, vetores, matrizes e sistemas de
equações lineares, com a modelagem e os métodos de resolução relacionados aos
Problemas de Programação Linear. Entre atividades desenvolvidas, destacam-se
estudos orientados de conteúdo do Ensino Médio, como por exemplo, sistemas
lineares e suas aplicações, resolução destes pelo Método de Gauss e sua
interpretação geométrica, considerados requisitos para entendimento da
modelagem dos Problemas de Programação Linear e sua resolução pelos métodos
Gráfico e Simplex. Além disso, é dado devido enfoque a utilização de recursos
computacionais com o programa Lindo na resolução dos problemas em destaque. É
importante ressaltar que o resultado final que o trabalho se propõe, a partir
da modelagem e resolução de um problema de relevância acadêmica, não somente
deve estimular à pesquisa científica, mas também proporciona ao estudante uma
visão mais ampla das aplicações da Programação Linear nos campos de
conhecimento das Engenharias de Produção e de Computação. Agradecimentos a
FAPERJ pelo apoio financeiro através de bolsas de Iniciação Científica Júnior.
Palavras-chave:
Otimização; Modelo de Programação Linear; Ensino Médio.
“aprendizagem colaborativa no ensino de língua
inglesa: uma proposta para turmas multiníveis no ensino médio integrado”
Rafany dos Reis Santos,
Ana Luiza dos santos
pereira, Karine Soares de Souza Silva.
Instituto Federal de
Educação, Ciência e tecnologia Fluminense – IFF – Campus Guarus
Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF – Campos Guarus
Sabe-se
que o ensino de Inglês em muitas escolas do Ensino Médio brasileiro carece de
preposições metodológicas que englobem o desenvolvimento de múltiplas
habilidades linguísticas, principalmente a produção oral.
Pretendeu-se, com essa pesquisa, desenvolver uma intervenção pedagógica de modo a potencializar o ensino de língua
Inglesa em turmas do 2 ano Ensino Médio Integrado do campus Campos Guarus do
IFFluminese. Essa proposta compreendeu o uso combinado da aprendizagem
colaborativa com as premissas das metodologias ativas de modo que os
multiníveis de conhecimento do idioma
não fossem impeditivos de um ensino de qualidade.
Palavras-chave: Aprendizagem
colaborativa; ensino de língua inglesa; Inglês no ensino médio.
ANÁLISE E
TRATAMENTO DE DADOS METEREOLÓGICOS OBTIDOS POR MICROESTAÇÕES METEOROLÓGICAS
PARA IDENTIFICAÇÃO DE MICROCLIMAS URBANOS”
Ana Carolina Souza Almeida Nogueira1,
Lorenna Mendes Caetano1, Rogério de Avellar Campos Cordeiro1
1Instituto Federal Fluminense campus
Campos Guarus
Atualmente
devido às grandes mudanças climáticas que vêm ocorrendo ao longo dos anos, isso
tem gerado grande preocupação por parte das autoridades em encontrar soluções
eficientes para mitigar e/ou monitorar os transtornos gerados pelas mudanças
climáticas. Nesse sentido, esta pesquisa como parte do projeto de
desenvolvimento de microestação meteorológicas, tem como objetivo analisar os
dados advindos pelas microestações para que posteriormente sejam identificadas
e monitoradas a existência de microclimas urbanos na cidade de Campos dos
Goytacazes-RJ. A metodologia prevista para esta pesquisa consiste em: retirada
dos dados da microestação; tabulação de dados; estudo e comparação dos dados
com instituições homologadas e reconhecidas para esta finalidade (ex: INMET);
geração de gráficos; publicização dos resultados. Atualmente duas microestações
estão em desenvolvimento pelo projeto e estão localizadas dentro do
IFFluminense campus Campos Guarus para fins de testes dos componentes básicos.
Essa pequena estação é capaz de captar a
temperatura e a umidade. A partir destes dados, foi elaborado um modelo de
planilha que contêm os dias,
temperaturas (máximas, mínimas e médias), umidades (máximas e mínimas) e as
horas respectivas de cada mês do ano. Em seguida são gerados gráficos dessas
informações para cada mês. O estado atual do projeto encontra-se realizando um
comparativo dos dados adquiridos pela estação com os dados divulgados pelas
instituições homologadas. A partir do momento que estas estações apresentarem
uma estabilidade no seu funcionamento e uma compatibilidade de dados com as
instituições, estas microestações - e novas microestações - serão instaladas em
outros pontos da cidade para que possivelmente sejam identificados diferentes
microclimas urbanos dentro da mesma cidade. Espera-se também que esse projeto
futuramente auxilie e alerte a população das cidades de modo a prevenir novos
incidentes. Até o presente momento, com base nos dados coletados pode-se
concluir que: i) em dias mais quentes a umidade tende a ser mais baixa e as
temperaturas mais altas; ii) em dias mais frios as temperaturas são mais baixas
e a umidade acompanha é mais alta. Por fim, o projeto possui grande relevância
tanto para as pessoas como para o meio ambiente.
Palavras-chave:
mudanças climáticas, microestações; microclimas; população; meio ambiente;
coleta de dados.
RÁDIO
WEB EDUCATIVA
Karolinne Rangel,
Mirelly Vieira IFF - Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus Prof.
Saulo Queiroz Nascimento
Uma
Rádio Web Educativa é o Serviço de Radiodifusão Sonora(rádio) destinado à
transmissão de programas educativos-culturais, que atua em conjunto com os
sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade, visando a educação básica,
superior, a educação permanente e formação para o trabalho. Além disso, abrange
as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e orientação
profissional. O projeto de uma rádio educativa pode ser desenvolvido por
pessoas jurídicas regidas pelo direito público nacional, incluindo universidades
de financiamento público e fundações estabelecidas por pessoas físicas. Também
outras universidades podem solicitar financiamento para implementar serviços de
radiodifusão especificamente para fins educacionais. A Rádio Web Educativa, é
um projeto de pesquisa fomentado pelo programa Jovens Talentos da FAPERJ e
coordenação do professor Saulo Queiróz Nascimento. O projeto tem como objetivo
desenvolver uma rádio escolar interativa atual que possa manter os alunos,
professores e funcionários informados das novidades e, ao mesmo tempo, garantir
um bom entretenimento musical, bem como pesquisar toda legalidade desse
processo. Concluímos que a Rádio Web Educativa é de suma importância para o
ambiente escolar por permitir que alunos e professores analisem criticamente o
conteúdo veiculado por diversos meios de comunicação. Envolvendo-os em projetos
cooperativos, melhorando o relacionamento entre as pessoas e discutindo
questões relacionadas à construção de projetos de vida, saúde, meio ambiente
tudo mais que contribua para formação de cidadãos capacitados e informados. Palavras-chave: Rádio Web, Rádio educativa,
Projeto.
