segunda-feira, 6 de março de 2023


PROGRAMA JOVENS TALENTO                                                              

CADERNO DE RESUMOS XX JORNADA CIENTÍFICA JOVENS TALENTOS

ETAPA 1 – UENF – 25/11/2022

 

Instituições participantes:








UENF

“Divulgação científica nas plataformas de Ciência pra Gente”

Stella Gomes Braga*1; Yasmin Ribeiro Gomes*1; Analyse Villanueva Gaete2

1 Colégio Estadual Julião Nogueira

2 Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF)

* Os autores contribuíram igualmente para este trabalho

Durante a pandemia Covid-19 foi demostrado o potencial das mídias sociais como ferramentas para comunicar conteúdos científicos a um público extremamente grande e variado. Com isso, instituições científicas e projetos de extensão foram se adaptando e aproveitando as oportunidades para aumentar as interações com o público por meio das mídias sociais. Um exemplo é o projeto de extensão “Ciência pra gente”, desenvolvido por alunos e professores da IFRJ e UENF, que visa a divulgação científica em férias de ciência presenciais, assim como nas mídias sociais de Instagram, Youtube e Facebook, somando mais de 3.500 subscrições em todas as plataformas. Este trabalho teve o objetivo de produzir postagens de divulgação científica na página de Instagram de Ciência pra Gente e analisar a taxa de engajamento das publicações. As postagens foram realizadas com base em artigos científicos e utilizando aplicativos de design gráfico. Assim também, foi avaliado o alcance das publicações e a taxa de engajamento por meio da equação: (interações / total de seguidores) x 100. Foram realizadas em total 17 postagens de divulgação científica, divididas em 5 séries temáticas: Meio ambiente e sustentabilidade; Mudanças climáticas e aquecimento global; Histórias curiosas da ciência; Vida nos oceanos; e Conhecendo a viagem no tempo. As análises demostraram que as publicações alcançaram taxas de engajamento entre 1,25 e 8,64%, sendo consideradas como “boa” e “muito boa” de acordo com o Iconosquare. Entre as postagens com maior taxa de engajamento, podem-se destacar “Conhecendo a viagem no tempo I”, “O acaso que mudou a história da medicina” e “O mar não está pra peixe”. Com base nos resultados deste estudo, pode-se concluir que a divulgação científica, por meio de redes sociais como Instagram, pode atingir um público grande e aproximar a sociedade à ciência de forma simples e acessível.

Palavras-chave: divulgação científica; mídias sociais; comunicação; educação ambiental

 

RESISTÊNCIA À CÁDMIO POR Pseudomonas aeruginosa

Júlia Ellen Alves dos Santos1*, Mirella Cordeiro Moraes1*, Aline Chaves Intorne2,3, Glacielen Ribeiro de Souza2

1Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins - Faetec

2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

*Esses autores contribuíram igualmente para esse trabalho

 

Com o progresso da indústria e da agricultura, e o aumento da população, a contaminação aquática por metais tornou-se uma preocupação mundial. O emprego de bactérias resistentes a metais é uma alternativa ecologicamente sustentável e de baixo custo para auxiliar na recuperação desses ambientes contaminados. Cepas do gênero Pseudomonas têm demonstrado resistência e capacidade de biorremediar ambientes contaminados com metais, incluindo cádmio (Cd). O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade das bactérias Pseudomonas aeruginosa UENF2 e Pseudomonas aeruginosa UENF6, isoladas de planta aquática, quanto à resistência a Cd. Para isso, foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM) ao Cd e avaliado o crescimento das cepas em meio líquido contendo o metal. No ensaio de CIM, 10 µL do inóculo foram cultivados, em triplicata, em placas contendo meio LB com CdCl2 (300 a 2700 mg L-1) e incubadas a 30 °C por 7 dias. Para investigar o crescimento em meio líquido, foram realizados cultivos das bactérias em frascos Erlenmeyer contendo meio LB suplementado com 300 e 600 mg L-1 de CdCl2 , incubados a 30 ºC e 120 rpm por 24h, em shaker pendular. Os dados mostraram que a CIM para Cd foi de 2100 mg L-1 em ambas as cepas. Na concentração de 1500 mg L-1 o diâmetro das colônias de Pseudomonas aeruginosa UENF2 e UENF6 reduziram em aproximadamente 57% e 59%  respectivamente,  comparado ao controle. No cultivo em meio líquido as duas cepas cresceram na concentração de 600 mg L-1 obtendo-se D.O.(600 nm) de 3,4 para a cepa UENF2 e 3,5 para a UENF6  em 24 h.  Vale destacar, que ao final do cultivo as células estavam viáveis. A resistência das cepas ao Cd é superior aos trabalhos com a mesma espécie e à de Cupriavidus metallidurans, organismo modelo para estudo de resistência a metais. As concentrações testadas estão acima dos limites permitidos pelas resoluções ambientais, evidenciando que as cepas são resistentes e com potencial biotecnológico para tratar ambientes contaminados com o metal. Bem como, pode contribuir para o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que visa melhorar a qualidade da água até 2030.

Palavras-chave: Contaminação ambiental, metal, resistência microbiana, biorremediação.

 

“ABORDAGENS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTAGRAM®”

Victor Hugo Araújo de Souza 1 , Ludmila Batista Rodrigues 1 , Ingrid de Souza Siqueira 2

1 Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins - ETJBM/FAETEC

2 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

A Divulgação Científica (DC) é a transformação da informação científica para uma linguagem acessível ao público geral. A função essencial da DC é fazer a ponte de comunicação entre ciência e sociedade, para tanto, deve-se usar de sensibilidade e criatividade para estimular o interesse do público para com o  conhecimento a ser compartilhado. Uma forma eficiente de atingir a sociedade com esse conteúdo é através das mídias sociais, visto que o brasileiro gasta quase 4h diárias nas mídias sociais. Considerando que os seres vivos são divididos em cinco reinos, e que o Reino Plantae, ou reino dos vegetais, é um dos mais diversificados e curioso, esse foi escolhido como tema dos conteúdos desenvolvidos. Logo, o objetivo deste trabalho é levar conhecimento científico acerca do Reino Plantae para usuários do Instagram®. Para isso, foram criados conteúdos na plataforma de edição de imagens Canva® com base em artigos científicos e livros. Ao total, foram desenvolvidos quatro conteúdos sobre “Briófitas”, “Pteridófitas”, “Gimnospermas” e “Angiospermas”. Foram analisados aTaxa de Engajamento (TE) (soma das interações de curtida, comentários, envio e salvamento divididos pela quantidade de seguidores, em porcentagem), o alcance (quantas contas únicas o conteúdo alcançou) e a impressão (quantas vezes a postagem foi visualizada) dos conteúdos através do Instagram Analytics. A TE média foi de 6,02%, sendo a máxima de 7,01% e a mínima de 4,25. Segundo a literatura, a TE pode ser classificada entre boa (>1,6), média (>0,6 - <1,6) e ruim (<0,6), por isso, a TE encontrada nesse estudo é boa. O alcance total foi de 1.447, com uma média de 362 contas alcançadas. Já as impressões somaram 1.983, uma média de 496 visualizações por postagem. Considerando os valores alcançados, é notório que a abordagem usada teve êxito em passar a informação científica de qualidade acerca do Reino Plantae para usuários da mídia social escolhida. Revela também que as mídias sociais podem ser uma estratégia poderosa que o cientista pode usar para divulgar ciência, e além de informar ciência pode também sensibilizar sobre os problemas ambientais e ser material de apoio da educação.

Palavras-chave: Reino das Plantas; Mídia Social; Educação.

“DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM MÍDIA SOCIAL”

Ludmila Batista Rodrigues1, Victor Hugo Araújo de Souza1, Ingrid de Souza Siqueira2

1Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins - ETJBM/FAETEC

2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

O brasileiro gasta em média 3h45 do seu dia usando mídia social, e esse número pode ser maior, visto que quase 1/4 da população do país ainda não tem acesso a internet. Mídia Social é o uso da rede social para transmitir informação, e por isso pode ser uma plataforma para divulgação científica (DC). DC é a reformulação do conhecimento científico para um linguajar coloquial que atraia e seja acessível ao público. Entre os diversos formatos de conteúdo que podem ser disponibilizados nas mídias, esse trabalho explorou o recurso reels no Instagram® e shorts no YouTube®. Para fins de comparação do alcance e visualização, o mesmo conteúdo foi disponibilizado nessas plataformas. Foram produzidos quatro vídeos usando o editor CapCut®. Os vídeos foram feitos usando notícias em alta na semana da publicação, com os seguintes temas: Cura de HIV com o tratamento usando células-tronco; Falsa relação entre a varíola e a vacina contra a Covid-19; Utilização de filtro solar por um longo período apenas no rosto; Formação do Tufão Nanmadol e sua chegada no Japão. No Instagram®, os vídeos alcançaram uma média de 713 contas e tiveram em média 751 visualizações. Já no YouTube®, o terceiro vídeo foi o que teve melhor resposta, alcançando 33 contas e atingindo 82 visualizações. Segundo a literatura, o reels tem um grande apelo por ser um conteúdo de até 15 segundos e transmite facilmente a informação, além de ser impulsionado pela própria plataforma do instagram por ser uma novidade entre as formas de conteúdos disponíveis nesta. Enquanto que o shorts ainda é uma estratégia pouco estudada na literatura, mas é sabido que o acesso e sucesso dos conteúdos disponibilizados no YouTube® são mais orgânicos, ou seja, quanto mais pessoas veem o conteúdo, mais ele é sugerido para outros usuários, enquanto que o contrário também é válido. Diante do resultado encontrado, é perceptível o sucesso do reels como estratégia, enquanto o shorts necessita de mais estudo e planejamento. Porém, ambas são métodos válidos para comunicar ciência.