IFF
CAMPUS MACAÉ
“O papel da
mulher na indústria: a questão de gênero na formação acadêmica e atuação
profissional”
Maria Cláudia de Castro França, Andressa Alves
Soares, Ana Paula Lopes Siqueira - Instituto Federal Fluminense – campus Macaé
Nas
últimas décadas, o número de mulheres no ensino técnico de nível médio cresceu
substancialmente, contudo é evidente que ainda há uma continuidade da
desigualdade orientada pela definição histórica e patriarcal dos “papéis de
gênero”. Cursos que formam profissionais para os trabalhos considerados
masculinos, como automação industrial e eletromecânica, em geral, são
majoritariamente ocupados por homens. A lógica do papel de gênero também está
presente no pequeno número de mulheres que se insere e permanece no mercado de
trabalho nas áreas técnicas industriais. Sendo assim, para a consolidação de
uma sociedade mais justa e equânime, destaca-se o papel importante da
democratização do acesso à educação, à produção do conhecimento, assim como na
formação de mão de obra diversificada para o mercado de trabalho. Este trabalho
dedica-se a investigar os mecanismos que têm dificultado a participação das
mulheres na área técnica industrial tanto na escolarização quanto na atuação no
mercado de trabalho. Faz-se necessário discutir as questões de gênero na área
dentro e fora da instituição, contribuindo para o acesso e permanência de mais
mulheres no curso e no mercado de trabalho. Além disso, o presente trabalho
realiza palestras, rodas de conversa e discussões no Instituto Federal
Fluminense – campus Macaé fundamentadas na pesquisa sobre o papel da
mulher na indústria e com o objetivo de motivar mais jovens mulheres a ocupar
espaços até então predominantemente masculinos. Pretende, ainda, divulgar os
cursos técnicos nas escolas públicas de nível fundamental como oportunidades
para as jovens mulheres. Se propõe a ultrapassar os muros da instituição
realizando divulgação científica, construindo conhecimento e promovendo debate
que acrescenta ao entendimento do papel de cada um na sociedade enquanto
sujeito transformador da realidade. 3
páginas
Palavras-chave: papel da mulher na indústria, relações de gênero, evasão
escolar, diversidade.
PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O LOCAL QUE MORAMOS – CONHECENDO O BAIRRO E
SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE (LAGOA DE IMBOASSICA)
Luana Osório Dias; Júlia
Roberta Gomes Silva Jesus;
Thays Cury Martins de
Oliveira; Aurea Yuki Sugai
Instituto Federal Fluminense/IFF – Campus Macaé
O contexto atual, de degradação contínua do meio ambiente, exige a
transformação da relação do homem com o ambiente em que vive. Ações de
sensibilização e mobilização em Educação Ambiental (EA) são importantes para
que essa mudança seja possível e efetiva. Nesse contexto, o objetivo desse
projeto é o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, baseadas na
percepção ambiental de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto
Federal Fluminense Campus Macaé sobre a comunidade em que residem. O reconhecimento
e o entendimento dos problemas ambientais dos locais de moradia proporcionarão
aos alunos não somente uma familiaridade com o tema, mas uma facilidade no
desenvolvimento de ações de sensibilização e mobilização junto à comunidade.
Esse projeto, ao tornar os alunos protagonistas e agentes das transformações,
visa atender aos propósitos da EA crítica, transformadora e emancipatória.
Primeiro local a ser estudado, com o objetivo de propor ações de Educação
Ambiental, é o entorno da Lagoa de Imboassica, importante patrimônio ambiental
da cidade de Macaé. A degradação ambiental observada no local é evidente, o que
torna as ações de sensibilização e mobilização da comunidade de grande
importância para mitigação dos danos ambientais e preservação do ecossistema.
Palavras-chave: Lagoa de Imboassica; protagonismo juvenil; Educação
Ambiental.
ESTRUTURAÇÃO
DE ESTAÇÃO DE RÁDIO DO IFFLUMINENSE CAMPUS MACAÉ PARA O SERVIÇO DE RADIOAMADOR.
Jean Felippe
Gonçalves de Conte1 e Eduardo Beline da Silva Martins2 1 Instituto Federal
Fluminense campus Macaé 2 Instituto Federal Fluminense campus Macaé
A
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclarece que o Serviço
Radioamador é um serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado
ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a
efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica
unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou
comercial. Com licença devidamente ativa para este tipo de serviço, o
IFFluminense campus Macaé também possui um transceptor para operar faixas de
frequências autorizadas entre 1,8 e 54MHz. A proposta deste projeto é
estruturar a estação de rádio do campus, projetando, montando e testando seu
sistema irradiante composto por cabos, conectores e antenas. Por se tratar de
uma atividade multidisciplinar, o aluno bolsista do Ensino Médio será capaz de
colocar em prática diferentes conceitos apreendidos em disciplinas diversas.
Palavras-chaves: radioamadorismo; antena;
transceptor; telecomunicações.
OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES PARA O DESCARTE
AMBIENTALMENTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS INSERVÍVEIS NO MUNICÍPIO DE MACAÉ - RJ
Gabriel de Pinna Mendez1, Maria
Eduarda de Souza Lapa2 –
1Instituto
Federal Fluminense – Campus Macaé
O presente projeto tem como objetivo investigar as dificuldades
encontradas e os principais desafios para o descarte ambientalmente adequado
dos medicamentos inservíveis no município de Macaé-RJ, para tanto, será
utilizado o método qualitativo, com o emprego de ferramentas como a revisão
bibliográfica documental, as entrevistas semiestruturadas e técnicas de
observação participante, tendo como principais atores envolvidos na pesquisa a
população do município, com foco nos alunos e servidores do IFF Macaé-RJ e seus
respectivos familiares, além dos funcionários de algumas drogarias localizadas
no município. Espera-se com o presente projeto, conhecer, através da percepção
dos atores envolvidos no processo as principais dificuldades para descartar
corretamente os medicamentos inservíveis, além de propor ações voltadas para a
melhoria do processo de descarte desse tipo de resíduo.
Palavras-chave:
medicamentos inservíveis; descarte de medicamentos; logística reversa; resíduos.
Educação Jurídica no Ensino Médio Integrado: uma proposta para
construção e democratização de saberes com pensamento crítico para uma
sociedade livre, justa e solidária.
Gisele
Carvalho da Silva Costa Nogueira1, Gabriela Azevedo da Costa1,
Laio Gonçalves Castilho1 –
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Fluminense campus Macaé/ IFF campus Macaé.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia (IFs), aspirando currículos de qualidade em seus cursos do ensino
médio integrado, buscam incorporar conhecimentos básicos e técnicos, suprindo
não só as demandas do mercado, mas, sobretudo objetivando uma formação integral
de seus alunos, por meio de estímulos e apoio a processos educativos que levem
à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do
desenvolvimento socioeconômico local e regional. No presente trabalho busca-se
promover a ampliação da leitura sobre a formação jurídica dos estudantes, por
meio de uma linguagem performativa, artística, coletiva e colaborativa, visando
a efetividade da formação integral, no âmbito da educação profissional
tecnológica, no IFFluminense campus Macaé, com vista à construção do
pensamento crítico de uma sociedade livre, justa e solidária, como defendido
pela constituição brasileira. Tem-se como hipótese implementar de forma
extracurricular o conteúdo transversal de educação jurídica, pertinentes a
Cidadania e Civismo, Educação de Qualidade e Paz, Justiça e Instituições
eficazes, disseminando informações e conhecimentos básicos jurídicos,
sobretudo, relacionados aos direitos e garantias fundamentais constitucionais,
a fim de atingir, verdadeiramente, as finalidades educacionais da formação
integral e as metas instituídas pela Constituição do Brasil e pela Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional. Para tanto, divulga-se, nas redes sociais a que
alunos e servidores do Instituto têm acesso, materiais recolhidos e produzidos
pela equipe deste projeto, de modo a contribuir para a democratização das
questões pertinentes a direitos fundamentais e a cidadania, não respeitados
e/ou pouco difundidos entre a população, de modo que tais assuntos possam ser
compreendidos, problematizados, assimilados criticamente, em prol de uma
aprendizagem significativa e emancipatória.
Palavras-chave: Educação
Jurídica; Cidadania; Emancipação; Ensino Médio Integrado
VIGILÂNCIA
EM SAÚDE DO TRABALHADOR E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Luciana Valadão
Vasconcelos Alves¹, Géssica da Silva Nunes1 — ¹Instituto Federal Fluminense –
Campus Macaé
A
saúde do trabalhador configura-se como um campo de práticas e de conhecimentos
voltados para analisar e intervir nas relações de trabalho que provocam doenças
e agravos. No ano de 2021, foi criado o projeto de Vigilância em saúde do
trabalhador e promoção da saúde, no qual o principal objetivo é identificar e
analisar as ações de vigilância em saúde do trabalhador do Instituto Federal
Fluminense (IFF), sob a perspectiva teórica das Universidades Promotoras da
Saúde (UPS). Realizou-se um mapeamento de projetos de pesquisa e extensão do
IFF voltados para a promoção da saúde e um levantamento de dados a respeito do
estilo de vida dos trabalhadores do IFF campus Macaé. Para isso, foi aplicado
um questionário constituído de duas partes: aspectos sociodemográficos e estilo
de vida do público-alvo. No ano de 2022, deu-se continuidade ao projeto,
seguindo o objetivo de identificar e analisar as ações de vigilância em saúde
do trabalhador no IFF, em específico, mapear projetos, programas e cursos de
extensão do IFF voltados para a qualidade de vida com base no referencial das
UPS; realizar diagnósticos situacionais, a partir dos perfis de adoecimento,
estilos de vida e qualidade de vida dos trabalhadores do IFF campus Macaé;
refletir sobre as repercussões biopsicossociais dos variados perfis de
adoecimento; e planejar ações de promoção da saúde aos trabalhadores do IFF
campus Macaé. Este é um estudo de abordagem quantiqualitativa, cuja coleta de
dados será por meio de pesquisa documental, sendo que a análise será
estatística descritiva, descritiva e interpretativa. Almeja-se colaborar na
capacidade do instituto em desenvolver as ações de vigilância em saúde do trabalhador.
Palavras-chave:
Saúde do trabalhador; Promoção da saúde; Vigilância em saúde do trabalhador
“DESENVOLVIMENTO
DE PROCESSOS INDUSTRIAIS ATRAVÉS DE SIMULADORES, PARA ENSINO DE ROBÓTICA A
ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E TENOLÓGICA”
Luiz Alberto
Oliveira Lima Roque1 , Lucas Henrique Morais da Costa2 - 1 Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – campus Macaé 2 Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – campus Macaé
A
tecnologia se faz cada vez mais presente no dia a dia da população, por meio de
diversos dispositivos e interfaces diferentes. Com os avanços promovidos pela
quarta revolução industrial, comandada pela robótica, nanotecnologia e
inteligência artificial, saber lidar com a tecnologia torna-se, cada vez mais,
requisito básico para a maioria das funções. Em meio a esse cenário, a educação
tecnológica assume papel de suma importância preparando e capacitando as
futuras gerações para tamanhos avanços. Dentre as ferramentas disponíveis para
auxiliar na educação, a plataforma Lego Mindstorms se destaca por sua
versatilidade e interface amigável. O Mindstorms possui sua forma de
programação bastante simples e característica, utilizando-se do paradigma de
blocos de comando. Além disso, é possível programar em linguagens convencionais
de mais alto nível, com Java, C, C++, Python e C#. Devido à sua versatilidade,
o Mindstorms pode ser usado tanto para projetos simples, como um seguidor de
linha básico, quanto para projetos complexos de competição e/ou que simulam
processos industriais, como manipuladores e braços robóticos, cuja programação
se encontra na figura 1. Além do Lego Mindstorms, existe a possibilidade de se
trabalhar com simuladores robóticos virtuais, como o Open Roberta, Gears Bot ou
o QEv3 e muitos outros. Os simuladores virtuais, por sua vez, possuem suas
vantagens e desvantages, podendo variar entre si em nível de complexidade e
recursos. Desde os mais simples e lúdicos, como o próprio Open Roberta até os
mais sofisticados e complexos, como o RoboDK. Levando em conta os indicativos
socioeconômicos de um país como o Brasil, é importante pensar em alternativas
para a educação tecnológica acessível e de baixo custo, como o uso de
simuladores. Assim, os referidos tornam-se fundamentais para qualquer projeto
amplo de educação tecnológica realizado no país. De forma que, nos tempos
atuais, é possível capacitar jovens e futuros profissionais de excelência com
projetos baseados majoritariamente em simulações robóticas, desenvolvendo
protótipos de veículos e programas do início ao fim, seja para competição ou
para a simulação de aplicações industriais.