Palavras-chave: Youtube; Instagram; Comunicação Científica.

Proposta de um aparato de baixo custo para monitoramento de dióxido de carbono em tempo real

Daniel Alvarenga Tavares1, João Vítor de Souza Paravidini2, Rosana Maria dos Santos Nani de Miranda2, Eliemar Campostrini2, Marcelo Gomes da Silva3, Leonardo Mota3

1Colégio Estadual Coronel Francisco Ribeiro da Motta Vasconcellos, Poço Gordo – Campos dos Goytacazes

2Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal/UENF.

3Laboratório de Ciências Físicas/UENF.

Em 2015, um plano de ação intitulado Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi criado pelas Nações Unidas para incentivar, entre outros aspectos, a educação e o enfrentamento às mudanças climáticas (impactos ambientais, melhoria da qualidade do ar, gestão de resíduos, uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas). A detecção e o monitoramento de moléculas de impacto ambiental, como os gases de efeito estufa (GEF), provenientes de diferentes fontes são de vital relevância para o Brasil, até porque o país é também signatário da Agenda 2030. O uso de sensores combinados com o Arduino tem se tornado uma alternativa de baixo custo para o monitoramento de GEF. Portanto, este trabalho tem como objetivo montar e caracterizar um sistema de detecção de dióxido de carbono (CO2) utilizando um sensor infravermelho denominado MH-Z14A da Winson. O sinal PWM (“pulse width modulation”) do sensor foi monitorado pelo Arduino através de uma rotina escrita em C++. Segundo o fabricante, o MH-Z14A possui uma faixa dinâmica de detecção de CO2 entre 0 e 5000 partes por milhão (ppm). A fim de determinar a sensibilidade do detector, medidas de calibração são realizadas. Elas consistem em diluir uma concentração padrão conhecida (aqui 500 ppm) da molécula alvo em nitrogênio. Essas diluições são conseguidas com o auxílio de controladores de fluxo de massa (Brooks Instrument). A seletividade do sistena é também avaliada. Para isso, a influência da água sobre as medidas de CO2 são investigadas. Como perspectiva, pretende-se utilizar o sistema de detecção de CO2 no processo de crescimento do Lúpulo (Humulus lupulus).

Palavras-chave: Agenda 2030; Arduino; GEF; Lúpulo; MH-Z14A

Conhecendo a estrutura de proteínas  e novas estratégias para o tratamento de doenças alérgicas

 

Mariana Andrade Silva1, Luiz Miguel de Paulo Vieira, Thaissa Rodrigues Figueredo, Victor Emanuel Mendonça Torres da Rocha, Débora Mothé de Campos Mesquita1, Olga Lima Tavares Machado2.

1CIEP 464 Admar Ferreira de Medeiros – Cardoso Moreira - RJ

2Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

 

As doenças alérgicas aumentaram nas últimas décadas tornando-se um importante problema de saúde pública. Ricinus communis L., conhecida popularmente como mamona, é uma oleaginosa, cujo óleo presente em suas sementes, possui diversas aplicações industriais.  No entanto, alérgenos, pertencentes à classe das albuminas 2S, são encontrados nas sementes desta planta. Foram identificados previamente pelo grupo de pesquisa, duas isoformas alergênicas, Ric c1 e Ric c3. Esses alérgenos reagem de forma cruzada com alérgenos de outras fontes como amendoim, camarão, peixe, milho, gramíneas, e com aeroalérgenos, tais como poeira doméstica e tabaco. Em geral, os tratamentos utilizados para alergia, são fármacos anti-histamínicos. Sabe-se que esses medicamentos aliviam apenas os sintomas e não tratam a causa da alergia. No presente trabalho, são avaliadas abordagens alternativas para de tratamento, incluindo o uso de bloqueadores de IgE. Bolsistas jovens talentos auxiliaram na purificação e separação das proteínas albumina 2S extraídas das sementes da mamona. Inicialmente, foi preparado um extrato das proteínas da semente solúvel em tampão fosfato. O extrato bruto foi submetido ao fracionamento por cromatografia de filtração em gel (Sephadex-G-50) equilibrada em Ácido triofluoracético 0,1% (TFA). As amostras foram eluidas com um fluxo de 1 mL/min e frações de 1 mL foram coletadas e monitoradas em aparelho espectrofotômetro numa absorbância a 220 nm. Após fracionamento do extrato bruto por cromatografia de filtração em gel, observamos um gráfico com três picos. As amostras coletadas foram armazenadas para os ensaios de investigação de novas estratégias de tratamento de doenças alérgicas. Além disso, preparamos soluções de tampão fosfato para diluição de amostras e acompanhamos diferentes ensaios experimentais que estão sendo realizados com objetivo de contribuir com a Ciência e pesquisa básica para o desenvolvimento de novos fármacos/produtos que poderão contribuir significativamente com as questões de saúde pública.

 

Palavras-chave: proteínas alergênicas; tratamento; alergia

Financiamento FAPERJ, CAPES e CNPq

 

Estimativa da produção de matéria seca em genótipos de Capim-Elefante para produção de bioenergia

Kayllan Azevedo Mascarenhas¹; Amanda Batista Aguiar¹; Isabella Maria Gomes Lopes Silva¹; Rogério Figueiredo Daher²; Ana Kesia Faria Vidal³; Josefa Grasiela Silva Santana³; Moisés Ambrósio³.

¹Bolsistas Jovens Talentos. Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

²Orientador dos Bolsista Jovens Talentos. Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

³Colaboradores. Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Os combustíveis fósseis são a base da matriz energética mundial, esta fonte além de altamente poluente é uma energia finita. Com o aumento da população e das inovações tecnológicas, cresce ano após ano o consumo de energia, este aumento no consumo causará o esgotamento dos recursos de combustíveis fósseis e o aquecimento global. Nesse contexto, o desenvolvimento de fontes energéticas renováveis torna-se necessário com o intuito solucionar tal problemática. A utilização da biomassa vegetal para produção de energia se apresenta como uma fonte promissora. Entre as culturas utilizadas, o capim elefante (Cenchrus purpureus (Schumach.) Morrone) vem ganhando destaque pela sua elevada produção de matéria seca. A produção de matéria seca é a característica de maior importância no melhoramento da cultura, sendo sua correta estimação de grande importância para a seleção de genótipos superiores, tendo em vista que somente o conteúdo que compõe a matéria seca serão  aproveitados para geração de energia. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo estimar a produção de matéria seca de genótipos de capim-elefante visando a produção de bioenergia. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com três repetições. Foram avaliadas 9 famílias de meios-irmãos e 8 plantas por parcela, totalizando 216 indivíduos. Para estimação da produção de matéria seca (t.ha-1), foi empregado o método determinação pelo processo indireto bifásico, onde primeiramente foram obtidos os valores da amostra seca ao ar (ASA) e posteriormente a determinação da amostra seca em estufa (ASE). A análise descritiva comprovou que os maiores coeficientes de variação encontrados foram para as características biomassa verde (BIOMV) e produção de matéria seca (PMS) (42,49 e 41,46, respectivamente). Os demais valores de coeficiente de variação (CV%) obtidos nas variáveis ASA, ASE e porcentagem de matéria (%MS) seca foram considerados baixos (8,82, 7,40 e 10,86, respectivamente). Estes resultados demonstram a confiabilidade na condução e avaliação dos experimentos de avaliação de genótipos de capim-elefante para estimação da característica produção de matéria seca.