“UM
MODELO PARA PROJETO, CONSTRUÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE VEÍCULOS
ROBÓTICOS PARA COLETA AUTOMÁTICA DE AMOSTRAS DE DADOS AMBIENTAIS”
Gabriel
Rodrigues Marques Valim1 , Luiz Alberto Oliveira Lima Roque 2 – 1 Instituto
Federal Fluminense - Campus Macaé 2 Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé
Os
poluentes causam o desequilíbrio no ar atmosférico reduzindo a qualidade do ar
das grandes cidades, assim como a expansão demográfica sem planejamento prévio
que acaba prejudicando a vegetação local e os recursos hídricos. Portanto,
grande percentual da população mundial sofre de doenças relacionadas à poluição
da água, da terra e do ar, o que evidencia o monitoramento ambiental como
elemento essencial à sobrevivência humana. A situação real dos recursos
ambientais é determinada pela seleção dos parâmetros adequados ao
monitoramento, e isto é realizado coletando amostras de água, solo e ar (visando
posterior análise laboratorial), em locais muitas vezes inóspitos ao ser
humano. Dessa forma, é necessário dispor de veículos automáticos inteligentes
(robôs), capazes de adquirir estas amostras sem a intervenção física de
qualquer pessoa. Esse projeto tem como objetivo apresentar diversos modelos de
robôs que possam adquirir dados e amostras ambientais (como solo,ar e água) em
lugares onde a presença humana seja impossível ou que possa existir algum
perigo para a integridade física da pessoa. Os robôs protótipos conseguirão se
adequar em diferentes terrenos, e com seus sensores desviar de obstáculos,
assim chegando no local desejado para coletar as amostras de dados ambientais.
Os modelos de robôs propostos neste projeto têm como objetivo ajudar a sociedade,
auxiliando no monitoramento dos solos e áreas vegetais, poluição dos lençóis
freáticos, prevenção de possíveis incêndios, prevenção da alteração das
propriedades Físico-Químicas da água e a prevenção do ar.Tem-se como objetivo
montar protótipos baseados em conjuntos educacionais robóticos da linha LEGO
MINDSTORMS, devido à sua simplicidade e seu custo acessível, cujas lógicas e
códigos de controle podem ser elaborados nas linguagens de programação NXT-G,
NXC, Lab View, Gears Code, QEV3Dev, Lejos-Java, junto com softwares de
programação como o LEGO MINDSTORMS Education EV3, NXT software, Open Roberta
Lab. Um protótipo utilizado foi o robô que segue uma trajetória retilínea até
chegar no seu destino, que seria o ponto de coleta de dados e amostras. Através
do software LEGO MINDSTORMS Education EV3 é possível utilizar a programação por
blocos de forma a criar a lógica para esse protótipo, conforme demonstrado na
Figura 1.
Figura 1 -
Programação em blocos do robô seguidor de linha Na Figura 1 o protótipo irá
andar em Zig-Zag de acordo com a luminosidade que o sensor de cor estiver
retornando para o programa. Caso seja maior que 50%, isto Fonte: Própria.
significa que é uma superfície escura, o robô protótipo irá andar com uma maior
força no motor esquerdo. Caso seja menor que 50% o inverso acontecerá, com o
robô tendo uma força maior na roda direita.
Figura
2 - Protótipo coletor Palavras-chave: Coleta automática de dados ambientais;
conjuntos robóticos educacionais Lego ; Simuladores de programação em blocos;
Palavras-chave:
Coleta automática de dados ambientais; conjuntos robóticos educacionais Lego ;
Simuladores de programação em blocos
Palavras-chave:
robótica, programação, simuladores, lego, educação.
PINTANDO
O SETE PARA ENSINAR DIREITO: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA A PARTIR DO
APRENDIZADO INTERDISCIPLINAR ENTRE LINGUAGEM JURÍDICA E ARTÍSTICA
Diogo Buy Couto
Aguiar 1 ; Laio Gonçalves Castilho 1 ; Olívia de Melo Fonseca (Orientadora) 1 1
Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), Campus Macaé
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia (IFs), aspirando a currículos de qualidade em seus cursos do ensino
médio integrado, buscam incorporar conhecimentos básicos e técnicos, suprindo
não só as demandas do mercado, mas também objetivando uma formação integral de
seus alunos, por meio de estímulos e apoio a processos educativos que levem à
geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do
desenvolvimento socioeconômico local e regional. Por conseguinte, com este
projeto de pesquisa, ensino e extensão, busca-se avaliar o papel social do
cidadão brasileiro, com vista ao fortalecimento da cidadania emancipatória e à
formação de indivíduos conscientes, críticos e que interfiram, positivamente,
na realidade da sociedade. Como hipótese, tem-se implementar, de forma
extracurricular, o conteúdo transversal de Multiculturalismo; Cidadania e
Civismo; Paz, Justiça e Instituições eficazes, disseminando informações e
conhecimentos básicos desses temas, sobretudo, os relacionados aos direitos e
garantias fundamentais constitucionais, a fim de atingir, verdadeiramente, as
finalidades educacionais da formação integral e as metas instituídas pela
Constituição do Brasil e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Para tanto, da linguagem jurídica, normativa, à linguagem artística, criadora
de afetos, percepções e imaginações, propõe-se estimular a recepção e a
produção de materiais educativos em prol de uma sociedade mais justa, equânime
e libertadora. Durante o projeto, nas redes sociais, serão divulgados
fragmentos do conteúdo recolhido e também do produzido pela equipe deste
projeto, a fim de ampliar o acesso deste tema à comunidade escolar do
IFFluminense (especialmente, o Campus Macaé), contribuindo para ampliação da
leitura sobre a formação jurídica dos estudantes e servidores, para a
transversalidade no ensino da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica
e, sobretudo, para a educação transformadora do ser humano.
Palavras-chave:
Educação Jurídica; Linguagem Artística; Interdisciplinaridade; Redes Sociais
“A percepção do racismo
entre alunos do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense”
Maria Clara de Oliveira Ventura1
1Instituto Federal Fluminense – IFF, Campus Macaé.
O presente projeto visa desenvolver uma pesquisa sobre a percepção do
racismo nos estudantes do Instituto Federal Fluminense do Campus Macaé.
Buscaremos a partir de metodologias qualitativas e quantitativas de pesquisa
social desenvolver um conjunto de conhecimentos relacionadas a vivência
cotidiana dos estudantes em relação ao racismo. Nesse sentido a pesquisa irá
levantar as diferenças de percepção do racismo em alunos autodeclarados brancos
e em alunos autodeclarados brancos e em diferentes contextos e ambientes
sociais como a própria escola, espaços públicos e privados, etc. A partir dessa
pesquisa iremos obter informações detalhadas sobre como os alunos do campus
reconhecem situações em que o racismo se manifesta e como os alunos lidam com
essas situações no seu cotidiano. Tais informações são fundamentais para o
desenvolvimento de uma educação inclusiva e de qualidade (meta 4 da ODS) e
também para a redução das desigualdades (meta 10 da ODS).
Palavras-chave: racismo estrutural; percepção do racismo; educação; IFF;
Macaé-RJ.
“A relação entre a construção civil, a promoção imobiliária e os
proprietários fundiários e a produção do espaço urbano na cidade de Macaé-RJ”
David Ferreira Leite1
1Instituto Federal Fluminense – IFF, Campus Macaé
Os promotores imobiliários são um agente central no processo de produção
do espaço urbano capitalista. Isto porque se trata de um agente que tem no
processo de produção do espaço justamente o cerne da reprodução do seu capital.
Tais agentes são em si complexos uma vez que são compostos por diferentes tipos
de empresas, sendo que entre elas podemos citar segundo Corrêa (1995):
relacionada por um lado a atuação das empresas de construção civil que atuam
executando os projetos demandados pelos promotores imobiliários, sendo que em
alguns casos a mesma empresa pode atuar na promoção imobiliária e na construção
dos seus empreendimentos. Por outro lado, essa atuação também se relaciona com
propriedade fundiária que se coloca tanto como um obstáculo a produção imobiliária
capitalista quanto como um pressuposto para a mesma uma vez que o estatuto da
propriedade impede o acesso a terra dos mais pobres e atua no sentido de
conferir uma valorização diferencial das áreas no interior da cidade o que
facilita a atuação dos promotores imobiliários. O objetivo do presente projeto
de pesquisa é compreender a relação contraditória e complementar entre a
promoção imobiliária, a construção civil e a propriedade fundiária em Macaé.
Palavras-chave: construção civil; propriedade fundiária; promoção
imobiliária; produção do espaço urbano; Macaé-RJ.
“USO DE RECURSOS DIGITAIS PARA A PUBLICAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDOS
ARTÍSTICO-LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM
TÉCNICO”
Dandara Silva Jackson1, Larissa
Santos Pereira2, Penha Élida G. Tuão Ramos3
1Instituto Federal Fluminense – campus Macaé
2Instituto Federal Fluminense – campus Macaé
3Instituto Federal Fluminense – campus Macaé
A realização de atividades de leitura e
escrita se relacionam em um processo de retroalimentação e contribuem para o
desenvolvimento do letramento literário. Nessa perspectiva, a leitura fomenta a
escrita e esta, por sua vez, predica-se por meio daquela, em seu sentido mais
amplo, enquanto leitura não só de palavras, mas também de sensações, de
vivências, de textos verbais e não verbais (sonoros, visuais e híbridos, cujas
linguagens são diversas). Entretanto, quando a produção de texto ganha um
caráter puramente avaliativo, perde-se a oportunidade de promover a autoria e o
protagonismo estudantil no espaço escolar. Diante disso, o objetivo do presente
projeto é ofertar a estudantes e professores um espaço de registro, publicação
e circulação de conteúdos de viés artístico-literário desenvolvidos por
estudantes do IFF campus Macaé, especialmente durante as aulas da disciplina
Língua Portuguesa, Literatura e Redação (LPLR) destinadas ao Ensino Médio
Integrado, estimulando a autoria e contribuindo para o processo de letramento
literário. Para tanto, estão propostos
estudos sobre os temas autoria, letramento literário, produção e circulação de
textos, bem como a análise da estrutura, funcionamento e uso de plataformas
digitais destinadas à publicação de textos verbais, visuais e audiovisuais.
Espera-se que, ao final do projeto, os estudantes tenham tido a oportunidade de
ver seus textos circulando e alcançando leitores reais, ou seja, leitores que
vão além da figura do professor de LPLR.
Palavras-chave: literatura; ensino; autoria.
PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O LOCAL QUE MORAMOS – CONHECENDO O BAIRRO E
SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE (LAGOA DE IMBOASSICA)
Luana Osório Dias; Júlia
Roberta Gomes Silva Jesus;
Thays Cury Martins de
Oliveira; Aurea Yuki Sugai
Instituto Federal Fluminense/IFF – Campus Macaé
O contexto atual, de degradação contínua do meio ambiente, exige a
transformação da relação do homem com o ambiente em que vive. Ações de
sensibilização e mobilização em Educação Ambiental (EA) são importantes para
que essa mudança seja possível e efetiva. Nesse contexto, o objetivo desse
projeto é o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, baseadas na
percepção ambiental de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto
Federal Fluminense Campus Macaé sobre a comunidade em que residem. O
reconhecimento e o entendimento dos problemas ambientais dos locais de moradia
proporcionarão aos alunos não somente uma familiaridade com o tema, mas uma
facilidade no desenvolvimento de ações de sensibilização e mobilização junto à
comunidade. Esse projeto, ao tornar os alunos protagonistas e agentes das
transformações, visa atender aos propósitos da EA crítica, transformadora e
emancipatória. Primeiro local a ser estudado, com o objetivo de propor ações de
Educação Ambiental, é o entorno da Lagoa de Imboassica, importante patrimônio
ambiental da cidade de Macaé. A degradação ambiental observada no local é
evidente, o que torna as ações de sensibilização e mobilização da comunidade de
grande importância para mitigação dos danos ambientais e preservação do
ecossistema.
Palavras-chave: Lagoa de Imboassica; protagonismo juvenil; Educação
Ambiental.
Estudo da vegetação nativa do IFF campus Macaé: troca de experiências na
busca por soluções
Ana Beatriz Rodrigues Dos
Reis Leiderman; Aurea Yuki Sugai
Instituto Federal Fluminense/IFF – Campus Macaé
Inaugurado
em 1993, o IFF campus Macaé ocupa uma vasta área no Bairro de Imboassica
(Macaé/RJ). Nesta área, além de plantas ornamentais, há uma extensa área de
vegetação nativa, já utilizada para atividades práticas do consórcio
CECIERJ/CEDERJ. No entanto, os próprios servidores do IFF não utilizam o
espaço, que pode ser de grande interesse para práticas pedagógicas, tanto para
a Biologia como para disciplinas da área técnica do Meio Ambiente, como Conservação
da Natureza. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo o estudo da
vegetação existente no IFF campus Macaé, no intuito de identificar as espécies
ali presentes, além de observar possíveis áreas degradadas do local e propor
soluções para recuperar esses locais. Para atingir tal objetivo, serão
estudados projetos de temática similar já desenvolvidos em outros campi do IFF,
para que a troca de experiências seja um dos propulsores para a melhoria não
somente das práticas pedagógicas, mas especialmente, do meio em que estamos
situados.
Palavras-chave: vegetação nativa; Macaé; Educação Ambiental.
Oficinas pedagógicas em laboratório para o aperfeiçoamento da educação
científica de estudantes surdos do EMI do IFF – Campus Macaé
Carlos Victor Almeida dos Reis, Vanessa do Nascimento Pereira, Rafael Maia Macedo, Maria Eduarda da
Silva, Pabllo Vitorio Athayde Quadra, Maysa Zampa.