Palavras-chave: Análises bromatológicas; Cenchrus purpureus (Schumach.) Morrone; Energias renováveis

 

Análise descritiva da produção de matéria seca de genótipos de irmãos completos de Capim-Elefante para fins bioenergéticos

Karolayne Gloria Ramos1, Mateus dos Santos Mendes1, Milena Silva Rocha1, Rogério Figueiredo Daher2, Josefa Grasiela Silva Santana3, Ana Kesia Faria Vidal3, Moisés Ambrósio3

1 Bolsistas Jovens Talentos. Colégio Estadual Nilo Peçanha; Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro; Brasil. 2 Orientador Bolsistas Jovens Talentos. Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) da Universidade

Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

3 Colaboradores. Laboratório de Engenharia Agrícola (LEAG) da Universidade Estadual do NorteFluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

O capim-elefante (Cenchrus purpureus (Schumach.) Morrone) é uma espécie de alta eficiência fotossintética com elevada capacidade de acumulação de matéria seca, destacando-se como uma fonte de biomassa para fins energéticos. O uso dessa biomassa de capim-elefante tem como principal vantagem a mitigação de emissão de gases de efeito estufa. Assim, o objetivo deste trabalho foi a avaliação descritiva das variáveis envolvidas na produção de biomassa de capim-elefante. Para isso, foram avaliados 220 genótipos pertencentes a onze famílias de irmãos completos de capim-elefante em um experimento de blocos ao acaso, com quatro repetições. Para estimar a principal variável produção de matéria seca-PMS (t/ha) foi utilizado o método de determinação indireto bifásico, onde foram primeiramente obtidos os valores de ASA – amostra seca ao ar e em seguida ASE- amostra seca em estufa. Foi realizada análise descritiva para as variáveis envolvidas na produção de matéria seca de capim-elefante: biomassa verde (BIOMV), ASA, ASE e  PMS. A variável BIOMV apresentou 7,38 de média, valor máximo de 14,64 e valor mínimo de 3,10. Para a variável ASA, os valores de média, máximo e mínimo foram 0,36, 0,51 e 10,96, respectivamente. Enquanto para variável ASE obteve-se média de 0,89, máximo de 0,92 e mínimo de 0,87. A PMS apresentou média de 23,40, máximo de 48,63, mínimo de 8,73. Dentre os coeficientes de variação o maior valor foi para a variável PMS (31,10) e o menor valor para a variável ASE. Podemos destacar que dentre as variáveis envolvida no processo de produção de biomassa energética os maiores coeficientes de variação foram apresentados pelas variáveis PMS (31,09) e BIOMV (30,27) e os menores foram apresentados pelas variáveis ASA (10,96) e ASE (0,44). Tais resultados indicam que há precisão na obtenção das variáveis visto que os menores coeficientes de variação estão relacionados a ASA e ASE, procedimentos realizados em condições controladas de laboratório, enquanto para a variável BIOMV o seu coeficiente de variação apresentou valor esperado devido à fonte de variação ambiental presente no ensaio experimental. Por fim, a média de Produção de Matéria Seca (23,40 t/ha) de genótipos de capim-elefante está dentro do esperado para produção de biomassa energética.

Palavras-chave: biomassa verde; recurso renovável; melhoramento genético

 

IFF CAMPUS GUARUS

 

  “INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO LINEAR NO ENSINO MÉDIO”

Matheus de Oliveira Carvalho Nunes, Raphael Monteiro França, André Soares Velasco Instituto Federal Fluminense – campus Campos Guarus

O presente projeto considera o ensino de Problemas de Otimização, com modelos de Programação Linear e suas técnicas de resolução, formalmente a estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus, estimulando sua formação científica e contribuindo para a melhor comunicação entre a pesquisa e a educação. Com o objetivo de preparar os alunos para as aplicações cada vez mais abrangentes da Matemática, ambiciona-se com o presente trabalho ampliar os conhecimentos matemáticos abordados no Ensino Médio, como o estudo das funções, vetores, matrizes e sistemas de equações lineares, com a modelagem e os métodos de resolução relacionados aos Problemas de Programação Linear. Entre atividades desenvolvidas, destacam-se estudos orientados de conteúdo do Ensino Médio, como por exemplo, sistemas lineares e suas aplicações, resolução destes pelo Método de Gauss e sua interpretação geométrica, considerados requisitos para entendimento da modelagem dos Problemas de Programação Linear e sua resolução pelos métodos Gráfico e Simplex. Além disso, é dado devido enfoque a utilização de recursos computacionais com o programa Lindo na resolução dos problemas em destaque. É importante ressaltar que o resultado final que o trabalho se propõe, a partir da modelagem e resolução de um problema de relevância acadêmica, não somente deve estimular à pesquisa científica, mas também proporciona ao estudante uma visão mais ampla das aplicações da Programação Linear nos campos de conhecimento das Engenharias de Produção e de Computação. Agradecimentos a FAPERJ pelo apoio financeiro através de bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Palavras-chave: Otimização; Modelo de Programação Linear; Ensino Médio.

  “aprendizagem colaborativa no ensino de língua inglesa: uma proposta para turmas multiníveis no ensino médio integrado”

Rafany dos Reis Santos, Ana Luiza dos santos pereira, Karine Soares de Souza Silva.

Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Fluminense – IFF – Campus Guarus 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF – Campos Guarus

 

Sabe-se que o ensino de Inglês em muitas escolas do Ensino Médio brasileiro carece de preposições metodológicas que englobem o desenvolvimento de múltiplas habilidades lingsticas, principalmente a produção oral. Pretendeu-se, com essa pesquisa, desenvolver uma intervenção pedagógica  de modo a potencializar o ensino de língua Inglesa em turmas do 2 ano Ensino Médio Integrado do campus Campos Guarus do IFFluminese. Essa proposta compreendeu o uso combinado da aprendizagem colaborativa com as premissas das metodologias ativas de modo que os multiníveis de conhecimento do idioma  não fossem impeditivos de um ensino de qualidade.

 

Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa; ensino de língua inglesa; Inglês no ensino médio.

 

ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS METEREOLÓGICOS OBTIDOS POR MICROESTAÇÕES METEOROLÓGICAS PARA IDENTIFICAÇÃO DE MICROCLIMAS URBANOS”

Ana Carolina Souza Almeida Nogueira1, Lorenna Mendes Caetano1, Rogério de Avellar Campos Cordeiro1

1Instituto Federal Fluminense campus Campos Guarus

Atualmente devido às grandes mudanças climáticas que vêm ocorrendo ao longo dos anos, isso tem gerado grande preocupação por parte das autoridades em encontrar soluções eficientes para mitigar e/ou monitorar os transtornos gerados pelas mudanças climáticas. Nesse sentido, esta pesquisa como parte do projeto de desenvolvimento de microestação meteorológicas, tem como objetivo analisar os dados advindos pelas microestações para que posteriormente sejam identificadas e monitoradas a existência de microclimas urbanos na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. A metodologia prevista para esta pesquisa consiste em: retirada dos dados da microestação; tabulação de dados; estudo e comparação dos dados com instituições homologadas e reconhecidas para esta finalidade (ex: INMET); geração de gráficos; publicização dos resultados. Atualmente duas microestações estão em desenvolvimento pelo projeto e estão localizadas dentro do IFFluminense campus Campos Guarus para fins de testes dos componentes básicos. Essa pequena estação é capaz de  captar a temperatura e a umidade. A partir destes dados, foi elaborado um modelo de planilha  que contêm os dias, temperaturas (máximas, mínimas e médias), umidades (máximas e mínimas) e as horas respectivas de cada mês do ano. Em seguida são gerados gráficos dessas informações para cada mês. O estado atual do projeto encontra-se realizando um comparativo dos dados adquiridos pela estação com os dados divulgados pelas instituições homologadas. A partir do momento que estas estações apresentarem uma estabilidade no seu funcionamento e uma compatibilidade de dados com as instituições, estas microestações - e novas microestações - serão instaladas em outros pontos da cidade para que possivelmente sejam identificados diferentes microclimas urbanos dentro da mesma cidade. Espera-se também que esse projeto futuramente auxilie e alerte a população das cidades de modo a prevenir novos incidentes. Até o presente momento, com base nos dados coletados pode-se concluir que: i) em dias mais quentes a umidade tende a ser mais baixa e as temperaturas mais altas; ii) em dias mais frios as temperaturas são mais baixas e a umidade acompanha é mais alta. Por fim, o projeto possui grande relevância tanto para as pessoas como para o meio ambiente.

Palavras-chave: mudanças climáticas, microestações; microclimas; população; meio ambiente; coleta de dados.

RÁDIO WEB EDUCATIVA

Karolinne Rangel, Mirelly Vieira IFF - Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus Prof. Saulo Queiroz Nascimento

Uma Rádio Web Educativa é o Serviço de Radiodifusão Sonora(rádio) destinado à transmissão de programas educativos-culturais, que atua em conjunto com os sistemas de ensino de qualquer nível ou modalidade, visando a educação básica, superior, a educação permanente e formação para o trabalho. Além disso, abrange as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e orientação profissional. O projeto de uma rádio educativa pode ser desenvolvido por pessoas jurídicas regidas pelo direito público nacional, incluindo universidades de financiamento público e fundações estabelecidas por pessoas físicas. Também outras universidades podem solicitar financiamento para implementar serviços de radiodifusão especificamente para fins educacionais. A Rádio Web Educativa, é um projeto de pesquisa fomentado pelo programa Jovens Talentos da FAPERJ e coordenação do professor Saulo Queiróz Nascimento. O projeto tem como objetivo desenvolver uma rádio escolar interativa atual que possa manter os alunos, professores e funcionários informados das novidades e, ao mesmo tempo, garantir um bom entretenimento musical, bem como pesquisar toda legalidade desse processo. Concluímos que a Rádio Web Educativa é de suma importância para o ambiente escolar por permitir que alunos e professores analisem criticamente o conteúdo veiculado por diversos meios de comunicação. Envolvendo-os em projetos cooperativos, melhorando o relacionamento entre as pessoas e discutindo questões relacionadas à construção de projetos de vida, saúde, meio ambiente tudo mais que contribua para formação de cidadãos capacitados e informados.  Palavras-chave: Rádio Web, Rádio educativa, Projeto.