Instituto Federal
Fluminense/IFF – Campus Macaé
No sentido
da valorização da educação científica de estudantes surdos do EMI do IFF Campus
Macaé, este projeto se propôs a desenvolver oficinas pedagógicas como proposta
metodológica para a criação de uma situação
de aprendizagem aberta e dinâmica, que favorecesse a inovação, a troca de
experiências e a construção de conhecimentos por parte dos estudantes
surdos, e ainda contribuísse para mitigar o déficit de conceitos científicos
que naturalmente os estudantes surdos tenham sido privados de experimentar ao
longo de sua vida, visto que a sociedade está voltada para um universo capaz de
ouvir. Para isso, foi desenvolvida uma oficina pedagógica com o tema “Águas de Macaé – a água que consumimos”,
com duração de uma semana, no laboratório de Química do IFF-Campus Macaé, onde
os estudantes elaboraram perguntas sobre o tema e a partir delas definiram
quais experimentos seriam realizados. Como amostras, decidiram estudar a água
de abastecimento municipal coletada na residência de um estudante, a água do
bebedouro da escola, a água do Rio Macaé, a água da Lagoa de Imboassica e a
água da praia do Pecado. Realizaram experimentos como: teste físico-químico e
microbiológico, teste de pH, temperatura de ebulição, obtenção de sal a partir
da água do mar, floculação e decantação como simulação de etapas do tratamento
de água e condutividade elétrica das amostras. Coletaram, registraram e
analisaram os resultados obtidos tendo, no último dia, divulgado esse trabalho
científico para os demais estudantes da Instituição. Durante a realização da
oficina pedagógica, observou-se a evolução na postura do estudante, agora muito
mais ativa e investigativa, estimulado
por uma abordagem reflexiva diante dos fenômenos. A escolha do tema permitiu
contextualizar a realidade em que se encontram inseridos estes estudantes, que
adotaram uma ampla participação (ativa, mental, reflexiva, postural,
atitudinal) ao longo das atividades, oportunizando assim que vivenciassem a
aplicação do método científico e fortalecessem o entendimento sobre a questão
da temática “água”.
Palavras-chave: oficinas pedagógicas; laboratório; educação científica;
surdez.
IFF
CAMPOS DOS GOYTACAZES - CENTRO
“Produção de material didático e aplicativos educacionais com o Lab
Maker do campus Campos Centro do IF Fluminense”
Brian Peres
Nogueira1, Camilly de Souza Duarte Arruda1, Emili Peixoto
Ribeiro1, Kayke
Abreu Pontes1, Jonivan Coutinho Lisbôa1 –
1Instituto Federal Fluminense – campus Campos Centro
O objetivo principal do Laboratório Maker é estimular
a criatividade dos estudantes para a resolução de problemas com metodologias
práticas que envolvem o “aprender fazendo” (learning by doing). As
atividades do laboratório envolvem principalmente o atendimento de demandas
educacionais do campus por meio da confecção de materiais didáticos
diversos, e aplicativos para trabalhar os saberes abordados em conteúdo de
disciplinas. Além disso, são organizadas oficinas de criação e difusão da
cultura maker como diferencial no aprendizado baseado em problemas e obtenção
de soluções criativas para os mesmos. A cultura maker envolve os seguintes
pilares: (1) comunicação – troca de ideias e informações acerca de problemas e
possíveis soluções para os mesmos; (2) aprender fazendo – a essência da
participação do estudante com ator principal do processo de obtenção de
conhecimentos; (3) escalabilidade – desenvolvimento de soluções a partir de
modelos e protótipos que podem ser reproduzidos em maior escala de quantidade e
tamanho; (4) criatividade – a essência da aprendizagem baseada em problemas,
que estimula o desenvolvimento ativo de novos conhecimentos; (5) trabalho em
grupo – processo de criação colaborativa, com a finalidade de obtenção de um
resultado em comum; (6) sustentabilidade – envolve as preocupações com as
questões ambientais e tudo o que é envolvido a respeito delas. Para a resolução
das demandas recebidas, utilizando o ferramental adequado (exemplo: impressoras
3D, máquina CNC, ferramentas manuais, notebooks), existe um processo bem
definido que agrega todos esses pilares, com as seguintes etapas: (1) modelagem
– a partir dos dados do problema, confeccionar um modelo para representar a
solução desejada, de acordo com o tipo de demanda; (2) produção – o protótipo
modelado é produzido; (3) entrega do produto – o produto final é
disponibilizado para o demandante. Com a atuação do Laboratório Maker,
espera-se que seja fortalecida a aprendizagem significativa entre os estudantes
– bolsistas e demandantes – na busca de uma educação de melhor qualidade para
os envolvidos nos processos trabalhados.
Palavras-chave: cultura maker; aprender fazendo;
aprendizagem significativa
“ACESSIBILIDADE AO ESTUDO
DA PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA COM O USO DE PLATAFORMAS GRÁFICAS.”
Gabriel Mendes de Almeida; Matheus
Gonçalves Gomes; João Vitor Ferraz Carvalho; Julia da Silva de Souza; Milena Bissonho Soares
IFF Campos Centro
A robótica vem causando grandes mudanças na nossa
sociedade por trazer inovações em diferentes áreas. Seja na medicina, com
médicos realizando intervenções cirúrgicas delicadas a distância, nas guerras e
até no uso doméstico e na forma de nos relacionarmos socialmente, sem mensurar
o amplo uso de robôs no chão industrial para realizar atividades repetitivas e
de precisão. Isso por si só já a torna uma ciência interdisciplinar de grandes
possibilidades na educação. No ambiente escolar, os professores aproveitam para
utilizar a robótica como uma ferramenta capaz de proporcionar aos alunos a
possibilidade de experimentar, de forma prática, conceitos aprendidos em sala
de aula. Esta tem sido cada vez mais adotada como uma ferramenta de ensino.