 

IFF CAMPUS MACAÉ

O papel da mulher na indústria: a questão de gênero na formação acadêmica e atuação profissional

 

 Maria Cláudia de Castro França, Andressa Alves Soares, Ana Paula Lopes Siqueira - Instituto Federal Fluminense – campus Macaé

 

Nas últimas décadas, o número de mulheres no ensino técnico de nível médio cresceu substancialmente, contudo é evidente que ainda há uma continuidade da desigualdade orientada pela definição histórica e patriarcal dos “papéis de gênero”. Cursos que formam profissionais para os trabalhos considerados masculinos, como automação industrial e eletromecânica, em geral, são majoritariamente ocupados por homens. A lógica do papel de gênero também está presente no pequeno número de mulheres que se insere e permanece no mercado de trabalho nas áreas técnicas industriais. Sendo assim, para a consolidação de uma sociedade mais justa e equânime, destaca-se o papel importante da democratização do acesso à educação, à produção do conhecimento, assim como na formação de mão de obra diversificada para o mercado de trabalho. Este trabalho dedica-se a investigar os mecanismos que têm dificultado a participação das mulheres na área técnica industrial tanto na escolarização quanto na atuação no mercado de trabalho. Faz-se necessário discutir as questões de gênero na área dentro e fora da instituição, contribuindo para o acesso e permanência de mais mulheres no curso e no mercado de trabalho. Além disso, o presente trabalho realiza palestras, rodas de conversa e discussões no Instituto Federal Fluminense – campus Macaé fundamentadas na pesquisa sobre o papel da mulher na indústria e com o objetivo de motivar mais jovens mulheres a ocupar espaços até então predominantemente masculinos. Pretende, ainda, divulgar os cursos técnicos nas escolas públicas de nível fundamental como oportunidades para as jovens mulheres. Se propõe a ultrapassar os muros da instituição realizando divulgação científica, construindo conhecimento e promovendo debate que acrescenta ao entendimento do papel de cada um na sociedade enquanto sujeito transformador da realidade. 3 páginas

Palavras-chave: papel da mulher na indústria, relações de gênero, evasão escolar, diversidade.

 

PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O LOCAL QUE MORAMOS – CONHECENDO O BAIRRO E SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE (LAGOA DE IMBOASSICA)

 

Luana Osório Dias; Júlia Roberta Gomes Silva Jesus;

Thays Cury Martins de Oliveira; Aurea Yuki Sugai

 

Instituto Federal Fluminense/IFF – Campus Macaé

 

O contexto atual, de degradação contínua do meio ambiente, exige a transformação da relação do homem com o ambiente em que vive. Ações de sensibilização e mobilização em Educação Ambiental (EA) são importantes para que essa mudança seja possível e efetiva. Nesse contexto, o objetivo desse projeto é o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, baseadas na percepção ambiental de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé sobre a comunidade em que residem. O reconhecimento e o entendimento dos problemas ambientais dos locais de moradia proporcionarão aos alunos não somente uma familiaridade com o tema, mas uma facilidade no desenvolvimento de ações de sensibilização e mobilização junto à comunidade. Esse projeto, ao tornar os alunos protagonistas e agentes das transformações, visa atender aos propósitos da EA crítica, transformadora e emancipatória. Primeiro local a ser estudado, com o objetivo de propor ações de Educação Ambiental, é o entorno da Lagoa de Imboassica, importante patrimônio ambiental da cidade de Macaé. A degradação ambiental observada no local é evidente, o que torna as ações de sensibilização e mobilização da comunidade de grande importância para mitigação dos danos ambientais e preservação do ecossistema.

 

Palavras-chave: Lagoa de Imboassica; protagonismo juvenil; Educação Ambiental.

 

ESTRUTURAÇÃO DE ESTAÇÃO DE RÁDIO DO IFFLUMINENSE CAMPUS MACAÉ PARA O SERVIÇO DE RADIOAMADOR.

Jean Felippe Gonçalves de Conte1 e Eduardo Beline da Silva Martins2 1 Instituto Federal Fluminense campus Macaé 2 Instituto Federal Fluminense campus Macaé

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclarece que o Serviço Radioamador é um serviço de telecomunicações de interesse restrito, destinado ao treinamento próprio, intercomunicação e investigações técnicas, levadas a efeito por amadores, devidamente autorizados, interessados na radiotécnica unicamente a título pessoal e que não visem qualquer objetivo pecuniário ou comercial. Com licença devidamente ativa para este tipo de serviço, o IFFluminense campus Macaé também possui um transceptor para operar faixas de frequências autorizadas entre 1,8 e 54MHz. A proposta deste projeto é estruturar a estação de rádio do campus, projetando, montando e testando seu sistema irradiante composto por cabos, conectores e antenas. Por se tratar de uma atividade multidisciplinar, o aluno bolsista do Ensino Médio será capaz de colocar em prática diferentes conceitos apreendidos em disciplinas diversas.

 Palavras-chaves: radioamadorismo; antena; transceptor; telecomunicações.

 

OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES PARA O DESCARTE AMBIENTALMENTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS INSERVÍVEIS NO MUNICÍPIO DE MACAÉ - RJ

 

 Gabriel de Pinna Mendez1, Maria Eduarda de Souza Lapa2

1Instituto Federal Fluminense – Campus  Macaé

 

O presente projeto tem como objetivo investigar as dificuldades encontradas e os principais desafios para o descarte ambientalmente adequado dos medicamentos inservíveis no município de Macaé-RJ, para tanto, será utilizado o método qualitativo, com o emprego de ferramentas como a revisão bibliográfica documental, as entrevistas semiestruturadas e técnicas de observação participante, tendo como principais atores envolvidos na pesquisa a população do município, com foco nos alunos e servidores do IFF Macaé-RJ e seus respectivos familiares, além dos funcionários de algumas drogarias localizadas no município. Espera-se com o presente projeto, conhecer, através da percepção dos atores envolvidos no processo as principais dificuldades para descartar corretamente os medicamentos inservíveis, além de propor ações voltadas para a melhoria do processo de descarte desse tipo de resíduo.

 

Palavras-chave: medicamentos inservíveis; descarte de medicamentos; logística reversa; resíduos.

 

Educação Jurídica no Ensino Médio Integrado: uma proposta para construção e democratização de saberes com pensamento crítico para uma sociedade livre, justa e solidária.

 

Gisele Carvalho da Silva Costa Nogueira1, Gabriela Azevedo da Costa1, Laio Gonçalves Castilho1

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Macaé/ IFF campus Macaé.

 

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), aspirando currículos de qualidade em seus cursos do ensino médio integrado, buscam incorporar conhecimentos básicos e técnicos, suprindo não só as demandas do mercado, mas, sobretudo objetivando uma formação integral de seus alunos, por meio de estímulos e apoio a processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional. No presente trabalho busca-se promover a ampliação da leitura sobre a formação jurídica dos estudantes, por meio de uma linguagem performativa, artística, coletiva e colaborativa, visando a efetividade da formação integral, no âmbito da educação profissional tecnológica, no IFFluminense campus Macaé, com vista à construção do pensamento crítico de uma sociedade livre, justa e solidária, como defendido pela constituição brasileira. Tem-se como hipótese implementar de forma extracurricular o conteúdo transversal de educação jurídica, pertinentes a Cidadania e Civismo, Educação de Qualidade e Paz, Justiça e Instituições eficazes, disseminando informações e conhecimentos básicos jurídicos, sobretudo, relacionados aos direitos e garantias fundamentais constitucionais, a fim de atingir, verdadeiramente, as finalidades educacionais da formação integral e as metas instituídas pela Constituição do Brasil e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para tanto, divulga-se, nas redes sociais a que alunos e servidores do Instituto têm acesso, materiais recolhidos e produzidos pela equipe deste projeto, de modo a contribuir para a democratização das questões pertinentes a direitos fundamentais e a cidadania, não respeitados e/ou pouco difundidos entre a população, de modo que tais assuntos possam ser compreendidos, problematizados, assimilados criticamente, em prol de uma aprendizagem significativa e emancipatória.

 

 

Palavras-chave: Educação Jurídica; Cidadania; Emancipação; Ensino Médio Integrado

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Luciana Valadão Vasconcelos Alves¹, Géssica da Silva Nunes1 — ¹Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé

A saúde do trabalhador configura-se como um campo de práticas e de conhecimentos voltados para analisar e intervir nas relações de trabalho que provocam doenças e agravos. No ano de 2021, foi criado o projeto de Vigilância em saúde do trabalhador e promoção da saúde, no qual o principal objetivo é identificar e analisar as ações de vigilância em saúde do trabalhador do Instituto Federal Fluminense (IFF), sob a perspectiva teórica das Universidades Promotoras da Saúde (UPS). Realizou-se um mapeamento de projetos de pesquisa e extensão do IFF voltados para a promoção da saúde e um levantamento de dados a respeito do estilo de vida dos trabalhadores do IFF campus Macaé. Para isso, foi aplicado um questionário constituído de duas partes: aspectos sociodemográficos e estilo de vida do público-alvo. No ano de 2022, deu-se continuidade ao projeto, seguindo o objetivo de identificar e analisar as ações de vigilância em saúde do trabalhador no IFF, em específico, mapear projetos, programas e cursos de extensão do IFF voltados para a qualidade de vida com base no referencial das UPS; realizar diagnósticos situacionais, a partir dos perfis de adoecimento, estilos de vida e qualidade de vida dos trabalhadores do IFF campus Macaé; refletir sobre as repercussões biopsicossociais dos variados perfis de adoecimento; e planejar ações de promoção da saúde aos trabalhadores do IFF campus Macaé. Este é um estudo de abordagem quantiqualitativa, cuja coleta de dados será por meio de pesquisa documental, sendo que a análise será estatística descritiva, descritiva e interpretativa. Almeja-se colaborar na capacidade do instituto em desenvolver as ações de vigilância em saúde do trabalhador.

Palavras-chave: Saúde do trabalhador; Promoção da saúde; Vigilância em saúde do trabalhador

“DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS ATRAVÉS DE SIMULADORES, PARA ENSINO DE ROBÓTICA A ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE E TENOLÓGICA”

Luiz Alberto Oliveira Lima Roque1 , Lucas Henrique Morais da Costa2 - 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – campus Macaé 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – campus Macaé

A tecnologia se faz cada vez mais presente no dia a dia da população, por meio de diversos dispositivos e interfaces diferentes. Com os avanços promovidos pela quarta revolução industrial, comandada pela robótica, nanotecnologia e inteligência artificial, saber lidar com a tecnologia torna-se, cada vez mais, requisito básico para a maioria das funções. Em meio a esse cenário, a educação tecnológica assume papel de suma importância preparando e capacitando as futuras gerações para tamanhos avanços. Dentre as ferramentas disponíveis para auxiliar na educação, a plataforma Lego Mindstorms se destaca por sua versatilidade e interface amigável. O Mindstorms possui sua forma de programação bastante simples e característica, utilizando-se do paradigma de blocos de comando. Além disso, é possível programar em linguagens convencionais de mais alto nível, com Java, C, C++, Python e C#. Devido à sua versatilidade, o Mindstorms pode ser usado tanto para projetos simples, como um seguidor de linha básico, quanto para projetos complexos de competição e/ou que simulam processos industriais, como manipuladores e braços robóticos, cuja programação se encontra na figura 1. Além do Lego Mindstorms, existe a possibilidade de se trabalhar com simuladores robóticos virtuais, como o Open Roberta, Gears Bot ou o QEv3 e muitos outros. Os simuladores virtuais, por sua vez, possuem suas vantagens e desvantages, podendo variar entre si em nível de complexidade e recursos. Desde os mais simples e lúdicos, como o próprio Open Roberta até os mais sofisticados e complexos, como o RoboDK. Levando em conta os indicativos socioeconômicos de um país como o Brasil, é importante pensar em alternativas para a educação tecnológica acessível e de baixo custo, como o uso de simuladores. Assim, os referidos tornam-se fundamentais para qualquer projeto amplo de educação tecnológica realizado no país. De forma que, nos tempos atuais, é possível capacitar jovens e futuros profissionais de excelência com projetos baseados majoritariamente em simulações robóticas, desenvolvendo protótipos de veículos e programas do início ao fim, seja para competição ou para a simulação de aplicações industriais.

 

“UM MODELO PARA PROJETO, CONSTRUÇÃO E PROGRAMAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE VEÍCULOS ROBÓTICOS PARA COLETA AUTOMÁTICA DE AMOSTRAS DE DADOS AMBIENTAIS”

Gabriel Rodrigues Marques Valim1 , Luiz Alberto Oliveira Lima Roque 2 – 1 Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé 2 Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé

Os poluentes causam o desequilíbrio no ar atmosférico reduzindo a qualidade do ar das grandes cidades, assim como a expansão demográfica sem planejamento prévio que acaba prejudicando a vegetação local e os recursos hídricos. Portanto, grande percentual da população mundial sofre de doenças relacionadas à poluição da água, da terra e do ar, o que evidencia o monitoramento ambiental como elemento essencial à sobrevivência humana. A situação real dos recursos ambientais é determinada pela seleção dos parâmetros adequados ao monitoramento, e isto é realizado coletando amostras de água, solo e ar (visando posterior análise laboratorial), em locais muitas vezes inóspitos ao ser humano. Dessa forma, é necessário dispor de veículos automáticos inteligentes (robôs), capazes de adquirir estas amostras sem a intervenção física de qualquer pessoa. Esse projeto tem como objetivo apresentar diversos modelos de robôs que possam adquirir dados e amostras ambientais (como solo,ar e água) em lugares onde a presença humana seja impossível ou que possa existir algum perigo para a integridade física da pessoa. Os robôs protótipos conseguirão se adequar em diferentes terrenos, e com seus sensores desviar de obstáculos, assim chegando no local desejado para coletar as amostras de dados ambientais. Os modelos de robôs propostos neste projeto têm como objetivo ajudar a sociedade, auxiliando no monitoramento dos solos e áreas vegetais, poluição dos lençóis freáticos, prevenção de possíveis incêndios, prevenção da alteração das propriedades Físico-Químicas da água e a prevenção do ar.Tem-se como objetivo montar protótipos baseados em conjuntos educacionais robóticos da linha LEGO MINDSTORMS, devido à sua simplicidade e seu custo acessível, cujas lógicas e códigos de controle podem ser elaborados nas linguagens de programação NXT-G, NXC, Lab View, Gears Code, QEV3Dev, Lejos-Java, junto com softwares de programação como o LEGO MINDSTORMS Education EV3, NXT software, Open Roberta Lab. Um protótipo utilizado foi o robô que segue uma trajetória retilínea até chegar no seu destino, que seria o ponto de coleta de dados e amostras. Através do software LEGO MINDSTORMS Education EV3 é possível utilizar a programação por blocos de forma a criar a lógica para esse protótipo, conforme demonstrado na Figura 1.

Figura 1 - Programação em blocos do robô seguidor de linha Na Figura 1 o protótipo irá andar em Zig-Zag de acordo com a luminosidade que o sensor de cor estiver retornando para o programa. Caso seja maior que 50%, isto Fonte: Própria. significa que é uma superfície escura, o robô protótipo irá andar com uma maior força no motor esquerdo. Caso seja menor que 50% o inverso acontecerá, com o robô tendo uma força maior na roda direita.

 

                     

Figura 2 - Protótipo coletor Palavras-chave: Coleta automática de dados ambientais; conjuntos robóticos educacionais Lego ; Simuladores de programação em blocos;

Palavras-chave: Coleta automática de dados ambientais; conjuntos robóticos educacionais Lego ; Simuladores de programação em blocos

 

Palavras-chave: robótica, programação, simuladores, lego, educação.

 

 

 

 

PINTANDO O SETE PARA ENSINAR DIREITO: PRODUÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA A PARTIR DO APRENDIZADO INTERDISCIPLINAR ENTRE LINGUAGEM JURÍDICA E ARTÍSTICA

Diogo Buy Couto Aguiar 1 ; Laio Gonçalves Castilho 1 ; Olívia de Melo Fonseca (Orientadora) 1 1 Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), Campus Macaé

 Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), aspirando a currículos de qualidade em seus cursos do ensino médio integrado, buscam incorporar conhecimentos básicos e técnicos, suprindo não só as demandas do mercado, mas também objetivando uma formação integral de seus alunos, por meio de estímulos e apoio a processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional. Por conseguinte, com este projeto de pesquisa, ensino e extensão, busca-se avaliar o papel social do cidadão brasileiro, com vista ao fortalecimento da cidadania emancipatória e à formação de indivíduos conscientes, críticos e que interfiram, positivamente, na realidade da sociedade. Como hipótese, tem-se implementar, de forma extracurricular, o conteúdo transversal de Multiculturalismo; Cidadania e Civismo; Paz, Justiça e Instituições eficazes, disseminando informações e conhecimentos básicos desses temas, sobretudo, os relacionados aos direitos e garantias fundamentais constitucionais, a fim de atingir, verdadeiramente, as finalidades educacionais da formação integral e as metas instituídas pela Constituição do Brasil e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para tanto, da linguagem jurídica, normativa, à linguagem artística, criadora de afetos, percepções e imaginações, propõe-se estimular a recepção e a produção de materiais educativos em prol de uma sociedade mais justa, equânime e libertadora. Durante o projeto, nas redes sociais, serão divulgados fragmentos do conteúdo recolhido e também do produzido pela equipe deste projeto, a fim de ampliar o acesso deste tema à comunidade escolar do IFFluminense (especialmente, o Campus Macaé), contribuindo para ampliação da leitura sobre a formação jurídica dos estudantes e servidores, para a transversalidade no ensino da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica e, sobretudo, para a educação transformadora do ser humano.