Neste projeto os objetos de estudos são a programação dos robôs, dispositivos
que desempenham alguma tarefa. Com este aspiramos a implantação de uma nova
cultura escolar, através do desenvolvimento de atividades inovadoras que
motivem e mobilizem professores e estudantes para um trabalho escolar
colaborativo a fim de propiciar a construção coletiva, a autoria, a criatividade,
a resolução de problemas e a socialização do conhecimento numa perspectiva
interdisciplinar, em plena sintonia com a natureza dos conhecimentos que são
requeridos para as atividades no campo da robótica. O Objetivo deste projeto é
criar material didático (expositivo e prático), para apresentar nas escolas
municipais, para incentivá-los a criar, desenvolver projetos. Utilizando o novo
laboratório móvel de robótica que será desenvolvido pelo IFF conseguir atrair
cada vez mais os alunos para áreas tecnológicas. A aplicação da robótica
desenvolve nos alunos habilidades de raciocínio e criatividade, fundamentais
para um bom programador, além do incentivo de ver seus conhecimentos sendo
aplicados. Contribuindo para a formação deste educando dado toda a complexidade
na área de exatas, que o projeto abrange, além de contribuir para a
disseminação da cultura do faça você mesmo, fazendo com que estudantes possam
construir seus próprios projetos contribuindo desta forma para o
desenvolvimento tecnológico como um todo. A robótica é uma das principais
maneiras de atrair alunos das mais diversas etapas do ensino, ajudando a criar
o interesse para o estudo programação e tecnologias. O aluno bolsista irá
realizar pesquisas para desenvolvimento do material didático que será
apresentado nas escolas, o IFF irá oferecer todo suporte necessário para o
aluno. O uso de ferramentas gráficas integradas com a robótica, torna o
aprendizado um grande atrativo para os alunos, incentivando a participação de
projetos que além de desenvolver capacidade de uso técnicas de programação
poderão também desenvolver seus próprios trabalhos, participar de feiras
apresentando-os. O projeto se propõe a apresentar e ensinar programação e
robótica em instituições de ensino municipais, utilizando o laboratório móvel
que será desenvolvido pelo IFF, a fim de conseguir atrair cada vez mais os
alunos para áreas tecnológicas.
Palavras-chave:
robótica, programação, plataformas gráficas
IFF
CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA
ESPAÇO, VIRTUAL E INTERATIVO DE CIÊNCIAS (EVIC):
PRODUÇÃO DE VÍDEOS, QUADRINHOS E JOGOS DIDÁTICOS
Clarissa Ribeiro de
Souza1, Letícia de Carvalho Pinheiro1, Maria Eduarda
Pacheco Arueira1, Cassiana Barreto Hygino Machado1,
Fernanda Vidal de Campos1
1Instituto Federal Fluminense - Campus Avançado São
João da Barra
Os componentes curriculares de Biologia, Física e Química são
fundamentais para que os estudantes compreendam diversos aspectos do seu
cotidiano. No entanto, devido ao fato destes componentes serem abordados, na
maioria das escolas, de forma fragmentada e descontextualizada, muitos
estudantes apresentam dificuldades para compreendê-los, tornando-se
desmotivados para o aprendizado de Ciências da Natureza. Neste contexto, este
projeto teve por objetivo desenvolver o “Espaço Virtual Interativo de Ciências
(EVIC)”, um site em que os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados de
forma integrada, dinâmica e contextualizada com situações reais do cotidiano.
Assim, a pesquisa foi dividida em três etapas. Na primeira etapa foi
selecionado o tema norteador “Animais Fantásticos”, em que foram pesquisadas
diversas curiosidades sobre o mundo animal que podem ser explicados sob o ponto
de vista da Física, Química e Biologia. Desta forma, foram elencados conteúdos
como o magnetismo em aves, bioluminescência em alguns peixes, eco localização
realizadas por alguns mamíferos, dentre outros.
Na segunda etapa foram elaborados estudos de caso para serem inseridos
no site, visando estimular a reflexão sobre os conteúdos a partir de situações
reais do cotidiano. Na terceira etapa do projeto foram utilizadas diferentes
ferramentas digitais para elaboração dos conteúdos relacionados aos estudos de
caso, que foram apresentados, principalmente, na forma de animações, histórias
em quadrinhos e jogos didáticos. Como etapas futuras do projeto espera-se
expandir o site com mais temas norteadores e conteúdos, além da divulgação do
site para estudantes e professores. Por meio do EVIC espera-se auxiliar os
professores com ideias sobre o ensino integrado de Ciências da Natureza que
poderão enriquecer sua prática docente. Além disso, espera-se que este site se
torna um espaço que permita aos estudantes o encantamento e o despertar pelo
interesse no aprendizado de ciências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Tecnologias
Digitais.
Representação
tridimensional da bacia hidrográfica do rio
Paraíba do Sul utilizando Geoprocessamento e
impressão 3d
João Pedro da Silva Rangel1, David de Andrade Costa¹ –
1Instituto Federal Fluminense – Campus Avançado São
João da Barra
O conhecimento do território é extremamente importante para a sociedade
em um contexto geral, especialmente, na gestão de recursos hídricos, entendendo
a lógica “de onde a água vem e para onde a água vai”, reconhecendo a malha
hídrica como um sistema interconectado, de modo que se obtenha um engajamento
da sociedade na gestão participativa das águas. Dessa forma, a construção de
uma maquete 3D da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul materializa o
conceito de bacia hidrográfica e facilita o entendimento da interação dos
recursos hídricos com o território local. Além da construção da maquete em 3D,
esse projeto visa compreender a bacia hidrográfica como unidade básica de
processos hídricos, estuda o sistema nacional e estadual de gerenciamento de
recursos hídricos e busca conhecer as características da bacia hidrográfica do
Rio Paraíba do Sul e seus principais afluentes. Assim, foi obtido o modelo
digital de elevação da bacia a partir da base SRTM/NASA, que manipulado em
ambiente de geoprocessamento (QGIS) possibilitou a construção do modelo para
impressão 3D. Foram realizados testes de impressão com os três principais tipos
de filamentos para impressão 3D, observando os resultados conclui-se que para
as peças fatiadas, os filamentos PLA, ABS e PETG possuem características
semelhantes, porém o filamento ABS se mostra mais proveitoso, pois apresenta
maior resistência, bom acabamento e bom aspecto visual. Também foi utilizado um
modelo de teste da bacia do rio Piabanha para testar diferentes escalas
horizontais e exageros verticais na mesa de impressão. O presente projeto
possibilitou uma melhor visualização dos métodos de impressão 3D, em
conseguinte com o entendimento da importância da bacia hidrográfica em um
território.
Palavras-chave: geoprocessamento; impressão
3D; bacia hidrográfica.
“Animais
fantásticos: aprendendo ciências
a partir do site evic e com
impressão 3d e robótica”
Lucas dos Santos Barboza de Almeida1,
Gabriel Rodrigues Sales1, Brenda Velasco Moreira1,
Fernanda Vidal de Campos1, Cassiana Barreto Hygino Machado1
1Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Fluminense Campus Avançado São João da Barra
O crescente avanço
das tecnologias no âmbito da economia 4.0 abriu oportunidades em novas áreas,
como a educação, incorporando a linguagem computacional, inteligência
artificial, Internet das Coisas, impressão 3D e robótica. Nesse mundo
tecnológico a relevância da aplicação das tecnologias digitais de informação e
comunicação é reiterada pelos documentos orientadores da educação e
intensificada a partir da pandemia da Covid-19. O uso dessas tecnologias para a
criação de materiais didáticos de ciências propicia uma maior interação dos
alunos, despertando seu interesse e colaborando com o processo de ensino e
aprendizagem. Desse modo, neste projeto apresenta-se o site Espaço Virtual e
Interativo de Ciências (EVIC), o qual alia a metodologia ativa de estudos de
caso às tecnologias digitais, impressão 3D e robótica e o ensino de ciências.