Palavras-chave: Educação Jurídica; Linguagem Artística; Interdisciplinaridade; Redes Sociais

           

“A percepção do racismo entre alunos do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense”

 Maria Clara de Oliveira Ventura1

1Instituto Federal Fluminense – IFF, Campus Macaé.

O presente projeto visa desenvolver uma pesquisa sobre a percepção do racismo nos estudantes do Instituto Federal Fluminense do Campus Macaé. Buscaremos a partir de metodologias qualitativas e quantitativas de pesquisa social desenvolver um conjunto de conhecimentos relacionadas a vivência cotidiana dos estudantes em relação ao racismo. Nesse sentido a pesquisa irá levantar as diferenças de percepção do racismo em alunos autodeclarados brancos e em alunos autodeclarados brancos e em diferentes contextos e ambientes sociais como a própria escola, espaços públicos e privados, etc. A partir dessa pesquisa iremos obter informações detalhadas sobre como os alunos do campus reconhecem situações em que o racismo se manifesta e como os alunos lidam com essas situações no seu cotidiano. Tais informações são fundamentais para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e de qualidade (meta 4 da ODS) e também para a redução das desigualdades (meta 10 da ODS).

 

Palavras-chave: racismo estrutural; percepção do racismo; educação; IFF; Macaé-RJ.

 

“A relação entre a construção civil, a promoção imobiliária e os proprietários fundiários e a produção do espaço urbano na cidade de Macaé-RJ”

 David Ferreira Leite1

1Instituto Federal Fluminense – IFF, Campus Macaé

Os promotores imobiliários são um agente central no processo de produção do espaço urbano capitalista. Isto porque se trata de um agente que tem no processo de produção do espaço justamente o cerne da reprodução do seu capital. Tais agentes são em si complexos uma vez que são compostos por diferentes tipos de empresas, sendo que entre elas podemos citar segundo Corrêa (1995): relacionada por um lado a atuação das empresas de construção civil que atuam executando os projetos demandados pelos promotores imobiliários, sendo que em alguns casos a mesma empresa pode atuar na promoção imobiliária e na construção dos seus empreendimentos. Por outro lado, essa atuação também se relaciona com propriedade fundiária que se coloca tanto como um obstáculo a produção imobiliária capitalista quanto como um pressuposto para a mesma uma vez que o estatuto da propriedade impede o acesso a terra dos mais pobres e atua no sentido de conferir uma valorização diferencial das áreas no interior da cidade o que facilita a atuação dos promotores imobiliários. O objetivo do presente projeto de pesquisa é compreender a relação contraditória e complementar entre a promoção imobiliária, a construção civil e a propriedade fundiária em Macaé.

 

Palavras-chave: construção civil; propriedade fundiária; promoção imobiliária; produção do espaço urbano; Macaé-RJ.

 

USO DE RECURSOS DIGITAIS PARA A PUBLICAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM TÉCNICO”

 

 Dandara Silva Jackson1, Larissa Santos Pereira2, Penha Élida G. Tuão Ramos3

1Instituto Federal Fluminense – campus Macaé

2Instituto Federal Fluminense – campus Macaé

3Instituto Federal Fluminense – campus Macaé

 

  A realização de atividades de leitura e escrita se relacionam em um processo de retroalimentação e contribuem para o desenvolvimento do letramento literário. Nessa perspectiva, a leitura fomenta a escrita e esta, por sua vez, predica-se por meio daquela, em seu sentido mais amplo, enquanto leitura não só de palavras, mas também de sensações, de vivências, de textos verbais e não verbais (sonoros, visuais e híbridos, cujas linguagens são diversas). Entretanto, quando a produção de texto ganha um caráter puramente avaliativo, perde-se a oportunidade de promover a autoria e o protagonismo estudantil no espaço escolar. Diante disso, o objetivo do presente projeto é ofertar a estudantes e professores um espaço de registro, publicação e circulação de conteúdos de viés artístico-literário desenvolvidos por estudantes do IFF campus Macaé, especialmente durante as aulas da disciplina Língua Portuguesa, Literatura e Redação (LPLR) destinadas ao Ensino Médio Integrado, estimulando a autoria e contribuindo para o processo de letramento literário.  Para tanto, estão propostos estudos sobre os temas autoria, letramento literário, produção e circulação de textos, bem como a análise da estrutura, funcionamento e uso de plataformas digitais destinadas à publicação de textos verbais, visuais e audiovisuais. Espera-se que, ao final do projeto, os estudantes tenham tido a oportunidade de ver seus textos circulando e alcançando leitores reais, ou seja, leitores que vão além da figura do professor de LPLR.

 

Palavras-chave: literatura; ensino; autoria.

 

PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O LOCAL QUE MORAMOS – CONHECENDO O BAIRRO E SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE (LAGOA DE IMBOASSICA)

 

Luana Osório Dias; Júlia Roberta Gomes Silva Jesus;

Thays Cury Martins de Oliveira; Aurea Yuki Sugai

Instituto Federal Fluminense/IFF – Campus Macaé

 

O contexto atual, de degradação contínua do meio ambiente, exige a transformação da relação do homem com o ambiente em que vive. Ações de sensibilização e mobilização em Educação Ambiental (EA) são importantes para que essa mudança seja possível e efetiva. Nesse contexto, o objetivo desse projeto é o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, baseadas na percepção ambiental de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé sobre a comunidade em que residem. O reconhecimento e o entendimento dos problemas ambientais dos locais de moradia proporcionarão aos alunos não somente uma familiaridade com o tema, mas uma facilidade no desenvolvimento de ações de sensibilização e mobilização junto à comunidade. Esse projeto, ao tornar os alunos protagonistas e agentes das transformações, visa atender aos propósitos da EA crítica, transformadora e emancipatória. Primeiro local a ser estudado, com o objetivo de propor ações de Educação Ambiental, é o entorno da Lagoa de Imboassica, importante patrimônio ambiental da cidade de Macaé. A degradação ambiental observada no local é evidente, o que torna as ações de sensibilização e mobilização da comunidade de grande importância para mitigação dos danos ambientais e preservação do ecossistema.

Palavras-chave: Lagoa de Imboassica; protagonismo juvenil; Educação Ambiental.

 

 

 

 

 

Estudo da vegetação nativa do IFF campus Macaé: troca de experiências na busca por soluções

 

Ana Beatriz Rodrigues Dos Reis Leiderman; Aurea Yuki Sugai

Instituto Federal Fluminense/IFF – Campus Macaé

 

Inaugurado em 1993, o IFF campus Macaé ocupa uma vasta área no Bairro de Imboassica (Macaé/RJ). Nesta área, além de plantas ornamentais, há uma extensa área de vegetação nativa, já utilizada para atividades práticas do consórcio CECIERJ/CEDERJ. No entanto, os próprios servidores do IFF não utilizam o espaço, que pode ser de grande interesse para práticas pedagógicas, tanto para a Biologia como para disciplinas da área técnica do Meio Ambiente, como Conservação da Natureza. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo o estudo da vegetação existente no IFF campus Macaé, no intuito de identificar as espécies ali presentes, além de observar possíveis áreas degradadas do local e propor soluções para recuperar esses locais. Para atingir tal objetivo, serão estudados projetos de temática similar já desenvolvidos em outros campi do IFF, para que a troca de experiências seja um dos propulsores para a melhoria não somente das práticas pedagógicas, mas especialmente, do meio em que estamos situados.

Palavras-chave: vegetação nativa; Macaé; Educação Ambiental.

 

Oficinas pedagógicas em laboratório para o aperfeiçoamento da educação científica de estudantes surdos do EMI do IFF – Campus Macaé

 

Carlos Victor Almeida dos Reis, Vanessa do Nascimento Pereira, Rafael Maia Macedo, Maria Eduarda da Silva, Pabllo Vitorio Athayde Quadra, Maysa Zampa.

 

Instituto Federal Fluminense/IFF – Campus Macaé

No sentido da valorização da educação científica de estudantes surdos do EMI do IFF Campus Macaé, este projeto se propôs a desenvolver oficinas pedagógicas como proposta metodológica para a criação de uma situação de aprendizagem aberta e dinâmica, que favorecesse a inovação, a troca de experiências e a construção de conhecimentos por parte dos estudantes surdos, e ainda contribuísse para mitigar o déficit de conceitos científicos que naturalmente os estudantes surdos tenham sido privados de experimentar ao longo de sua vida, visto que a sociedade está voltada para um universo capaz de ouvir. Para isso, foi desenvolvida uma oficina pedagógica com o tema “Águas de Macaé – a água que consumimos”, com duração de uma semana, no laboratório de Química do IFF-Campus Macaé, onde os estudantes elaboraram perguntas sobre o tema e a partir delas definiram quais experimentos seriam realizados. Como amostras, decidiram estudar a água de abastecimento municipal coletada na residência de um estudante, a água do bebedouro da escola, a água do Rio Macaé, a água da Lagoa de Imboassica e a água da praia do Pecado. Realizaram experimentos como: teste físico-químico e microbiológico, teste de pH, temperatura de ebulição, obtenção de sal a partir da água do mar, floculação e decantação como simulação de etapas do tratamento de água e condutividade elétrica das amostras. Coletaram, registraram e analisaram os resultados obtidos tendo, no último dia, divulgado esse trabalho científico para os demais estudantes da Instituição. Durante a realização da oficina pedagógica, observou-se a evolução na postura do estudante, agora muito mais ativa e investigativa, estimulado por uma abordagem reflexiva diante dos fenômenos. A escolha do tema permitiu contextualizar a realidade em que se encontram inseridos estes estudantes, que adotaram uma ampla participação (ativa, mental, reflexiva, postural, atitudinal) ao longo das atividades, oportunizando assim que vivenciassem a aplicação do método científico e fortalecessem o entendimento sobre a questão da temática “água”.

 

Palavras-chave: oficinas pedagógicas; laboratório; educação científica; surdez.

 

IFF CAMPOS DOS GOYTACAZES - CENTRO

“Produção de material didático e aplicativos educacionais com o Lab Maker do campus Campos Centro do IF Fluminense”

 

 Brian Peres Nogueira1, Camilly de Souza Duarte Arruda1, Emili Peixoto Ribeiro1,               Kayke Abreu Pontes1, Jonivan Coutinho Lisbôa1

1Instituto Federal Fluminense – campus Campos Centro

 

O objetivo principal do Laboratório Maker é estimular a criatividade dos estudantes para a resolução de problemas com metodologias práticas que envolvem o “aprender fazendo” (learning by doing). As atividades do laboratório envolvem principalmente o atendimento de demandas educacionais do campus por meio da confecção de materiais didáticos diversos, e aplicativos para trabalhar os saberes abordados em conteúdo de disciplinas. Além disso, são organizadas oficinas de criação e difusão da cultura maker como diferencial no aprendizado baseado em problemas e obtenção de soluções criativas para os mesmos. A cultura maker envolve os seguintes pilares: (1) comunicação – troca de ideias e informações acerca de problemas e possíveis soluções para os mesmos; (2) aprender fazendo – a essência da participação do estudante com ator principal do processo de obtenção de conhecimentos; (3) escalabilidade – desenvolvimento de soluções a partir de modelos e protótipos que podem ser reproduzidos em maior escala de quantidade e tamanho; (4) criatividade – a essência da aprendizagem baseada em problemas, que estimula o desenvolvimento ativo de novos conhecimentos; (5) trabalho em grupo – processo de criação colaborativa, com a finalidade de obtenção de um resultado em comum; (6) sustentabilidade – envolve as preocupações com as questões ambientais e tudo o que é envolvido a respeito delas. Para a resolução das demandas recebidas, utilizando o ferramental adequado (exemplo: impressoras 3D, máquina CNC, ferramentas manuais, notebooks), existe um processo bem definido que agrega todos esses pilares, com as seguintes etapas: (1) modelagem – a partir dos dados do problema, confeccionar um modelo para representar a solução desejada, de acordo com o tipo de demanda; (2) produção – o protótipo modelado é produzido; (3) entrega do produto – o produto final é disponibilizado para o demandante. Com a atuação do Laboratório Maker, espera-se que seja fortalecida a aprendizagem significativa entre os estudantes – bolsistas e demandantes – na busca de uma educação de melhor qualidade para os envolvidos nos processos trabalhados.

 

Palavras-chave: cultura maker; aprender fazendo; aprendizagem significativa

“ACESSIBILIDADE AO ESTUDO DA PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA COM O USO DE PLATAFORMAS GRÁFICAS.”

 

Gabriel Mendes de Almeida; Matheus Gonçalves Gomes; João Vitor Ferraz Carvalho; Julia da Silva de Souza; Milena Bissonho Soares

IFF Campos  Centro

 

A robótica vem causando grandes mudanças na nossa sociedade por trazer inovações em diferentes áreas. Seja na medicina, com médicos realizando intervenções cirúrgicas delicadas a distância, nas guerras e até no uso doméstico e na forma de nos relacionarmos socialmente, sem mensurar o amplo uso de robôs no chão industrial para realizar atividades repetitivas e de precisão. Isso por si só já a torna uma ciência interdisciplinar de grandes possibilidades na educação. No ambiente escolar, os professores aproveitam para utilizar a robótica como uma ferramenta capaz de proporcionar aos alunos a possibilidade de experimentar, de forma prática, conceitos aprendidos em sala de aula. Esta tem sido cada vez mais adotada como uma ferramenta de ensino. Neste projeto os objetos de estudos são a programação dos robôs, dispositivos que desempenham alguma tarefa. Com este aspiramos a implantação de uma nova cultura escolar, através do desenvolvimento de atividades inovadoras que motivem e mobilizem professores e estudantes para um trabalho escolar colaborativo a fim de propiciar a construção coletiva, a autoria, a criatividade, a resolução de problemas e a socialização do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar, em plena sintonia com a natureza dos conhecimentos que são requeridos para as atividades no campo da robótica. O Objetivo deste projeto é criar material didático (expositivo e prático), para apresentar nas escolas municipais, para incentivá-los a criar, desenvolver projetos. Utilizando o novo laboratório móvel de robótica que será desenvolvido pelo IFF conseguir atrair cada vez mais os alunos para áreas tecnológicas. A aplicação da robótica desenvolve nos alunos habilidades de raciocínio e criatividade, fundamentais para um bom programador, além do incentivo de ver seus conhecimentos sendo aplicados. Contribuindo para a formação deste educando dado toda a complexidade na área de exatas, que o projeto abrange, além de contribuir para a disseminação da cultura do faça você mesmo, fazendo com que estudantes possam construir seus próprios projetos contribuindo desta forma para o desenvolvimento tecnológico como um todo. A robótica é uma das principais maneiras de atrair alunos das mais diversas etapas do ensino, ajudando a criar o interesse para o estudo programação e tecnologias. O aluno bolsista irá realizar pesquisas para desenvolvimento do material didático que será apresentado nas escolas, o IFF irá oferecer todo suporte necessário para o aluno. O uso de ferramentas gráficas integradas com a robótica, torna o aprendizado um grande atrativo para os alunos, incentivando a participação de projetos que além de desenvolver capacidade de uso técnicas de programação poderão também desenvolver seus próprios trabalhos, participar de feiras apresentando-os. O projeto se propõe a apresentar e ensinar programação e robótica em instituições de ensino municipais, utilizando o laboratório móvel que será desenvolvido pelo IFF, a fim de conseguir atrair cada vez mais os alunos para áreas tecnológicas.

 

Palavras-chave: robótica, programação, plataformas gráficas

 

IFF CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

ESPAÇO, VIRTUAL E INTERATIVO DE CIÊNCIAS (EVIC): PRODUÇÃO DE VÍDEOS, QUADRINHOS E JOGOS DIDÁTICOS

 

Clarissa Ribeiro de Souza1, Letícia de Carvalho Pinheiro1, Maria Eduarda Pacheco Arueira1, Cassiana Barreto Hygino Machado1, Fernanda Vidal de Campos1

1Instituto Federal Fluminense - Campus Avançado São João da Barra

 

Os componentes curriculares de Biologia, Física e Química são fundamentais para que os estudantes compreendam diversos aspectos do seu cotidiano. No entanto, devido ao fato destes componentes serem abordados, na maioria das escolas, de forma fragmentada e descontextualizada, muitos estudantes apresentam dificuldades para compreendê-los, tornando-se desmotivados para o aprendizado de Ciências da Natureza. Neste contexto, este projeto teve por objetivo desenvolver o “Espaço Virtual Interativo de Ciências (EVIC)”, um site em que os conteúdos de Ciências da Natureza são abordados de forma integrada, dinâmica e contextualizada com situações reais do cotidiano. Assim, a pesquisa foi dividida em três etapas. Na primeira etapa foi selecionado o tema norteador “Animais Fantásticos”, em que foram pesquisadas diversas curiosidades sobre o mundo animal que podem ser explicados sob o ponto de vista da Física, Química e Biologia. Desta forma, foram elencados conteúdos como o magnetismo em aves, bioluminescência em alguns peixes, eco localização realizadas por alguns mamíferos, dentre outros.  Na segunda etapa foram elaborados estudos de caso para serem inseridos no site, visando estimular a reflexão sobre os conteúdos a partir de situações reais do cotidiano. Na terceira etapa do projeto foram utilizadas diferentes ferramentas digitais para elaboração dos conteúdos relacionados aos estudos de caso, que foram apresentados, principalmente, na forma de animações, histórias em quadrinhos e jogos didáticos. Como etapas futuras do projeto espera-se expandir o site com mais temas norteadores e conteúdos, além da divulgação do site para estudantes e professores. Por meio do EVIC espera-se auxiliar os professores com ideias sobre o ensino integrado de Ciências da Natureza que poderão enriquecer sua prática docente. Além disso, espera-se que este site se torna um espaço que permita aos estudantes o encantamento e o despertar pelo interesse no aprendizado de ciências.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Tecnologias Digitais.