No EVIC busca-se, a partir de temas geradores trabalhar conteúdos científicos
de forma interdisciplinar. Apresentam-se aqui os modelos didáticos criados com
impressão 3D e robótica a partir do tema gerador Animais Fantásticos, os quais
contemplam diversos conceitos científicos como a capacidade das aves voarem e
os ossos pneumáticos, a ecolocalização dos golfinhos, a orientação das aves por
meio do campo magnético, a estrutura muscular dos cangurus e o seu salto, a
relação das cobras e o atrito, a estrutura da coluna vertebral dos guepardos e
sua velocidade, entre outros. Os modelos didáticos elaborados e acompanhados de
guias de orientação para utilização e fabricação, buscam trazer respostas de
forma interativa e dinâmica aos questionamentos apresentados nos estudos de
caso sobre diferentes grupos de animais: peixes, répteis, anfíbios, aves e
mamíferos, buscando romper com a fragmentação dos saberes científicos. Assim,
os estudantes são estimulados a refletir e buscar soluções sobre os estudos de
caso apresentados de forma interdisciplinar, sob o olhar da Biologia, da Física
e da Química, compreendendo que estas disciplinas se integram para explicar as
diversas situações do cotidiano. Espera-se que os materiais e modelos didáticos
disponibilizados no EVIC possam contribuir com melhorias na prática docente,
com a aprendizagem de conceitos científicos pelos estudantes e no estímulo ao
aprendizado das tecnologias e engenharias.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Modelos didáticos 3D; Tecnologias
4.0.
“INICIAÇÃO TECNOLÓGICA
4.0”
Afonso Coelho da Silva Neto1 , Allysson
Rodrigues Teixeira Tavares1 , Álvaro Carlos Nunes Pereira1 1 Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Avançado São João da
Barra
Este projeto visa promover a Iniciação
Tecnológica por meio de Oficinas sobre Programação, Automação, Gamificação e
Prototipagem com foco na economia 4.0, embasadas na metodologia ativas de
ensino. A robótica, a prototipagem e a gamificação têm se mostrado excelentes
ferramentas de apoio ao ensino fundamental e médio. A aplicação dos conceitos
estudados em sala de aula, a motivação dos alunos, a busca por novos
conhecimentos, o trabalho em equipe e o desenvolvimento do raciocínio lógico
são alguns dos benefícios proporcionados por trabalhos nesta área. A impressão
tridimensional (3D) vem contribuindo para o aprendizado em grandes áreas como
engenharia, arte, indústria, educação e medicina. Sendo assim, este trabalho
visa aprofundar os experimentos já em andamento na área de tecnologias 4.0 no
Campus Avançado São João da Barra. A operacionalização metodológica deste
projeto segue os cinco passos da metodologia do Design Thinking (DT). O estudo
tenta incorporar essas tecnologias ao currículo escolar através da produção de
modelos didáticos ligados aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em
Petróleo e Gás e Construção Naval. Junto ao Curso de Petróleo e Gás, foi
proposta a criação de modelos tridimensionais de plataformas de petróleo, dutos
submarinos e embarcações de apoio, que serão colocados em uma maquete
representando um arranjo submarino de um campo produtor de petróleo. Na área de
Construção Naval, os professores propuseram que os alunos projetem cascos de
embarcações para serem utilizados em cálculos de estabilidade na água. Os
alunos modelaram seus projetos em softwares gratuitos e imprimiram os modelos
utilizando a estrutura de computadores e impressoras 3D do LabIFMaker. Busca-se
fomentar a pesquisa nos alunos de curso técnico, introduzindo-os ao meio
científico e estimulando a elaboração de trabalhos de pesquisas mais avançados
no futuro, tais como desenvolvimento de projetos de conclusão de cursos de
graduação. Espera-se com os resultados dessa pesquisa contribuir com a
aprendizagem de conceitos científicos pelos estudantes e no estímulo ao
aprendizado das tecnologias e engenharias. Palavras-chave: prototipagem;
impressão 3D; modelos didáticos
IFF
CAMPUS QUISSAMÃ
TELETANDEM:
uma ação de aprendizagem colaborativa de Espanhol/Português no âmbito da
internacionalização em casa.
Breno Azevedo Braga; Carolina Gouveia de Aquino Netto Paciello; Jennifer
Soares Ribeiro; Rafael Faria Viana
[1] Instituto Federal Fluminense– campus
Quissamã
Com o advento da pandemia da
COVID-19, novas práticas pedagógicas se tornaram necessárias. O Teletandem, por
sua vez, é a ferramenta educacional mais condizente com a atual realidade
global, por permitir intercâmbios virtuais de aprendizagem em línguas
adicionais as mais diversas, promovendo, assim, o desenvolvimento da
competência intercultural e a aproximação de diversas comunidades.
Objetivamente, o presente projeto visa transpor os muros e as fronteiras
linguísticas, culturais e territoriais que nos separam e fazer uma aproximação
do(as) nossos(as) estudantes de Espanhol/L2 a estudantes de Português/L2
através do Teletandem. Entendemos que promover ações de internacionalização
como esta é contribuir com uma educação mais inclusiva, equitativa e de
qualidade. Como forma de organizar os encontros virtuais, foram realizadas
reuniões entre as instituições concedentes – IFFluminense campus Quissamã e
ETITC-Colômbia –, a fim de combinar horários, dias e temas. Além disso, foram
feitos levantamentos bibliográficos e reuniões internas com o intuito de
entendermos melhor como funciona a dinâmica do Teletandem e sua importância no
ensino-aprendizado de línguas e no desenvolvimento intercultural dos indivíduos
participantes. Até o presente momento, realizamos 3 encontros-piloto de
Teletandem Brasil-Colômbia com o Centro de Línguas da ETITC, obtendo resultados
satisfatórios com avaliações positivas dos integrantes dos encontros. O
desempenho dos/as estudantes que participaram foi excelente, houve muitas
trocas culturais, históricas, linguísticas, pessoais, de experiências, e isso
fez com que o aproveitamento deles/as fosse ótimo. Os próximos passos serão a
realização de uma nova ação de internacionalização através do Teletandem, mas
agora com um maior número de encontros e participantes, mantendo a nossa
parceria com o professor da Colômbia que esteve conosco no projeto-piloto.
Palavras-chave: internacionalização; Teletandem;
interculturalidade
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