 

Representação tridimensional da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul utilizando Geoprocessamento e impressão 3d

 

João Pedro da Silva Rangel1, David de Andrade Costa¹ –

1Instituto Federal Fluminense – Campus Avançado São João da Barra

 

O conhecimento do território é extremamente importante para a sociedade em um contexto geral, especialmente, na gestão de recursos hídricos, entendendo a lógica “de onde a água vem e para onde a água vai”, reconhecendo a malha hídrica como um sistema interconectado, de modo que se obtenha um engajamento da sociedade na gestão participativa das águas. Dessa forma, a construção de uma maquete 3D da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul materializa o conceito de bacia hidrográfica e facilita o entendimento da interação dos recursos hídricos com o território local. Além da construção da maquete em 3D, esse projeto visa compreender a bacia hidrográfica como unidade básica de processos hídricos, estuda o sistema nacional e estadual de gerenciamento de recursos hídricos e busca conhecer as características da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e seus principais afluentes. Assim, foi obtido o modelo digital de elevação da bacia a partir da base SRTM/NASA, que manipulado em ambiente de geoprocessamento (QGIS) possibilitou a construção do modelo para impressão 3D. Foram realizados testes de impressão com os três principais tipos de filamentos para impressão 3D, observando os resultados conclui-se que para as peças fatiadas, os filamentos PLA, ABS e PETG possuem características semelhantes, porém o filamento ABS se mostra mais proveitoso, pois apresenta maior resistência, bom acabamento e bom aspecto visual. Também foi utilizado um modelo de teste da bacia do rio Piabanha para testar diferentes escalas horizontais e exageros verticais na mesa de impressão. O presente projeto possibilitou uma melhor visualização dos métodos de impressão 3D, em conseguinte com o entendimento da importância da bacia hidrográfica em um território.

 

Palavras-chave: geoprocessamento; impressão 3D; bacia hidrográfica.

 

Animais fantásticos: aprendendo ciências a partir do site evic e com impressão 3d e robótica

 

 Lucas dos Santos Barboza de Almeida1, Gabriel Rodrigues Sales1, Brenda Velasco Moreira1, Fernanda Vidal de Campos1, Cassiana Barreto Hygino Machado1

1Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Avançado São João da Barra

 

O crescente avanço das tecnologias no âmbito da economia 4.0 abriu oportunidades em novas áreas, como a educação, incorporando a linguagem computacional, inteligência artificial, Internet das Coisas, impressão 3D e robótica. Nesse mundo tecnológico a relevância da aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação é reiterada pelos documentos orientadores da educação e intensificada a partir da pandemia da Covid-19. O uso dessas tecnologias para a criação de materiais didáticos de ciências propicia uma maior interação dos alunos, despertando seu interesse e colaborando com o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, neste projeto apresenta-se o site Espaço Virtual e Interativo de Ciências (EVIC), o qual alia a metodologia ativa de estudos de caso às tecnologias digitais, impressão 3D e robótica e o ensino de ciências. No EVIC busca-se, a partir de temas geradores trabalhar conteúdos científicos de forma interdisciplinar. Apresentam-se aqui os modelos didáticos criados com impressão 3D e robótica a partir do tema gerador Animais Fantásticos, os quais contemplam diversos conceitos científicos como a capacidade das aves voarem e os ossos pneumáticos, a ecolocalização dos golfinhos, a orientação das aves por meio do campo magnético, a estrutura muscular dos cangurus e o seu salto, a relação das cobras e o atrito, a estrutura da coluna vertebral dos guepardos e sua velocidade, entre outros. Os modelos didáticos elaborados e acompanhados de guias de orientação para utilização e fabricação, buscam trazer respostas de forma interativa e dinâmica aos questionamentos apresentados nos estudos de caso sobre diferentes grupos de animais: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos, buscando romper com a fragmentação dos saberes científicos. Assim, os estudantes são estimulados a refletir e buscar soluções sobre os estudos de caso apresentados de forma interdisciplinar, sob o olhar da Biologia, da Física e da Química, compreendendo que estas disciplinas se integram para explicar as diversas situações do cotidiano. Espera-se que os materiais e modelos didáticos disponibilizados no EVIC possam contribuir com melhorias na prática docente, com a aprendizagem de conceitos científicos pelos estudantes e no estímulo ao aprendizado das tecnologias e engenharias.

 

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Modelos didáticos 3D; Tecnologias 4.0.

 

“INICIAÇÃO TECNOLÓGICA 4.0”

 

Afonso Coelho da Silva Neto1 , Allysson Rodrigues Teixeira Tavares1 , Álvaro Carlos Nunes Pereira1 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Avançado São João da Barra 

 

Este projeto visa promover a Iniciação Tecnológica por meio de Oficinas sobre Programação, Automação, Gamificação e Prototipagem com foco na economia 4.0, embasadas na metodologia ativas de ensino. A robótica, a prototipagem e a gamificação têm se mostrado excelentes ferramentas de apoio ao ensino fundamental e médio. A aplicação dos conceitos estudados em sala de aula, a motivação dos alunos, a busca por novos conhecimentos, o trabalho em equipe e o desenvolvimento do raciocínio lógico são alguns dos benefícios proporcionados por trabalhos nesta área. A impressão tridimensional (3D) vem contribuindo para o aprendizado em grandes áreas como engenharia, arte, indústria, educação e medicina. Sendo assim, este trabalho visa aprofundar os experimentos já em andamento na área de tecnologias 4.0 no Campus Avançado São João da Barra. A operacionalização metodológica deste projeto segue os cinco passos da metodologia do Design Thinking (DT). O estudo tenta incorporar essas tecnologias ao currículo escolar através da produção de modelos didáticos ligados aos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Petróleo e Gás e Construção Naval. Junto ao Curso de Petróleo e Gás, foi proposta a criação de modelos tridimensionais de plataformas de petróleo, dutos submarinos e embarcações de apoio, que serão colocados em uma maquete representando um arranjo submarino de um campo produtor de petróleo. Na área de Construção Naval, os professores propuseram que os alunos projetem cascos de embarcações para serem utilizados em cálculos de estabilidade na água. Os alunos modelaram seus projetos em softwares gratuitos e imprimiram os modelos utilizando a estrutura de computadores e impressoras 3D do LabIFMaker. Busca-se fomentar a pesquisa nos alunos de curso técnico, introduzindo-os ao meio científico e estimulando a elaboração de trabalhos de pesquisas mais avançados no futuro, tais como desenvolvimento de projetos de conclusão de cursos de graduação. Espera-se com os resultados dessa pesquisa contribuir com a aprendizagem de conceitos científicos pelos estudantes e no estímulo ao aprendizado das tecnologias e engenharias. Palavras-chave: prototipagem; impressão 3D; modelos didáticos

 

 

 

IFF CAMPUS QUISSAMÃ

TELETANDEM: uma ação de aprendizagem colaborativa de Espanhol/Português no âmbito da internacionalização em casa.

Breno Azevedo Braga; Carolina Gouveia de Aquino Netto Paciello; Jennifer Soares Ribeiro; Rafael Faria Viana

[1] Instituto Federal Fluminense– campus Quissamã

 

Com o advento da pandemia da COVID-19, novas práticas pedagógicas se tornaram necessárias. O Teletandem, por sua vez, é a ferramenta educacional mais condizente com a atual realidade global, por permitir intercâmbios virtuais de aprendizagem em línguas adicionais as mais diversas, promovendo, assim, o desenvolvimento da competência intercultural e a aproximação de diversas comunidades. Objetivamente, o presente projeto visa transpor os muros e as fronteiras linguísticas, culturais e territoriais que nos separam e fazer uma aproximação do(as) nossos(as) estudantes de Espanhol/L2 a estudantes de Português/L2 através do Teletandem. Entendemos que promover ações de internacionalização como esta é contribuir com uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade. Como forma de organizar os encontros virtuais, foram realizadas reuniões entre as instituições concedentes – IFFluminense campus Quissamã e ETITC-Colômbia –, a fim de combinar horários, dias e temas. Além disso, foram feitos levantamentos bibliográficos e reuniões internas com o intuito de entendermos melhor como funciona a dinâmica do Teletandem e sua importância no ensino-aprendizado de línguas e no desenvolvimento intercultural dos indivíduos participantes. Até o presente momento, realizamos 3 encontros-piloto de Teletandem Brasil-Colômbia com o Centro de Línguas da ETITC, obtendo resultados satisfatórios com avaliações positivas dos integrantes dos encontros. O desempenho dos/as estudantes que participaram foi excelente, houve muitas trocas culturais, históricas, linguísticas, pessoais, de experiências, e isso fez com que o aproveitamento deles/as fosse ótimo. Os próximos passos serão a realização de uma nova ação de internacionalização através do Teletandem, mas agora com um maior número de encontros e participantes, mantendo a nossa parceria com o professor da Colômbia que esteve conosco no projeto-piloto.

Palavras-chave: internacionalização; Teletandem; interculturalidade


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